Coelhos

Conheça os tipos de cocô de coelho

Publicado em 08 de maio de 2024

Tempo de leitura: 5min

Não que o tema seja fascinante, mas existem algumas curiosidades sobre o cocô de coelho que são bastante interessantes e conhecê-las faz toda a diferença no reconhecimento de doenças na espécie.

Coelho na mão de uma pessoa.

Os coelhos são animais de estimação fofos, curiosos e brincalhões. Peludinhos e muito companheiros, conquistam pessoas de todas as idades e são excelentes pets para espaços pequenos. Conheça mais sobre eles e os cuidados com sua alimentação!

Tipos de cocô de coelho

Pode parecer estranho um artigo falar especificamente sobre as fezes de um animal, mas em se tratando de cocô de coelho, o assunto é muito importante, dadas as características fisiológicas da espécie.

Ao contrário de outros animais de estimação, existem dois tipos de fezes de coelho: aquelas durinhas, redondas, secas, de tamanho médio e sem cheiro, que todos conhecemos e que são diárias.

E o outro tipo de fezes de coelho é chamado de cecotrofo. Os cecotrofos são mais macios, tendendo a moles, e saem em grupo, como um cacho de uva, e são revestidos de uma substância mucosa, parecendo uma gelatina incolor.

É válido ressaltar que é totalmente normal que seu coelhinho produza as fezes comuns e as fezes cecotrofos. Em geral, o segundo tipo é menos frequente, e você vai entender o porquê logo abaixo.

Coelho come fezes e isso é normal!

Viu seu coelhinho comendo fezes? Calma, não se assuste, esse é um hábito comum da espécie. Justamente os cocozinhos que eles precisam comer são os cecotrofos. Por isso, esse formato não é produzido com frequência, somente quando o bichinho precisa se alimentar dele.

Os cecotrofos têm muitas substâncias benéficas aos coelhos, com alto valor nutricional para eles. São proteínas, vitaminas e minerais reciclados pelo seu intestino para uma melhor absorção.

Outro fato importante sobre o cecotrofos é que ele é bem diferente de uma diarreia. Ele não é acompanhado de fezes líquidas, de coloração diferente e nem brilhante. Além disso, uma situação de diarreia provoca outros sintomas, como apatia e perda de apetite.

Todo coelhinho ingere seu próprio cecotrofo diretamente do ânus. Esse procedimento é conhecido como cecotrofagia e garante uma suplementação alimentar adequada para a espécie.

Fezes saudáveis

Como dissemos, um dos cuidados com o coelho é olhar suas fezes regularmente. Quando elas estão normais, apresentam algumas características específicas. Para saber se está tudo bem com o cocô do coelhinho, observe os seguintes requisitos:

  • as fezes se desfazem com facilidade: muito semelhante à serragem, o cocô de um coelho saudável se desfaz com pouca força. Isso porque deve ser constituído principalmente de feno, de ração especial para ele e petiscos permitidos;
  • quantidade de bolinhas por dia: em média, um coelho faz muito cocô. Ele pode fazer até 300 bolinhas por dia. Todas devem ser praticamente iguais;
  • grão-de-bico: sim, uma bolinha de cocô de coelho deve ter o tamanho aproximado de um grão-de-bico. Casos em que for menor ou muito maior devem despertar a atenção do tutor.

Coelho em cima de mesa de madeira.

Quando as fezes não estão saudáveis

Há alguns sinais nas fezes que indicam que algo não está bem com a saúde do coelho. Costumam ser situações em que um veterinário deve ser consultado com certa urgência para o bem-estar do peludinho, que desidrata muito facilmente quando está com diarreia. Confira:

  • fezes de coelho com muco: quando há muco nas fezes, é sinal de que algo pode estar irritando a mucosa intestinal. Pode ser um alimento mal mastigado, parasitas ou tratamento recente com antibióticos;
  • fezes pastosas: seu bichinho passou por algum estresse? Essa pode ser a causa das fezes pastosas. E cuidado com a dieta dele, não dê gorduras e açúcar, isso também pode causar alterações nas fezes;
  • fezes menores ou maiores que o normal: quando estão pequenas, podem estar associadas a pouca alimentação e, novamente, ao estresse. Quando grandes demais, podem estar relacionadas à prisão de ventre;
  • frequência de defecação diminuída: se a frequência de “idas ao banheiro” do seu coelhinho mudou, atenção! Ele pode estar bebendo pouca água ou comendo uma dieta errada;
  • diarreia: como falamos, há diferença entre a diarreia e o cecotrofos. A diarreia é uma doença séria para os coelhos, necessitando cuidados rápidos. Ela pode ser causada por parasitas, por exemplo;
  • fezes em colar de pérolas: quando as fezes estão ligadas umas às outras, no geral, é por causa de pelos. Vale a pena aumentar a escovação do pet!

Humanos e fezes de coelho

As fezes de coelho podem transmitir doenças, assim como qualquer tipo de cocô de animais. A mais comum é a salmonelose, que provoca febre, diarreia e dor abdominal nos humanos.

A melhor maneira de se prevenir contra qualquer doença que possa vir do cocô de coelho é sempre lavar bem as mãos após limpar o espaço do pet. Evite também o contato do bichinho com o seu rosto, assim, as bactérias não vão chegar a você com facilidade.

Coelho na grama com flores.

Entendeu a importância de olhar para o cocô de coelho todos os dias? Assim, você garante que ele está saudável e longe de doenças. E nas lojas da Petz, você encontra os melhores e mais saborosos alimentos e petiscos para os dentucinhos. Venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog