As mudanças apresentadas por algumas espécies quando estão doentes são muito explícitas. Infelizmente, para os tutores, este não é o caso dos coelhos, sendo difícil reconhecer um coelho doente.
De acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica veterinária da Petz, isso se deve ao fato de que coelhos são presas na natureza. Em outras palavras, por questão de sobrevivência, o coelho doente tende a esconder suas fraquezas. Do contrário, seria visto como presa fácil, tornando-se alvo preferencial dos predadores.
Em casa, protegidos de perigos, os coelhos mantêm essa característica de tentar esconder os seus sintomas. No entanto, com um pouco de atenção, dá, sim, para perceber indicativos de que seu amigo precisa de ajuda. Vamos conferir quais são os principais sintomas de coelho doente?
Sintoma comum a uma série de doenças, a diminuição do apetite é um dos principais sinais de que seu amigo não está bem. Para saber se esse é o caso do seu coelho, fique atento ao pote de ração.
Além disso, preste atenção ao volume das fezes: a diminuição também pode indicar que o pet não está se alimentando como de costume. Ele pode reduzir a ingestão de água; então, observe seu bebedouro também.
Quem tem coelho sabe que esses pets fazem um barulho fofo com os dentes quando estão animados. Por outro lado, se esse ranger de dentes está mais audível que de costume, vale a pena investigar. Atente-se à saúde bucal do coelho!
Algumas doenças de coelho podem fazer com que o ele passe a ranger mais os dentes, principalmente enfermidades na boca. Uma das mais comuns é o desgaste inadequado dos dentes.
Como diversas outras espécies, coelhos gostam de ficar parados e sossegados no seu canto, descansando de vez em quando. Mas eles também são curiosos e gostam de brincar, especialmente com brinquedos de roer.
Assim, se seu amigo preferir ficar o tempo todo quietinho, pode ser indício de um coelho doente. Por isso, sempre observe se ele não está querendo ficar longe de você e dos outros animais.
Lidar com as fezes do coelho costuma ser tarefa fácil. Afinal, além desse animal ser capaz de aprender onde fazer suas necessidades, o cocô do coelho é uma bolinha dura que não faz muita sujeira.
Porém, se suas fezes estiverem líquidas ou mucosas, tente lembrar se deu algum alimento diferente para o coelho. Alguns vegetais, como alface, possuem muita água e desencadeiam diarreias nos coelhos.
O coelho não comeu nada fora do habitual? É provável que esteja doente. Nesse caso, vale a pena observar há quantos dias o pet apresenta o problema e levá-lo ao veterinário.
As doenças oculares, como a conjuntivite, são problemas comuns entre os coelhos, e as secreções estão entre seus principais sintomas. Além disso, os olhos do animal podem apresentar inchaço e vermelhidão.
No caso da conjuntivite, a secreção se parece com um líquido amarelo e denso, como se fosse uma remela permanente. Muitas doenças respiratórias podem afetar também os olhos dele.
Assim como os gatos e os roedores, os coelhos também cuidam da própria higiene e são muito asseados, lambendo-se para se limpar. Esse é um hábito desses pets.
Logo, se o coelho que convive com você deixou de se lamber de uma hora para a outra, é bom procurar um veterinário. Ele pode estar com dor na coluna ou com alguma doença que faz com que fique sem vontade de se limpar.
Uma coçadinha aqui, outra ali, é normal. Já coceiras intensas e frequentes são um sintoma comum a uma série de problemas, como sarna, otite e infestação por pulgas ou piolhos. Portanto, atente-se a sinais na pelagem do coelho. Essa é uma boa forma de como saber se o coelho está doente!
Se você observar algum parasita como os citados acima, não aplique medicamentos sem a prescrição do veterinário. É preciso saber se o remédio não é tóxico para a espécie, mesmo sendo indicado para cães e gatos.
Para facilitar o diagnóstico pelo veterinário, observe se a coceira está acompanhada de outros sintomas, tais como alopecia (pelo de coelho caindo) e feridas na pele com ou sem secreções. Outra dica é atentar-se à região onde ocorre o prurido. No caso da otite, o coelho doente fica com coceira nas orelhas.
Problemas respiratórios, como resfriados e pneumonias, também são comuns entre os coelhos, especialmente entre aqueles cuja gaiola não está protegida contra correntes de ar.
Falando dos espirros, eles acontecem quando há obstrução das vias aéreas, podendo ocorrer por vários motivos. Porém, se eles se tornarem muito frequentes e vierem acompanhados de tosse e roncos, procure um veterinário o quanto antes para uma avaliação.
Coelho doente, o que fazer? Nada melhor do que um especialista cuidando do pet, não é mesmo? Por isso, se notar qualquer um dos sintomas mencionados acima, não o medique sem que o veterinário o examine, pois isso só atrapalha o correto diagnóstico!
Agora que você já sabe quais são alguns dos sinais de coelho doente, redobre a atenção ao interagir com seu amigo. Se precisar, leve-o para uma consulta com os especialistas do Centro Veterinário Seres!
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O Natal é uma das épocas mais especiais do…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O fim de ano é uma época de celebração,…
Para quem está pensando em ter um pet de estimação exótico e, ao mesmo tempo,…
A infecção urinária em gatos é um problema de saúde muito comum nos felinos de…
Afinal, qual é a melhor opção de alimentação: ração ou comida caseira para cachorro? Essa…
É muito comum associar problemas no rim aos felinos, não é mesmo? Mas a verdade…