Coelhos

Coelho pode comer rabanete? Confira a resposta!

Publicado em 10 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

O rabanete é uma raiz tuberosa originária das regiões mediterrâneas e presente na mesa de muitos brasileiros. Ele conta com diversos benefícios para a saúde humana, mas será que isso também vale para nosso pet? Será que coelho pode comer rabanete?

vários coelhos juntos.

Com cerca de apenas 15 kcal a cada 100 g de alimento, o rabanete contém fibras e uma pequena quantidade de minerais como cálcio, fósforo e potássio. Ele apresenta antioxidantes que, em seres humanos, estão associados à melhora da saúde cardiovascular e à prevenção do envelhecimento precoce. 

É muito comum oferecer verdura para coelhos, mas você sabe sobre as raízes? A seguir, confira se é uma boa ideia acrescentar o rabanete na dieta do dentuço. Para responder a essa questão, contamos com o time de veterinários da Petz!

Rabanete para coelho: pode ou não pode?

Quem já leu outras matérias sobre a alimentação de cães, gatos ou outros pequenos mamíferos aqui no blog da Petz sabe que um mesmo alimento pode ter efeitos diferentes no organismo de várias espécies

Enquanto comer uva ou abacate é perfeitamente seguro e saudável para nós, essas frutas são potencialmente tóxicas para alguns pets, por exemplo. Na alimentação dos dentuços, uma dúvida comum é se o coelho pode comer rabanete ou não. 

Pouco calórico e rico em antioxidantes, o rabanete não é um alimento tóxico para os coelhos. Além disso, ele apresenta uma concentração pequena de minerais como fósforo e cálcio. 

Como os coelhos não possuem uma absorção de cálcio regulada por hormônios, exageros no consumo do nutriente podem trazer problemas como a formação de cálculos nos rins, na uretra e na bexiga. 

Nesse sentido, o rabanete pode ser mais indicado que outras folhas verdes para coelhos que são mais ricas em cálcio, como couve e espinafre. Por outro lado, as calorias dele são provenientes principalmente do amido, o que pode prejudicar o funcionamento do sistema gastrointestinal do animal.

O rabanete deve ser oferecido com moderação

Considerando apenas o aporte de cálcio, o rabanete seria um vegetal ideal para coelhos que se alimentam de feno/capim fresco e ração específica para a espécie, tendo em vista que ela já é formulada com a quantidade recomendada de minerais. 

rosto de coelho bem perto da câmera.

O coelho pode comer rabanete com moderação, por conta do amido presente na raiz tuberosa. Embora o tema ainda gere controvérsia entre os pesquisadores quando o assunto são coelhos adultos, sabe-se que, em filhotes, o excesso de amido consumido não é completamente absorvido pelo intestino, indo parar no ceco. 

Ali, ele passa a ser fermentado pela microflora cecal, o que está associado, segundo estudos, a um maior risco de desenvolvimento de enterotoxemia, infecção aguda causada pela bactéria Clostridium spiroforme

Já em coelhos adultos, estudos sugerem que a absorção dos carboidratos ocorre de maneira diferente. Como resultado, eles costumam ser biotransformados antes de chegarem ao ceco, de modo que apenas uma pequena quantidade alcança a câmara de fermentação localizada após o intestino delgado. 

Ainda assim, estudos apontam que o excesso de amido pode tornar o coelho mais predisposto a problemas digestivos. Por isso, é importante pegar leve na oferta não apenas do rabanete, mas também de outros vegetais, como cenoura, beterraba e frutas.

Como oferecer rabanete para coelho?

Sabendo que o coelho pode comer rabanete com moderação, é importante ter em mente que, como todos os outros alimentos frescos oferecidos ao pet, a raiz deve estar em condições adequadas de consumo e bem higienizada. 

Ao oferecer o alimento pela primeira vez, sirva-o sozinho, em pequena quantidade. Após a ingestão, observe o dentuço com atenção nas primeiras 24 horas, atentando-se para quaisquer reações, como diarreia, prostração e falta de apetite. Se isso acontecer, não forneça mais o alimento e, ao persistirem os sinais clínicos, leve o pet ao veterinário com urgência. 

Aposte nas folhas da hortaliça!

Uma vez que o amido do rabanete está concentrado na raiz, isto é, na parte rosada, uma dica é aproveitar para oferecer as folhas para o coelho, com apenas uma parte da raiz. 

Vale lembrar que, sempre que for possível, o melhor é dar preferência para as versões orgânicas, visto que, assim como para nós, os pesticidas podem ser prejudiciais para os coelhos. Desde que você se certifique de que o alimento tem boa procedência, o coelho pode comer a folha do rabanete tranquilamente!

A importância do feno e da ração na alimentação dos coelhos

Alimentos como o rabanete são interessantes para promover o enriquecimento ambiental, pois agregam mais texturas, odores e sabores ao dia a dia do pet, aguçando os sentidos e tornando a rotina mais estimulante. 

Já para proporcionar uma nutrição completa e balanceada, é fundamental que o pet tenha feno ou capim fresco à vontade, além de ração de qualidade própria para a espécie. Lembre-se sempre de oferecer apenas alimentos que os coelhos podem comer com segurança! 

Produzido a partir de gramíneas desidratadas, o feno garante o aporte de energia e fibras que mantêm o sistema digestivo do coelho funcionando o tempo todo. Ele também tem a função de desgastar os dentes do animal, que não param de crescer, além de manter o pet entretido, permitindo a expressão constante do comportamento natural. 

Já a ração é formulada com grãos integrais e ajuda no aporte de micronutrientes fundamentais, como vitaminas e minerais. Altamente nutritiva, ela deve ser servida com muita moderação, para evitar desequilíbrios e perda de interesse pelo feno. 

rabanetes em prato.
Esperamos que você tenha gostado de saber se o coelho pode comer rabanete! Para ver mais informações sobre a espécie do seu pet, continue acompanhando o blog da Petz e as redes sociais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog