coelho pode comer amendoim
Novos estudos que demonstram os benefícios ou malefícios de determinado alimento para seres humanos não param de ser realizados. Mas e para os bichinhos, será que coelho pode comer amendoim ou o petisco pode oferecer riscos a ele?
Ricas em gorduras e relativamente calóricas, oleaginosas como amendoim, castanha-de-caju e castanha-do-Pará são reconhecidas atualmente por suas propriedades, que ajudam no combate a doenças. Porém, nem tudo que funciona para uma espécie é igualmente benéfico para outra.
Não é recomendado dar amendoim para coelho. Para nós, a oleaginosa é uma boa fonte de aminoácidos importantes, como a arginina, que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, contém glutamina, que atua no equilíbrio intestinal.
Para os coelhos ela pode fazer mal, contribuindo para o excesso de peso e prejudicando a digestão. A presença de lipídeos na dieta desses roedores aumenta a reserva de energia do organismo e melhora a absorção de proteínas.
Porém, embora o amendoim seja constituído principalmente por gorduras saudáveis (insaturadas), a alta concentração da substância nas oleaginosas é superior à quantidade recomendada para a espécie. Para eles, não deve passar de 4% da dieta. Sendo assim, o coelho não pode comer amendoim.
Como visto, ainda que o excesso seja prejudicial, óleos e gorduras são nutrientes fundamentais para o equilíbrio do organismo dos dentucinhos. Mas como calcular a quantidade adequada nos alimentos para coelhos?
Conforme esclarece Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, é aí que entra a ração para coelhos. “A ração específica para os animais é muito importante, pois é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz.
No caso dos alimentos extrusados para lagomorfos, eles são formulados com diversos ingredientes. Incluindo sementes oleosas, como a linhaça, que garantem o aporte de gorduras saudáveis, como o famoso ômega 3.
A respeito do que o coelho pode comer, ressalta-se que a alimentação deles deve ser complementada por outros alimentos. “Ela pode ser bem variada, com ração específica para a espécie, feno, além de frutas, legumes e verduras três vezes na semana”, recomenda a especialista.
Entre os vegetais que podem ser oferecidos estão: acelga, espinafre, banana, morango, couve, rúcula, agrião, cenoura (talo e folhas), entre outros. Já sobre o que o coelho não pode comer, vale citar: alface, repolho, beterraba, arroz, feijão, alho, cebola, além de alimentos de origem animal.
Por seu papel no fornecimento de energia, na digestão e no desgaste dos dentes, o feno de capim é uma das principais bases da alimentação dele. Deve estar disponível para o coelho o tempo todo.
Assim como outros animais que são “presas” na natureza, os coelhos tendem a disfarçar quando estão com problemas de saúde. Tudo isso para não chamarem a atenção de predadores.
Contudo, fique atento aos seguintes sinais de que seu companheiro pode estar com dificuldades no processo de digestão: inapetência (falta de apetite), diarreia e redução ou ausência de fezes. Lembre-se do que ele ingeriu, pois, como dissemos, o coelho pode comer amendoim e ter problemas, assim como outros alimentos!
Em caso de mudanças na aparência ou no comportamento do bichinho, não perca tempo. Procure o quanto antes um veterinário! Aqui na Petz, temos todo o suporte para ele. E no nosso blog temos conteúdos diversos, como esse que explica se o coelho pode comer amendoim ou não. Continue acompanhando!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…