calopsita pode comer manjericao 2
Saber quais são os melhores alimentos para oferecer ao seu pet é muito importante para cuidar do bem-estar do seu amigo e evitar problemas de saúde. Se tiver um pássaro, provavelmente, você sabe que ele adora folhas, mas será que calopsita pode comer manjericão?
Muito usada na culinária para dar aroma e um toque de sabor a algumas receitas, essa erva aromática pode, sim, ser oferecida para a sua calopsita. Acompanhe o texto para saber mais sobre o que calopsita come.
Além de apresentar um cheiro bem característico e marcante, o manjericão é rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Isso sem contar as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Portanto, essa erva aromática faz bem para a saúde das pessoas e, de bônus, auxilia no processo digestivo. São vários os benefícios dela, mas será que a calopsita pode comer manjericão?
De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais dos Estados Unidos, a ASPCA, o manjericão não é tóxico para a calopsita, então ela pode ingerir a planta normalmente.
Como já mencionamos, a calopsita adora comer algumas plantas e verduras. A couve é uma das preferidas. Ela gosta também de folhas de cenoura e de beterraba, entre outras.
Dentre as ervas, o manjericão é uma ótima pedida e tem boa aceitação pelas calopsitas, assim como o alecrim, a hortelã e outras ervas. Se você vai oferecer manjericão para a sua amiga de penas, ele deve ser fresco e, de preferência, orgânico. Lave-o bem e dê para a calopsita. Temos certeza de que ela não vai recusar a oferta.
Uma dica para ter a erva sempre fresca em casa é cultivá-la em uma mini-horta. É superfácil de cuidar e pode ser bastante útil na preparação do molho daquela macarronada de domingo.
Agora que você já sabe que calopsita pode comer manjericão, nada de liberar geral e deixar a ave à vontade para comer quanto quiser! Aqui, é importante colocar um limite, afinal nada em exagero faz bem, certo?
Manjericão em excesso pode trazer mais prejuízos que benefícios para a saúde da calopsita. Portanto, veja como oferecer a erva de forma segura para a ave.
Afinal, o que calopsita pode comer? A alimentação da ave deve ser balanceada, saudável e nutritiva. Não há problema nenhum em variar os alimentos e oferecer frutas, verduras e manjericão de vez em quando.
Porém, é claro que, antes de dar algum alimento diferente, é importante saber se ele faz bem ou é prejudicial para a sua ave. Existem algumas frutas e verduras que são proibidas na dieta.
Além de entender se sua calopsita pode comer manjericão, é importante saber que a base da dieta da sua amiga de penas deve ser a ração extrusada. Desenvolvida especialmente para calopsitas que vivem em cativeiro, a ração possui a quantidade de fibras, carboidratos, gorduras e proteínas ideais para as necessidades diárias delas.
Como a calopsita tem o hábito de comer diversas vezes ao dia, você pode deixar a ração disponível o tempo todo. Porém, preste atenção: a porção deve ser pequena. A recomendação é oferecer o equivalente a 10% do peso da sua amiga de penas.
Sempre que mudar a dieta da ave ou quiser oferecer algo diferente do habitual, converse com um veterinário. Somente um especialista é capacitado para avaliar as necessidades do seu pet e dizer o que pode fazer bem e o que a calopsita não pode comer.
Agora que você sabe que a calopsita pode comer manjericão, que tal ler outros artigos sobre alimentação e bem-estar da ave? Acompanhe o blog da Petz e fique por dentro de todas as curiosidades e novidades do reino animal.
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…