Novos estudos que demonstram os benefícios ou malefícios de determinado alimento para seres humanos não param de ser realizados. Mas e para os bichinhos, será que coelho pode comer amendoim ou o petisco pode oferecer riscos a ele?
Ricas em gorduras e relativamente calóricas, oleaginosas como amendoim, castanha-de-caju e castanha-do-Pará são reconhecidas atualmente por suas propriedades, que ajudam no combate a doenças. Porém, nem tudo que funciona para uma espécie é igualmente benéfico para outra.
Não é recomendado dar amendoim para coelho. Para nós, a oleaginosa é uma boa fonte de aminoácidos importantes, como a arginina, que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, contém glutamina, que atua no equilíbrio intestinal.
Para os coelhos ela pode fazer mal, contribuindo para o excesso de peso e prejudicando a digestão. A presença de lipídeos na dieta desses roedores aumenta a reserva de energia do organismo e melhora a absorção de proteínas.
Porém, embora o amendoim seja constituído principalmente por gorduras saudáveis (insaturadas), a alta concentração da substância nas oleaginosas é superior à quantidade recomendada para a espécie. Para eles, não deve passar de 4% da dieta. Sendo assim, o coelho não pode comer amendoim.
Como visto, ainda que o excesso seja prejudicial, óleos e gorduras são nutrientes fundamentais para o equilíbrio do organismo dos dentucinhos. Mas como calcular a quantidade adequada nos alimentos para coelhos?
Conforme esclarece Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, é aí que entra a ração para coelhos. “A ração específica para os animais é muito importante, pois é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz.
No caso dos alimentos extrusados para lagomorfos, eles são formulados com diversos ingredientes. Incluindo sementes oleosas, como a linhaça, que garantem o aporte de gorduras saudáveis, como o famoso ômega 3.
A respeito do que o coelho pode comer, ressalta-se que a alimentação deles deve ser complementada por outros alimentos. “Ela pode ser bem variada, com ração específica para a espécie, feno, além de frutas, legumes e verduras três vezes na semana”, recomenda a especialista.
Entre os vegetais que podem ser oferecidos estão: acelga, espinafre, banana, morango, couve, rúcula, agrião, cenoura (talo e folhas), entre outros. Já sobre o que o coelho não pode comer, vale citar: alface, repolho, beterraba, arroz, feijão, alho, cebola, além de alimentos de origem animal.
Por seu papel no fornecimento de energia, na digestão e no desgaste dos dentes, o feno de capim é uma das principais bases da alimentação dele. Deve estar disponível para o coelho o tempo todo.
Assim como outros animais que são “presas” na natureza, os coelhos tendem a disfarçar quando estão com problemas de saúde. Tudo isso para não chamarem a atenção de predadores.
Contudo, fique atento aos seguintes sinais de que seu companheiro pode estar com dificuldades no processo de digestão: inapetência (falta de apetite), diarreia e redução ou ausência de fezes. Lembre-se do que ele ingeriu, pois, como dissemos, o coelho pode comer amendoim e ter problemas, assim como outros alimentos!
Em caso de mudanças na aparência ou no comportamento do bichinho, não perca tempo. Procure o quanto antes um veterinário! Aqui na Petz, temos todo o suporte para ele. E no nosso blog temos conteúdos diversos, como esse que explica se o coelho pode comer amendoim ou não. Continue acompanhando!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…