A serralha, ou serraia, foi inicialmente conhecida como uma erva daninha que possui propriedades medicinais, usada para dor de estômago. Como os orelhudos adoram folhas, muitos tutores ficam em dúvida se coelho pode comer serralha.
O nome científico da serralha é Sonchus Oleraceus. Em algumas regiões, ela é chamada de chicória-brava ou cerraia. Também é uma PANC, ou seja, uma planta comestível não convencional, mas será que é indicada aos coelhos? Confira!
A serralha não tem uma origem certa, já que cresce em diversos locais, bastando que o solo seja úmido e iluminado. As sementes são levadas pelo vento. A planta era considerada uma erva daninha devido à fácil disseminação.
Muitos a confundem com dente-de-leão. Embora parecidas, não se trata da mesma planta. As folhas são bem diferentes à medida que a serralha cresce adquirindo o formato longo e bem recortado.
A serralha é usada em saladas, refogados ou chá. A planta tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e desintoxicantes. Entre os benefícios, estão:
A serralha é uma planta que possui parentesco com a chicória, o almeirão e a alface. Ela possui látex, mas não é tóxica. Se um coelho encontrar um pé de serralha na natureza, com certeza, vai comer.
Sim, o coelho pode comer serralha. Ela está na lista de plantas permitidas ao orelhudo. Aliás, as plantas são muito importantes para o intestino. Além disso, são pobres em calorias e ricas em fibras. Você sabe como oferecer a serralha ao coelho?
Sabendo que o coelho pode comer a planta, é preciso ter atenção no momento de servi-la ao pet. Assim como qualquer verdura, a serralha deve ser muito bem higienizada. Além disso, não colha a planta de qualquer lugar: compre-a em um local de boa procedência ou plante-a em vaso/jardim.
Após a higienização, ofereça pequenas partes da serralha para o coelho. No entanto, principalmente se for a primeira vez que ele come a serraia, observe para saber se o organismo aceitou a novidade. Como ela é parente de outras plantas, como a rúcula, dificilmente fará mal ao coelho.
Coelho pode comer serralha e outros tipos de plantas. Em seguida, vamos falar mais sobre cada uma. Elas são simples e fáceis de ter em casa.
Você pode plantar uma espécie de cada em vasos ou jardim. Assim, estará enriquecendo o ambiente do seu coelho e oferecendo a planta livre de agrotóxicos. Abaixo, confira algumas folhas que coelho pode comer.
Essa erva é bem simples de ter em casa. Os coelhos podem comer pequenas quantidades duas vezes na semana.
Outra erva comestível e que os coelhos adoram. Você ainda pode usar como chá. Ofereça duas vezes na semana.
Os coelhos adoram essa planta na natureza, e ela está liberada em cativeiro. Ofereça até três vezes na semana.
Algumas frutas comuns em campo, como o morango, a framboesa e a amora, podem ser oferecidas ao coelho. Varie cada uma e sirva três vezes na semana.
Sabe aquela plantinha que dá sorte? Na natureza, o coelho adora as folhas. Sirva três vezes na semana.
É mais indicado plantar essa erva que pegar em praças públicas, pois não dá para saber se alguém jogou veneno para matá-la, já que muitas são consideradas ervas daninhas.
É importante ficar atento às plantas em casa, pois quando solto, o coelho pode se interessar por elas. Além disso, nem sempre frutas, legumes e verduras podem ser oferecidos a eles. Veja uma lista do que o coelho não pode comer:
Coelho pode comer serralha e outras folhas, principalmente porque a dieta deve ser composta por vegetais. No entanto, existem rações extrusadas, que são excelentes opções, mas devem ser moderadas.
O feno deve ser colocado à vontade no viveiro do coelho, pois além de ser fundamental para o intestino, ainda ajuda no desgaste dos dentes. Quanto aos legumes, a frequência deve ser de duas vezes na semana. Os favoritos são a cenoura e a beterraba.
Já entre as frutas mais comuns que podem ser oferecidas ao coelho três vezes na semana, estão: o morango, a maçã, a pera, a amora, a framboesa e a banana. As sementes da maçã e da pera devem ser retiradas, pois são tóxicas.
Gostou de saber que coelho pode comer serralha? Então, não deixe de acompanhar as publicações do blog da Petz para conferir mais conteúdos como este e garantir uma alimentação de qualidade para o seu orelhudo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…