A fim de evitar o desperdício e garantir um custo-benefício ainda maior para o chuchu, muitos tutores se perguntam: afinal, coelho pode comer folha de chuchu? Originário da América Central, de países como México e Honduras, esse é um legume que cresce com facilidade em muitas regiões do Brasil, de maneira quase espontânea.
Por isso, o blog da Petz preparou um conteúdo que explica um pouco mais sobre quais folhas que coelho pode comer e como deve ser uma dieta balanceada e saudável para os peludos.
O coelho pode comer folha de chuchu sem problemas. Na verdade, devido aos hábitos alimentares, é possível que ele se interesse mais por ela do que pelo próprio legume. Isso é uma boa notícia, já que ela é mais rica em fibras. Ainda assim, é preciso cuidado para não exagerar na quantidade.
Apesar de a folha de chuchu ser uma das comidas para coelho que vale a pena incluir na dieta do pet, é importante ter em mente que nem todas as outras são indicadas para eles. Cada parte da planta tem uma constituição. Assim, não é porque o fruto é seguro que as folhas e o caule também vão ser.
Por exemplo, as folhas do tomate são muito mais ricas em solanina do que o fruto. Presente também na berinjela, a substância é uma toxina natural que atua como pesticida, ajudando a evitar o ataque de pragas e fungos. Se consumida por pets, ela pode provocar problemas gastrointestinais.
O coelho pode comer folha de chuchu, assim como o próprio legume! Esse é um alimento pouco calórico: 100 g tem apenas 18 calorias, em média. Ele é uma boa fonte de cálcio, ferro, potássio e vitamina C.
Para os coelhos, o baixo valor calórico também é uma vantagem, pois evita desequilíbrios que podem levar ao sobrepeso. Além disso, tanto o fósforo quanto o cálcio são minerais importantes para o bom funcionamento do organismo dos dentuços.
Já a vitamina C não é utilizada pelo organismo deles. Então, em excesso, ela pode causar danos aos rins. Assim, o coelho pode comer o chuchu, mas é importante não exagerar na quantidade de alimento.
Outro motivo para ficar atento à porção oferecida tem a ver com a quantidade de água presente no chuchu, que pode fazer o pet deixar de buscar fontes exclusivas de hidratação, reduzindo a ingestão hídrica.
Dito isso, o chuchu é sim um alimento permitido para coelhos. Inclusive, ele pode ser consumido com a casca. Nesse caso, o ideal é que o alimento seja orgânico — para evitar a contaminação por agrotóxicos — e esteja higienizado adequadamente.
Coelho pode comer folha de chuchu. Entretanto, juntamente com outros vegetais frescos, ela não deve ser a base da dieta, correspondendo de 15 a 20% do consumo diário de calorias, apenas.
Isso porque o feno é o principal alimento para coelhos. Esse tipo de comida proporciona uma dieta balanceada para o orelhudo, cumprindo as funções que você confere a seguir.
O trato digestivo do coelho é adaptado para funcionar continuamente. Devido ao baixo valor nutritivo e ao alto teor de fibras, o feno é consumido em abundância, promovendo esse funcionamento de maneira adequada.
A falta de fibras na dieta do pet pode levar a uma redução da motilidade intestinal. Essa alteração pode desencadear uma emergência veterinária conhecida como estase intestinal.
Por ser uma matéria fibrosa de alta aderência, o feno desgasta os dentes do coelho a partir do atrito. Longe de ser um problema, esse processo é fundamental. Isso porque, devido a uma coroa de reserva aberta localizada próxima à raiz dentária dos lagomorfos, os dentes deles nunca param de crescer.
Além disso, a falta desse desgaste dos dentes está associada a vários problemas, como a má oclusão. Então, é fundamental que o pet consuma feno diariamente para manter a dentição em condições ideais.
Roer é um comportamento natural para os coelhos. Assim, além de promover o desgaste dos dentes, o que é importante para a saúde física, o hábito ainda é fundamental para a saúde mental dos pets.
Ao oferecer feno em abundância no alojamento, você assegura que seu companheiro tenha a oportunidade de escolha para expressar esse instinto. Lembre-se também que é importante fornecer brinquedos de madeira e outros itens que ajudem a manter o pet entretido e estimulado.
Devido à importância para a saúde física e mental do coelho, o feno deve corresponder a cerca de 60% da dieta dele. Vale destacar que o tipo recomendado é o de capim, já que o de alfafa é muito rico em cálcio e pode desencadear problemas, como o crescimento exacerbado dos dentes.
Agora que você sabe que coelho pode comer folha de chuchu, que tal conferir os conteúdos do blog da Petz e descobrir quais outros alimentos compõem uma dieta saudável para os orelhudos?
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…