Coelhos são animais super companheiros, brincalhões e que não exigem muito espaço para cuidar e garantir seu bem-estar. No entanto, muita gente tem dúvida sobre como funciona a adoção de coelhos e onde encontrar ONGs que tenham esse tipo de pet disponível.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo a fim de explicar o processo de adoção de coelhos em diferentes locais. Assim, você pode ter um peludo sem grandes complicações. Continue lendo para saber mais!
Para adotar um peludo, é necessário atender a todos os critérios de qualquer outro pet doméstico. Nesse caso, as ONGs conferem o seu perfil, a proteção da sua casa e seu interesse.
Ao encontrar um animal que esteja de acordo com o que você deseja e com o que o peludo precisa, você assina um acordo e, dependendo do local, é possível que façam visitas regulares para conferir se você está realmente cuidando do novo amigo.
Além disso, as ONGs possuem diferentes maneiras de garantir que você esteja falando a verdade. Por exemplo, podem pedir fotos de sua casa ou algum documento que comprove sua renda — tudo para garantir o melhor para o peludo.
Como dito, durante a adoção podem pedir diferentes comprovações de que você pode atender às necessidades do novo amigo. Assim, a ONG oferece um coelho que tenha uma personalidade de acordo com o que você deseja e, ainda, avalia se a família é boa para o novo amigo.
Se, por exemplo, uma criança com menos de cinco anos de idade quiser um coelho como pet, é provável que muitos locais não autorizem a adoção por correr o risco de a criança machucar o animal sem querer ao brincar com ele.
No caso, essas pessoas são orientadas a adotar outro pet, esperar um pouco para ter um coelho ou até mesmo só deixar o peludo brincar com a criança com um adulto por perto.
Além disso, as condições do local onde o animal vai estar são levadas em conta. Isso porque existem alguns cuidados necessários para criar um coelho, como gaiola com espaço suficiente, um recipiente para beber e comer, além de brinquedos e um local protegido do vento.
Não sabe onde encontrar coelhos para adotar? Não se preocupe. Por mais que pareça difícil, a adoção é um processo muito simples. Isso porque existem diversos locais que disponibilizam o animal para adoção sem grandes dificuldades.
Então, se estiver pensando em adotar coelho, converse primeiro com quem já tem um. Conheça as dificuldades de ter um peludo para não correr o risco de se arrepender. De preferência, opte por ONGs de adoção cujos animais provavelmente foram abandonados e precisam de um novo tutor.
No entanto, algumas ONGs podem pedir um valor para a taxa de adoção. Mas é um valor simbólico que ajuda a manter o local e que, mesmo assim, não é suficiente para arcar com os gastos de reabilitação de animais debilitados e que sofreram maus-tratos.
A adoção de coelhos não só impede que o animal fique sem um tutor por muito tempo como também descongestiona ONGs do país inteiro, dando, assim, a chance para que outros pets em situação de rua sejam resgatados e cuidados até terem um novo tutor para amar.
Depois de saber como funciona a adoção de coelhos, confira no blog da Petz e tenha acesso a outros assuntos sobre adoção e cuidados com o peludo a fim de garantir melhor qualidade de vida ao novo amigo.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…