Coelhos

Coelho pode comer ração de galinha?

Por diferentes motivos, o preço das rações para determinada espécie pode ser mais elevado que de outras. Para ter uma ideia, cinco quilos de ração para galinha custa seis vezes menos que a de coelho. Assim, é natural que alguns tutores se perguntem se coelho pode comer ração de galinha ou outras espécies.

Hábito alimentar das galinhas x hábito alimentar dos coelhos

Os coelhos são animais herbívoros. Entre as adaptações que possibilitam que eles consumam alimentos, estão: dentição com coroa de reserva aberta perto da raiz, que promove o crescimento contínuo dos dentes, e digestão por fermentação no ceco, órgão localizado após o intestino.

Nele, bactérias benéficas atuam para transformar e incorporar nutrientes ao bolo alimentar, formando os cecotrofos. Depois da eliminação, eles são ingeridos pelos coelhos, fornecendo vitaminas e nutrientes.

Já as galinhas são animais onívoros com tendência ao herbivorismo. Embora a dieta seja constituída principalmente por vegetais, elas também podem se alimentar de pequenos animais vertebrados e invertebrados, como minhocas, lesmas e lagartixas.

Ainda a respeito das diferenças entre o hábito alimentar das galinhas e dos coelhos, é fundamental destacar que, embora a base da dieta de ambos sejam alimentos de origem vegetal, as galinhas são granívoras, isto é, alimentam-se principalmente de grãos, ao passo que os coelhos são folívoros, alimentando-se principalmente de folhagens.

Sendo assim, a resposta para “coelho pode comer ração de galinha?” é não! Entre as duas espécies, há uma série de diferenças consideráveis, que influenciam, especialmente, como o organismo de cada um deles funciona.

Como o hábito alimentar influencia a composição da ração?

Mesmo espécies com hábito alimentar semelhante podem apresentar diferenças significativas na alimentação. Entre as espécies herbívoras, por exemplo, é possível encontrar aquelas que se alimentam apenas de frutas (frugívoras), néctar das plantas (nectarívoras), pólen (polinívoras) e folhagens (folívoras), como é o caso dos coelhos.

As necessidades nutricionais de cada espécie estão ligadas a esses aspectos, sendo que essas particularidades são levadas em consideração na formulação de alimentos extrusados específicos para cada uma.

Ou seja, além da combinação de ingredientes de cada ração, pode haver diferenças importantes na quantidade de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Sobre se coelho pode comer ração de galinha, embora a ração de galinha e a de coelho tenham uma quantidade parecida de proteína bruta, bem como de umidade, a ração de galinha possui um teor bem menor de fibras: enquanto 1 kg de ração para coelho possui 250 g de matéria fibrosa, a mesma quantidade de ração de galinha possui apenas 100 g.

Além disso, há diferenças importantes no teor de minerais. A quantidade de cálcio nos alimentos para coelho (extrusados) é maior que a de ração para galinhas, ao passo que a quantidade de fósforo é menor. Por isso, sempre que for possível, o melhor é optar por uma ração específica para a espécie do seu melhor amigo.

O papel da ração na dieta do coelho

Apesar do preço parecer negativo para muita gente, a ração para coelho dura por um tempo relativamente grande. Isso porque, diferente dos demais bichinhos domésticos, como cães e gatos, ela não deve ser a base da alimentação do pet. Ao contrário, é importante que seja oferecida com muita moderação.

O feno é uma das principais comidas para coelho doméstico e deve corresponder a aproximadamente 60% da dieta dele.

Pelo valor nutritivo muito baixo, ele precisa ser consumido em grande quantidade, o que é bom para manter o trato digestivo em constante funcionamento, evitando a redução da motilidade intestinal, além de ser fundamental para o desgaste dos dentes. Quando esse desgaste não ocorre, pode gerar má oclusão dentária.

Por esses motivos, recomenda-se que a quantidade de ração oferecida a um coelho adulto e saudável seja o equivalente a uma ou duas colheres de sopa por dia. Mais que isso, o coelho irá sentir-se saciado e poderá deixar de comer o feno. Mesmo em pouca quantidade, vale destacar que a ração é importante para o fornecimento de proteínas e minerais.

Verduras e legumes também devem fazer parte da dieta, correspondendo a 15 ou 20% do total diário de calorias. Além de saborosos, eles contribuem para o aporte de vitaminas importantes, como a vitamina A, relacionada a diversas funções da visão.

Agora que você sabe se coelho pode comer ração de galinha, não deixe de conferir uma série de outros alimentos permitidos e proibidos para o dentuço aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

1 hora ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago