Coelhos

Coelho pode comer folha de chuchu? Saiba mais sobre o alimento!

A fim de evitar o desperdício e garantir um custo-benefício ainda maior para o chuchu, muitos tutores se perguntam: afinal, coelho pode comer folha de chuchu? Originário da América Central, de países como México e Honduras, esse é um legume que cresce com facilidade em muitas regiões do Brasil, de maneira quase espontânea.

Por isso, o blog da Petz preparou um conteúdo que explica um pouco mais sobre quais folhas que coelho pode comer e como deve ser uma dieta balanceada e saudável para os peludos.

Coelho pode comer folha de chuchu?

O coelho pode comer folha de chuchu sem problemas. Na verdade, devido aos hábitos alimentares, é possível que ele se interesse mais por ela do que pelo próprio legume. Isso é uma boa notícia, já que ela é mais rica em fibras. Ainda assim, é preciso cuidado para não exagerar na quantidade.

Apesar de a folha de chuchu ser uma das comidas para coelho que vale a pena incluir na dieta do pet, é importante ter em mente que nem todas as outras são indicadas para eles. Cada parte da planta tem uma constituição. Assim, não é porque o fruto é seguro que as folhas e o caule também vão ser.

Por exemplo, as folhas do tomate são muito mais ricas em solanina do que o fruto. Presente também na berinjela, a substância é uma toxina natural que atua como pesticida, ajudando a evitar o ataque de pragas e fungos. Se consumida por pets, ela pode provocar problemas gastrointestinais.

Coelho também pode comer o chuchu?

O coelho pode comer folha de chuchu, assim como o próprio legume! Esse é um alimento pouco calórico: 100 g tem apenas 18 calorias, em média. Ele é uma boa fonte de cálcio, ferro, potássio e vitamina C.

Para os coelhos, o baixo valor calórico também é uma vantagem, pois evita desequilíbrios que podem levar ao sobrepeso. Além disso, tanto o fósforo quanto o cálcio são minerais importantes para o bom funcionamento do organismo dos dentuços.

Já a vitamina C não é utilizada pelo organismo deles. Então, em excesso, ela pode causar danos aos rins. Assim, o coelho pode comer o chuchu, mas é importante não exagerar na quantidade de alimento.

Outro motivo para ficar atento à porção oferecida tem a ver com a quantidade de água presente no chuchu, que pode fazer o pet deixar de buscar fontes exclusivas de hidratação, reduzindo a ingestão hídrica.

Dito isso, o chuchu é sim um alimento permitido para coelhos. Inclusive, ele pode ser consumido com a casca. Nesse caso, o ideal é que o alimento seja orgânico — para evitar a contaminação por agrotóxicos — e esteja higienizado adequadamente.

Feno, o principal alimento na dieta dos coelhos

Coelho pode comer folha de chuchu. Entretanto, juntamente com outros vegetais frescos, ela não deve ser a base da dieta, correspondendo de 15 a 20% do consumo diário de calorias, apenas.

Isso porque o feno é o principal alimento para coelhos. Esse tipo de comida proporciona uma dieta balanceada para o orelhudo, cumprindo as funções que você confere a seguir.

Aporte constante de fibras e energia

O trato digestivo do coelho é adaptado para funcionar continuamente. Devido ao baixo valor nutritivo e ao alto teor de fibras, o feno é consumido em abundância, promovendo esse funcionamento de maneira adequada.

A falta de fibras na dieta do pet pode levar a uma redução da motilidade intestinal. Essa alteração pode desencadear uma emergência veterinária conhecida como estase intestinal.

Desgaste dentário

Por ser uma matéria fibrosa de alta aderência, o feno desgasta os dentes do coelho a partir do atrito. Longe de ser um problema, esse processo é fundamental. Isso porque, devido a uma coroa de reserva aberta localizada próxima à raiz dentária dos lagomorfos, os dentes deles nunca param de crescer.

Além disso, a falta desse desgaste dos dentes está associada a vários problemas, como a má oclusão. Então, é fundamental que o pet consuma feno diariamente para manter a dentição em condições ideais.

Atividade ocupacional

Roer é um comportamento natural para os coelhos. Assim, além de promover o desgaste dos dentes, o que é importante para a saúde física, o hábito ainda é fundamental para a saúde mental dos pets.

Ao oferecer feno em abundância no alojamento, você assegura que seu companheiro tenha a oportunidade de escolha para expressar esse instinto. Lembre-se também que é importante fornecer brinquedos de madeira e outros itens que ajudem a manter o pet entretido e estimulado.

Devido à importância para a saúde física e mental do coelho, o feno deve corresponder a cerca de 60% da dieta dele. Vale destacar que o tipo recomendado é o de capim, já que o de alfafa é muito rico em cálcio e pode desencadear problemas, como o crescimento exacerbado dos dentes.

Agora que você sabe que coelho pode comer folha de chuchu, que tal conferir os conteúdos do blog da Petz e descobrir quais outros alimentos compõem uma dieta saudável para os orelhudos?

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

6 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

7 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

7 dias ago