Coelhos

Coelho pode comer mandioca? Saiba se o alimento é liberado para os orelhudos

Existem diversas raças de coelhos, e todas precisam de uma alimentação balanceada e herbívora. Por existirem diversos alimentos vegetais, os tutores têm dúvidas se coelho pode comer mandioca.

A raiz é a parte da planta mais usada, servindo como alimento para nós, humanos. No entanto, existem dois tipos de mandioca: a brava e a mansa. Hoje, vamos falar mais sobre o assunto, assim, você poderá saber se coelho pode comer mandioca e sanar de vez essa dúvida.

A mandioca é uma raiz tóxica?

Como dito, existem dois tipos de mandioca: a brava e a mansa. No entanto, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, as duas apresentam toxicidade. A mandioca-mansa também é conhecida como mandioca-doce, devido ao seu sabor levemente adocicado, mas possui o nome popular de macaxeira ou aipim.

A substância tóxica da mandioca é conhecida como glicosídeo cianogênico. No entanto, ela é encontrada em menor quantidade na mandioca-mansa. A mandioca crua não deve ser consumida, e mesmo quando mal cozida, ela pode apresentar toxicidade. Ainda que a mandioca-mansa tenha uma concentração de princípios tóxicos bem menor do que a brava, não é recomendado seu consumo antes de cozinhar.

Será que coelho pode comer mandioca crua?

Não, a mandioca crua brava ou mansa não é indicada aos coelhos, justamente pela toxicidade que possui. Mesmo um pequeno pedaço pode prejudicar a saúde do pet, afinal, ele é pequeno e seu organismo também.

Existem comidas de coelho mais saudáveis e seguras, como as rações próprias para a espécie. Então, para que arriscar, não é mesmo? A mandioca não é a única raiz tóxica para os coelhos: a batata também é um alimento que não deve ser consumido cru.

Coelho pode comer mandioca cozida?

Sim, o coelho pode comer mandioca cozida, no entanto, ela não pode ser a base da alimentação dos orelhudos. Além disso, sempre compre mandioca com boas procedências e a variedade mansa (macaxeira ou aipim).

Alguns relatos indicam que a mandioca-brava, mesmo quando cozida, pode apresentar a substância tóxica. Além disso, só ofereça o alimento se o médico-veterinário indicar e achar necessário.

Como os coelhos domésticos não estão acostumados com todos os alimentos que eles comem na natureza, o ideal é evitar aqueles que necessitem de mais estudos para garantir que não farão mal aos nossos pets.

Coelho pode comer a folha da mandioca?

A mandioca é a parte comestível da planta. As folhas, assim como o tubérculo, são tóxicas. Inclusive, segundo alguns estudos, elas possuem maior concentração de toxinas em comparação à raiz.

Portanto, mesmo que os coelhos adorem, jamais ofereça a folha da mandioca a eles, pois elas podem intoxicar os orelhudos. Em seguida, vamos falar mais sobre os sintomas de intoxicação por mandioca.

Quais são os sintomas de intoxicação ao comer mandioca crua?

Coelho pode comer mandioca cozida, já a crua, como mencionamos, pode fazer muito mal ao pet. Porém, caso seu coelho tenha sido alimentado com mandioca crua acidentalmente, alguns sintomas podem ser observados.

Em todo caso, o ideal é levá-lo ao médico-veterinário. Somente ele poderá diagnosticar e prescrever o melhor tratamento ao pet. Dentre os principais sintomas, podemos citar:

  • dor abdominal;
  • sialorreia;
  • diarreia;
  • arritmias;
  • problemas respiratórios.

Se a quantidade de mandioca ingerida for grande, não existe: procure assistência médica imediatamente, pois a intoxicação é grave e requer atendimento rápido!

Cuidado com as plantas

Nem toda folha verde deve fazer parte da alimentação dos coelhos, principalmente as plantas decorativas, tidas como ornamentais. Estas você deve colocar em locais de difícil acesso ou nem ter em casa. Aliás, algumas plantas, mesmo quando não são tóxicas, podem causar gases.

O coelho não consegue eliminar os gases, e eles causam um desconforto muito grande ao animal. Por isso, é muito importante saber com um médico-veterinário o que coelho come. Veja uma lista de plantas tóxicas aos orelhudos:

  • bardanas;
  • beladonas;
  • campânula;
  • hera;
  • íris;
  • lírios;
  • louro;
  • madressilva;
  • narcisos;
  • oleandros;
  • papoulas;
  • samambaias;
  • avencas;
  • tulipas;
  • jiboia;
  • comigo-ninguém-pode;
  • costela-de-Adão.

E qual é a melhor alimentação para os coelhos?

A melhor alimentação para os coelhos é aquela que possui tudo o que eles precisam para ter mais saúde, conhecida como dieta balanceada. Apesar de saber que coelho pode comer mandioca cozida e mais uma série de alimentos, o indicado é que ele seja alimentado com feno e ração própria para a espécie.

Hoje temos comida de coelho específicas para a espécie, feitas com ingredientes selecionados e próprios para a espécie. As rações ainda podem ser do tipo peletizada ou extrusada, sendo a última a melhor opção. Na ração extrusada, cada grão recebe um pouco do nutriente tido como essencial para a dieta balanceada.

Mesmo a ração oferecendo os nutrientes de forma balanceada, os coelhos ainda precisam de outros alimentos como o feno, frutas, verduras e legumes. O feno deve fazer parte da base alimentar do coelho. Eles são ricos em fibras e pobres em calorias.

Além disso, ajudam a manter os dentes dos orelhudos no tamanho certo. Então, ofereça-o à vontade, todos os dias. As frutas podem ser oferecidas cerca de três vezes na semana.

As mais indicadas são as frutas vermelhas, o pêssego, a maçã, a pera e a banana. No entanto, sempre retire as sementes e os caroços, pois uma grande parte deles são tóxicos aos pets. Verduras e legumes também são indicados aos coelhos, principalmente as verduras verdes escuras. O coelho pode comer diariamente agrião, couve, almeirão, acelga, chicória e folhas de cenoura.

O orelhudo também pode comer cenoura, beterraba, pimentão e outros legumes, mas em pequenas quantidades cerca de três vezes na semana. Não esqueça de higienizar muito bem o alimento e, se possível, dê apenas frutas e vegetais orgânicos, pois não possuem agrotóxicos.

Agora que você já sabe que coelho pode comer mandioca cozida e pôde aprender mais sobre a dieta do orelhudo, que tal conferir as outras publicações do blog da Petz e aprender ainda mais sobre a saúde do animalzinho?

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

19 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

23 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago