Coelho gosta de carinho, é fofo, não faz barulho e ainda consegue interagir com a família toda, sem contar que esse bichinho é lindo e elegante, não é? Por isso, acaba sendo o pet escolhido da casa.
Porém, por vezes, os novos tutores ficam cheios de dúvidas e não sabem como interagir com o pet ou se podem fazer carinho em coelho. Afinal, assim como os demais animais de estimação, esses bichinhos têm particularidades.
Eles são sensíveis, assustam-se com facilidade e precisam de uma delicadeza especial para se acostumarem com a nova família. Veja algumas dicas de como cuidar e interagir com o coelho doméstico!
Sim, é fácil encontrar um coelho carinhoso. Contudo, ele também traz alguns instintos de sobrevivência. Por isso, antes de interagir com o pet, é preciso lembrar-se de como era a vida dele antes de ser domesticado.
Na natureza, esse bichinho fofo é presa de muitos animais. Por isso, naturalmente ele está sempre com o sinal de alerta ligado! Qualquer coisa é suficiente para ele sair correndo e procurar a toca, afinal, quer ficar seguro!
Por isso, para facilitar a relação entre tutor e bichinho, é indicado acostumá-lo, desde filhote, a receber o afago. Coelhos são carinhosos, mas precisam estar seguros para receber e dar afeto.
Respeite o tempo dele, interaja aos poucos, sempre com cuidado, não faça muito barulho para assustá-lo e escolha o local certo para fazer carinho no coelho.
Coelho gosta de carinho no nariz, na cabeça e na testa! As orelhas são partes muito sensíveis, por isso, se você já tiver mais intimidade com o bichinho, pode acariciá-lo ali.
Ele também aceita um afago no dorso, mas se você notar o coelho pedindo carinho e quiser agradá-lo, foque sempre no nariz e na testa! Se ele estiver no colo, é possível que até durma enquanto é mimado.
Além de saber se coelho gosta de carinho, outra dúvida comum é se esse bichinho de estimação pode ser colocado no colo. Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe.
Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno. Para deixá-lo seguro, no começo, sente-se no chão. Coloque uma mão nas patinhas traseiras dele e, com a outra, segure a barriga.
Coloque o pet apoiado em você, “em pé”, de forma que a cabeça dele fique acima do seu ombro. Não se esqueça de que o coelho gosta de carinho e vai adorar receber um mimo enquanto está no colo!
Entre as curiosidades sobre coelho, está o fato dele poder ou não ser criado em casa com criança. Afinal, muitas vezes, o tutor opta por adquirir esse bichinho justamente porque o filho ou a filha pediu. Será que essa interação dará certo?
Primeiro, é preciso saber que o coelho é um animal sensível e pode se ferir com facilidade. Assim, ele não deve ser exposto a nenhuma situação que o coloque em risco de queda, por exemplo.
Além disso, ele se assusta com facilidade. Basta um grito ou uma criança correndo ao lado para ele tentar fugir e entrar na toca. Isso quer dizer que o coelho não pode ser criado em casa com criança? Na verdade, pode, mas a interação entre pet e criança deve ser sempre supervisionada por um adulto.
Isso evitará que o animal seja ferido, se estresse e até morda a criança, na tentativa de se defender. Afinal, todas as reações desse bichinho são pensadas na defesa.
Assim como o coelho gosta de carinho, ele também ama se movimentar e gastar energia. Por isso, mesmo que você tenha uma gaiola para colocar o seu novo amigo para dormir, será necessário oferecer um espaço para ele correr e se divertir.
Ele fica muito feliz quando é solto em um gramado, livre de plantas tóxicas e com muitos cheiros novos para explorar, por exemplo. Assim, antes de adotar ou comprar um coelho, pense sempre se você terá condições de dar a vida que ele precisa, além de muito carinho!
Para cuidar do seu coelhinho com muito amor e carinho, aí vão algumas dicas importantes:
Viu quanta coisa sobre coelhos você descobriu? Agora, é só adquirir tudo o que ele precisa para cuidar bem desse pet. Na Petz, temos os melhores produtos para coelho. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…