Coelhos são uma fofura, né?! Fotos e vídeos desse pet circulam na internet e trazem sempre um quentinho no coração. O coelho realmente tem um bom temperamento, mas não queira vê-lo com fome. E é nessas horas que o desespero pode bater. Na falta de uma bela cenoura e da ração apropriada para o orelhudo, qual será o alimento liberado? Se a dúvida bateu e você está se questionando se coelho pode comer quiabo, vamos descobrir juntos a seguir!
Coelho pode comer quiabo?
Se você tem quiabo na geladeira e quer saber se pode oferecê-lo ao seu coelho, pode ficar tranquilo, pois a resposta é sim! O ideal é servir o quiabo levemente cozido, o que facilita a digestão do animal. Isso é especialmente importante, considerando que os coelhos têm um sistema digestivo sensível. O quiabo é uma planta rica em vitaminas B1, B2, B3, B9, K, C, A e E, que ajudam a proteger as células do organismo do coelho. Além disso, ele contém antioxidantes que reforçam essa proteção.
E não para por aí. Ao dizer que o coelho pode comer quiabo estamos também optando por equilibrar o nível de açúcar no sangue, já que a ingestão excessiva de frutas, por exemplo, pode elevar os níveis de glicose no organismo dos coelhos.
Como bom herbívoro, gramíneas, feno e folhas são muito bem-vindos, mas ingredientes “diferenciados” podem tirar os coelhos de sua rotina, ou seja, o melhor é sempre ter uma dieta balanceada e feita pelo veterinário especializado que já o acompanha.
De onde vieram os coelhos?
Os coelhos são da família Lagomorfos. Originários da Europa, estes quadrúpedes possuem mais de 50 tipos de espécie e 11 gêneros. Mas atenção, nem todas são domesticáveis. Caso vá adquirir algum amigo orelhudo destes, vá até locais credenciados e aprovados pelo IBAMA.
Os coelhos são diferentes das lebres. Vamos ilustrar: O coelho, como o tipo do Pernalonga, vive em buracos que cavam na terra. Por isso, muitas vezes o local onde o grupo de coelhos ficam são chamados de “tocas”. Já as lebres, como o tipo da lebre de “Alice no País das Maravilhas” não vivem dentro de pequenos buracos.
As lebres criam ninhos e não ficam escondidas, ao contrário dos coelhos. É possível que essa diferença exista devido às lebres serem maiores e mais rápidas do que os coelhos. Neste caso, os coelhos se tornam presas mais fáceis para seus predadores como lobos, leões e tigres.
Mas nem tudo está perdido. Os coelhos são ótimos em ouvir sons bem distantes, a tempo de usarem toda sua rapidez para fugir de outros animais que estejam caçando.
Coelho pode comer fruta?
Como falamos, coelhos são herbívoros, o que significa que sua dieta deve ser variada, incluindo frutas, verduras e legumes. No entanto, as frutas devem ser oferecidas com moderação, pois contém altos níveis de açúcar. Para evitar o sobrepeso, é aconselhável limitar a oferta de frutas no máximo duas vezes por semana.
O mesmo é indicado para as folhas, elas devem ser oferecidas para os coelhos com equilíbrio. No caso das folhas, o mais importante é evitar folhas claras. É mais indicado oferecer folhas escuras como couve e espinafre que trazem equilíbrio intestinal para o coelho.
Os legumes são uma unanimidade quando se trata de alimentar os coelhos. Prova disso é que todos sabem que quando falamos de coelho logo lembramos da cenoura, famosa pelos desenhos animados com este bichinho. Legumes como abobrinha, cenoura, beterraba e até o quiabo devem ser oferecidos para os coelhos.
Existe ração para coelho?
Sim! Além dos alimentos já existentes na natureza, os coelhos domésticos se adaptam muito bem às rações especializadas para esse animal. Elas possuem as vitaminas, minerais e fibras necessárias para o dia a dia dos coelhos. A quantidade para ser oferecida costuma vir descrita na embalagem, mas também deve ser avaliada junto ao veterinário de animais exóticos.
Além da ração e todos os alimentos que ajudam o coelho a ter uma rotina saudável, o feno é uma ótima opção para oferecer à vontade para o seu pet exótico. O feno não é calórico e auxilia também na digestão do seu amigo.
Para todos os alimentos e hábitos que pretende adotar para o seu coelho, não deixe de consultar um veterinário especializado em animais exóticos para uma vida longa e feliz para você e seu amigo!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…