cao idoso nao dorme a noite 2
Uma queixa relativamente comum entre tutores de pets mais velhos é que seu cão idoso não dorme à noite. De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, diversos fatores podem fazer com que cachorros nessa fase tenham mais dificuldade para dormir.
Em todos os casos, é preciso buscar ajuda veterinária para entender melhor o que pode estar acontecendo a fim de restabelecer o bem-estar do pet. Confira o que fazer para cachorro dormir e como cuidar dele!
A frequência com que cães idosos não dormem à noite e apresentam dificuldade para dormir faz com que muitos encarem a situação como algo normal. Logo, deixam de investigar qual pode ser a origem do problema, o que é muito prejudicial para seu companheiro.
Nesse sentido, uma das explicações mais difundidas para um cachorro que não dorme à noite seria o fato de que ele dorme mais durante o dia.
Porém, de acordo com a Dra. Ana Paula, embora seja verdade que o metabolismo de cães mais velhos é mais lento, os cochilos diurnos não justificam. Eles não podem explicar a falta de sono noturna.
Na verdade, conforme explica a veterinária, se um cão idoso não dorme à noite ele está mais propenso à insônia. Isso porque eles pode apresentar certos problemas de saúde, como:
Portanto, ao observar que o cão idoso não dorme à noite com tanta facilidade, preste atenção para verificar se ele não apresenta outros sintomas.
Entre os sinais de que há algo de errado com a saúde do cachorro estão: falta de apetite, apatia, redução ou aumento no volume da urina e/ou das fezes, vocalizações excessivas, perda da comunicação com o pet, entre outros.
Ao notar mudanças na aparência ou nos hábitos do seu amigo, procure um veterinário.
O primeiro passo para entender o que pode estar por trás da insônia é identificar se o problema é recente. Ou então, pense se o pet sempre teve dificuldade para dormir e sempre foi um cachorro inquieto à noite.
Em geral, a insônia recorrente desde a juventude do cachorro costuma estar ligada a fatores ambientais. No entanto, se ela surgiu de uma hora para outra, independentemente da idade do cãozinho, é fundamental levá-lo para um check-up no veterinário o quanto antes.
Após uma avaliação criteriosa, geralmente com a ajuda de exames específicos, o profissional chegará ao diagnóstico, orientando sobre o tratamento adequado. Pode ser necessário até mesmo um remédio para o cachorro idoso dormir à noite.
Mesmo não havendo cura para alguns problemas de saúde, como nos casos de algumas doenças cognitivas, é possível adotar medidas efetivas. Elas ajudam a retardar a evolução do quadro e a melhorar a qualidade de vida do cachorro.
Em qualquer fase da vida do cão, alguns hábitos adotados durante o dia contribuem para que ele tenha noites mais tranquilas. Abaixo, listamos algumas das principais formas de como fazer o cachorro dormir à noite toda:
Quando um cão idoso não dorme à noite isso pode ter várias causas. Continue acompanhando o blog da Petz para mais dicas de como cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas!
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…