Você já se perguntou se coelho pode comer manjericão ou outras ervas aromáticas? Oferecer alimentos além do feno, do capim e da ração ao dentuço é uma forma importante de aumentar os estímulos no dia a dia do pet, tornando a rotina mais interessante.
Nesse sentido, as verduras ocupam uma posição privilegiada por serem ricas em fibras, mas pobre em açúcares, gorduras e calorias, consequentemente. Isso ajuda a evitar o ganho de peso.
Entretanto, algumas verduras podem ser prejudiciais para os coelhos, seja por conterem substâncias tóxicas, seja por terem uma alta concentração de certos nutrientes que causam desequilíbrios no organismo.
Para garantir a saúde do seu pet, preparamos este conteúdo exclusivo que esclarece sobre os hábitos alimentares dos dentuços. A seguir, confira se é uma boa ideia dar todo tipo de ervas para os coelhos ou se algumas podem ser prejudiciais para a saúde deles.
A resposta direta para a pergunta “o que o coelho come” é simples. O feno ou o capim fresco, juntamente às rações próprias para a espécie, atende à quase totalidade das necessidades nutricionais do pet.
Porém, vegetais como frutas, verduras e legumes in natura também fazem parte da lista com o que o coelho pode comer, pois esses alimentos estimulam os sentidos do pet enquanto agregam mais sabores, texturas e odores à rotina dele.
Por serem pobres em açúcares e calorias, as verduras estão entre os vegetais que podem ser oferecidos com mais frequência. Porém, lembre-se de que há algumas opções que coelho não pode comer, como folhas de tomate, tóxicas ao dentuço.
Porém, e as ervas? Será que coelho pode comer manjericão? A resposta é sim! Esse alimento não é tóxico para os dentuços, podendo ser oferecido com moderação algumas vezes na semana.
Contudo, devido ao cheiro forte e ao sabor marcante, o manjericão pode não agradar o seu companheiro. Se isso acontecer, não insista. Em vez disso, aposte em outros alimentos mais apetitosos para ele.
Desde que sejam respeitados alguns cuidados que vamos mencionar adiante, o manjericão é um alimento considerado seguro para essa espécie. Porém, para isso, é importante que o pet já tenha completado ao menos duas semanas. Sendo assim, a erva não está presente na lista que mostra o que coelho filhote come.
Nos primeiros meses, os filhotes de coelho têm um sistema digestivo ainda pouco maduro e muito sensível. Assim, o organismo deles pode ter dificuldade para digerir frutas, verduras e legumes, resultando em problemas como diarreia e outros desconfortos gastrointestinais.
A opção de alimento mais recomendada para coelhos filhotes é o feno ou o capim fresco, complementado com ração própria para a espécie (e a idade), que deve ser administrada até os seis meses de vida do pet.
Agora que você entende que coelho pode comer manjericão, saiba também que a espécie é herbívora e faz parte do grupo de animais cujo organismo consegue aproveitar alimentos ricos em parede celular, como é o caso dos vegetais.
Para isso, eles contam com câmaras de fermentação localizadas após o intestino delgado: os cecos. Ali, ocorre uma fermentação responsável pela formação dos cecotrofos, bolos alimentares altamente nutritivos. Eles são ingeridos pelos coelhos, completando a nutrição dos pets.
Devido às particularidades fisiológicas, os coelhos são animais bastante seletivos na alimentação. Em geral, eles preferem alimentos com maior proporção de proteínas e energia aproveitáveis na parede celular das folhas.
Além disso, o sistema digestivo deles é sensível. Assim, a introdução de um novo alimento pode provocar reações indesejadas, como diarreias, gases, dores abdominais e até enterotoxemia por desequilíbrio da microbiota intestinal, extremamente delicada nessa espécie.
Para evitar problemas mais sérios, ao servir uma comida pela primeira vez, é recomendado que ela seja oferecida de maneira isolada em pequena quantidade. Após a ingestão, o pet deve ser observado por 24h, ao menos, analisando qualquer alteração.
Você já sabe que coelho pode comer manjericão. Porém, é preciso introduzir novos alimentos aos poucos na dieta do pet, reservando um tempo para observar possíveis reações e certificando-se antecipadamente de que a comida escolhida não é tóxica. Outras dicas são:
Fundamental tanto para o aporte de fibras quanto para o desgaste dos dentes do coelho, o feno ou o capim fresco deve estar disponível à vontade no alojamento do pet desde cedo.
A oferta de verduras não diminui a necessidade do feno, que também é importante para manter o pet ocupado, permitindo a expressão do comportamento natural de roer.
Gostou de saber se o coelho pode comer manjericão? Então, acompanhe nossas publicações e confira mais conteúdos como este! Para garantir a melhor alimentação para o seu amigo, acesse o site da Petz ou visite uma de nossas lojas e encontre as rações ideias para os dentuços!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…