Quem tem um orelhudo precisa ficar atento à alimentação dele. Afinal, ela é importante para o desenvolvimento do seu pet. Uma dúvida que muitos tutores têm é se o coelho pode comer milho seco.
Quando o milho está em forma de grão (seco), ele é considerado um cereal. Já quando está fresco, ele é definido como um vegetal. Na culinária, ele pode ser usado de diversas maneiras, sendo saudável e delicioso. Porém, será que o coelho pode comê-lo? Veja em seguida!
O milho seco possui carboidratos complexos, e o excesso dele dificulta a digestão dos coelhos. Esses grãos são altamente fermentativos, gerando gases que prejudicam o sistema intestinal dos orelhudos.
Desse modo, a resposta para “coelho pode comer milho seco?” é: não é indicado oferecer o alimento ao pet. Isso porque, embora ele não seja tóxico, pode fazer muito mal à espécie. Veja outras comidas secas que não são indicados, pois prejudicam a digestão dos orelhudos:
Agora, você pode querer saber se o milho é um dos alimentos proibidos para coelhos. Será que eles podem comer esse vegetal cozido, por exemplo? Assim como a opção seca, o milho-cozido também é indigesto aos orelhudos.
Desse modo, não coloque o milho-cozido na rotina alimentar do coelho, pois ele pode causar desconfortos abdominais no orelhudo, mesmo em forma de vegetal. Porém, não se preocupe. Há uma série de alimentos para coelhos que garantem saúde e bem-estar ao seu pet.
Sim, a palha do milho é uma opção de comida para coelho doméstico! Além dele adorar esse alimento, existem diversos benefícios. O principal é a fibra que auxilia no funcionamento do intestino dos orelhudos.
Além disso, assim como outros tipos de folhas e verduras, a palha do milho é importante para desgastar os dentes dos coelhos, que não param de crescer. Inclusive, é importante ficar atento à dentição dos bichinhos.
Na vida selvagem, os coelhos têm uma alimentação totalmente herbívora. A dieta deles também deve ser assim em cativeiro. É preciso contribuir para eles terem uma dieta saudável, com ingredientes que ajudam a desgastar os dentes.
Quando os coelhos trocam os dentes de leite pelos dentes permanentes, eles passam a crescer continuamente. Para eles não causarem problemas de má oclusão devido ao supercrescimento, alimentos densos são extremamente importantes na dieta, gerando o desgaste dentário.
Por serem ricas em fibras, algumas comidas para coelho doméstico ajudam a desgastar os dentes e contribuem para o funcionamento do intestino dos orelhudos. São elas:
Inclusive, o feno não pode faltar na gaiola dos coelhos. Ele é um tipo de comida fundamental na composição da dieta dos orelhudos, sendo a base da alimentação da espécie.
Os coelhos domésticos estão cada vez mais presentes como pets de estimação nas casas das pessoas. Para eles crescerem saudáveis, é preciso ter uma atenção especial com a alimentação. Agora que você tem a resposta para a pergunta “coelho pode comer milho seco?”, é importante conhecer melhor a dieta do pet.
Atualmente, existem excelentes rações para coelhos. É possível escolher entre linha convencional, Premium e Super Premium, além de opções extrusadas e peletizadas. As mais indicadas são as extrusadas Premium ou Super Premium. Esses tipos são balanceados e preservam a qualidade dos nutrientes que os orelhudos precisam.
Desse modo, cada pequeno grão é ideal para ser oferecido diariamente ao seu bichinho, conforme orientação do fabricante. Além do feno e da ração, devem ser oferecidas algumas frutas e legumes para a dieta dos coelhos ser completa.
Inclusive, antes de adquirir a ração para seu pet, verifique se ela não contém algum grão que pode fazer mal ao orelhudo, como o milho seco. Aliás, os principais ingredientes que um alimento balanceado deve conter são:
Coelho pode comer milho seco? Isso não é indicado. Sendo assim, para a alimentação ser balanceada, ele precisa se alimentar de feno ou capim fresco, além de ração, verduras, frutas e legumes. A maioria das folhas escuras pode ser oferecida diariamente.
Já as frutas devem ser oferecidas duas vezes na semana, pelo menos. Você pode optar entre diversos tipos. O ideal é oferecer os pedaços em pequenas porções, respeitando o volume máximo de 5% da dieta.
Após 2h, retire as frutas que restaram para evitar moscas. Do mesmo modo, os legumes, como a cenoura e a beterraba, podem ser oferecidos, mas em pequenas quantidades. Sirva duas vezes na semana, no máximo.
Ao entender mais sobre a dieta do orelhudo, você oferece muito mais saúde para ele. Agora que você sabe se coelho pode comer milho seco ou não, que tal conferir outros conteúdos aqui, no blog da Petz? Acompanhe!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…