As verduras são muito importantes para a dieta humana, especialmente as de tons mais escuros. Porém, será que isso também vale para os lagomorfos? Coelho pode comer escarola? O que é melhor: alface ou outras hortaliças?
Antes de respondermos se coelho pode comer escarola, vale a pena falarmos de uma maneira um pouquinho mais geral sobre a alimentação desse pet, especialmente o domesticado!
Em tese, as “comidas de coelhos domésticos” são rações formuladas para atender a quase todas as necessidades nutricionais da espécie, com exceção dos benefícios assegurados pelo feno, que aumenta o aporte de fibras e é fundamental para o desgaste dos dentes.
Enriquecer o ambiente significa fazer o possível para torná-lo mais estimulante para determinada espécie, permitindo que o pet expresse comportamentos naturais. Existem diferentes tipos de enriquecimento, como físico, social, sensorial, cognitivo e alimentar.
Ao acrescentar alimentos diferentes à dieta, você possibilita que o pet sinta outros sabores e aromas, despertando e aguçando os sentidos. Lembrando que a maneira como os alimentos são oferecidos também tem um papel importante no enriquecimento alimentar.
Coelho pode comer uma série de verduras, legumes e frutas, mas é importante consultar um veterinário antes de incluir qualquer alimento diferente na dieta do pet. Também vale investir em brinquedos com compartimentos para alimentos, por exemplo.
Por serem pouco calóricas e muito ricas em fibras, as hortaliças são vegetais que podem ser oferecidos ao coelho em quantidade moderada. Preste atenção: nem todas as hortaliças são seguras para a espécie. Algumas delas, como a alface, podem provocar reações adversas, como crises de diarreia de difícil controle.
A exemplo de outras verduras de coloração verde-escura, como espinafre, couve, rúcula e almeirão, a escarola é permitida para coelhos. Rica em uma fibra chamada inulina e vitamina A, ela auxilia no trânsito intestinal. Também conhecida como retinol, ela tem papel importante para funções relacionadas à visão.
Coelho pode comer escarola, desde que o vegetal esteja bem higienizado e em boas condições para consumo. Após servir, lembre-se de que restos não consumidos devem ser retirados do alojamento o quanto antes para evitar a oxidação e insetos.
Embora folhas verdes para coelhos possam ser oferecidas diariamente, as hortaliças também devem ser disponibilizadas com moderação. Assim como a falta, o excesso de nutrientes, como os minerais cálcio e fósforo, é prejudicial para os coelhos, sobrecarregando órgãos como os rins.
Não exagere na oferta de verduras para coelhos e procure intercalar a oferta de escarola com outras hortaliças de perfil nutricional distinto. Uma vez que eles tendem a dar preferência para vegetais frescos, a oferta em excesso de verduras, frutas e legumes pode fazer com que eles troquem o feno por esses alimentos.
Isso é prejudicial na medida em que alguns desses alimentos são ricos em carboidratos e podem favorecer o sobrepeso se forem consumidos em excesso. Além disso, o feno possui uma concentração maior de fibras, algo fundamental para o funcionamento do intestino dos coelhos.
Lembrando que, ao oferecer qualquer alimento pela primeira vez, é importante começar com uma quantidade pequena e observar a reação do pet. Em caso de diarreia, falta de apetite, dores abdominais, ausência ou alteração no formato das fezes, ou qualquer outra alteração, suspenda a oferta de alimento e procure um médico-veterinário.
Mesmo sabendo que coelho pode comer escarola, para manter o trânsito intestinal em constante funcionamento, o feno ou o capim fresco são essenciais na dieta do pet.
Eles também são uma das principais ferramentas para o desgaste dos dentes do coelho, que não param de crescer durante toda a vida, podendo resultar em problemas como a má oclusão.
Em ambiente restrito, o feno ou capim também é uma das principais formas de entretenimento dos coelhos, possibilitando a expressão de comportamentos naturais e ajudando a reduzir o estresse.
Feitas a partir de grãos integrais, as rações para coelho são formuladas para completar as necessidades nutricionais da espécie, auxiliando principalmente no aporte de vitaminas e minerais. A quantidade recomendada varia de acordo com idade, peso e nível de atividade do pet.
No geral, recomenda-se que ela não ultrapasse uma colher ou uma colher e meia de sopa diariamente para coelhos adultos. O excesso de ração pode fazer com que o coelho se sinta saciado, perdendo o interesse pelo feno.
Enquanto a quantidade diária de ração recomendada não costuma ultrapassar 120 g, é fundamental que o feno ou o capim fresco esteja disponível o tempo todo, em abundância no alojamento. Além disso, você pode conversar com o veterinário do seu pet sobre incluir folhas para o coelho ter uma alimentação saudável e variada.
Agora que você sabe que coelho pode comer escarola, que tal conferir outros conteúdos sobre a espécie aqui, no blog da Petz? Fique por dentro de nossas dicas e seja um tutor nota 10 para o seu melhor amigo!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…