Coelhos

Coelho pode comer pêssego

Publicado em 21 de agosto de 2024

Tempo de leitura: 4min

Personagem de destaque dos desenhos mais famosos da nossa infância como o Pernalonga em “Looney Toones” ou o corajoso Peter Rabbit, os coelhos são conhecidos por ter como alimento preferido a cenoura. Mas será que só de cenoura vive um coelhinho? Será que coelho pode comer pêssego? Vamos saber!

Pessegueiro com frutos frescos.

Coelho pode comer pêssego?

Essa não é uma dúvida usual, mas, sim, o coelho pode comer pêssego! A fruta pode ser oferecida desde que, anteriormente, manuseada e preparada por seu tutor. O pêssego deve estar lavado, sem caroço e sem pele, como forma de evitar indigestão no seu amigo orelhudo.

Os coelhos podem comer pêssego e muitas outras frutas, uma vez que são animais herbívoros, ou seja, se alimentam de verduras, frutas e legumes encontrados por toda natureza. Além dos coelhos domesticados, os animais dessa espécie que vivem na natureza, chamados de selvagens, têm hábitos noturnos. Isso porque são presas fáceis para grande parte da cadeia alimentar.

Além de comer frutas que ficam espalhadas pela floresta, os coelhos também se alimentam de capim, galhos soltos de árvores, trevos e algumas ervas. Para as espécies que costumam ficar nos arredores de plantações, podem, inclusive ser uma dor de cabeça para as lavouras.

Os dentuços do tipo selvagem costumam comer boa parte de plantações de grãos, como ervilha, soja e feijão. Por isso, é necessário uma proteção extra para evitar infortúnios.

De onde vêm os coelhos domésticos?

Para entender como os coelhos foram domesticados, é importante conhecer sua origem. Os coelhos são mamíferos, da família Lagomorfos, e foram vistos pela primeira vez na Europa, mais precisamente na Península Ibérica.

Quadrúpedes (andam com as quatro patas no chão), estes animais podem ser vistos pela floresta em diversas espécies. Além de diferentes cores e tamanhos, os coelhos são conhecidos por todo planeta e têm a fama de se reproduzirem rapidamente.

A coelha pode gerar filhotes a partir dos seis meses de idade e sua gestação tem duração de 30 dias, podendo gerar até nove filhotes. A reprodução é tão rápida que uma ilha no Japão, chamada Ōkunoshima, é conhecida mundialmente como a “Ilha dos Coelhos”, já que tem mais coelhos do que habitantes humanos.

Por se reproduzirem rapidamente, estes animais se disseminaram pelo mundo, despertando o interesse de tutores de pets exóticos. Como o temperamento do coelho costuma ser dócil se criado sozinho, pouco a pouco, se tornou uma grande companhia para o ser humano.

Entre as habilidades dos coelhos estão a audição perspicaz e grande velocidade, características que foram se desenvolvendo ao longo da sua existência. Isso porque estes animais aprenderam a fugir de seus predadores com o auxílio de sua agilidade e pelo fato de ouvirem (e também sentirem o cheiro) de seus predadores a quilômetros de distância.

Coelho de pelo marrom claro no jardim.

Coelho pode comer pêssego e demais alimentos?

Apesar destes animais desbravarem matas e plantações em sua vida selvagem, os coelhos domésticos precisam de atenção especial na hora de comer. Como falamos anteriormente, os coelhos são herbívoros e adoram frutas, legumes e folhas frescas.

As frutas devem ser servidas de uma a duas vezes na semana, não mais que isso. As frutas possuem um nível de açúcar muito grande, chamado frutose. Esta substância pode elevar o nível glicêmico do seu coelho e torná-lo obeso, com dificuldades de se locomover.

Já no caso de folhas frescas como as verduras, eles amam! É necessário ter apenas o cuidado de evitar alimentos deste tipo, verde claro. Isso porque as folhas mais escuras têm maior garantia de fibra para o organismo dos coelhos. Já verduras como o alface podem acarretar uma diarréia em seu amigo, por possuir substâncias laxantes.

Os legumes são uma unanimidade entre as pessoas que conhecem coelhos! A famosa cenoura do Pernalonga não é só um adereço. A cenoura é um dos principais legumes para a alimentação dos coelhos, já que auxiliam na prática de roer e ainda se alimentar.

No caso dos coelhos domésticos, outros alimentos também podem ser introduzidos em sua alimentação. As rações específicas para coelhos são uma ótima alternativa para evitar “errar” na hora de alimentá-los. Elas possuem as quantidades necessárias de vitaminas e minerais para uma dieta balanceada.

Mais uma alternativa é o feno. Neste caso, pode ser dado livremente, sem delimitar uma quantidade. Seu valor calórico é pequeno e auxilia na digestão do coelho, ou seja, positivo de várias formas.

Coelho branco e cinza no jardim.

Claro que toda ingestão de alimentos deve ser equilibrada e consultada por um profissional especialista. Para isso, consulte um veterinário que trabalhe com pets exóticos para saber as quantidades de cada um destes tipos de alimento e se oferecem ou não risco à vida dos animais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog