calopsita engasgada
Um tutor de ave precisa saber o que fazer em caso de calopsita engasgada. Diferenciar os sons que a calopsita emite de um engasgo acidental é extremamente importante. Por isso, vamos ensinar como identificá-los a seguir!
Afinal, a calopsita faz alguns sons que podem deixar o tutor confuso e acreditar que ela esteja engasgada. Leia nosso artigo até o fim e saiba como proceder com sua ave de estimação.
A calopsita faz alguns movimentos e sons específicos que podem ser facilmente confundidos com engasgos. Portanto, fique atento aos comportamentos indicados abaixo para compreender melhor sua ave e não pensar que se trata de uma calopsita engasgada.
Esse comportamento é bastante comum em uma calopsita. Ela tem o costume de mexer o pescoço e a cabeça para os lados. É como se estivesse dançando, mas não se preocupe, pois é perfeitamente normal.
Algumas vezes, a calopsita abre o bico de modo que dá para ver até a língua. Essa atitude demonstra apenas que ela está relaxada, portanto, não é um indício de calopsita engasgada.
Outro comportamento comum na calopsita é abrir as asas. Geralmente, isso indica que ela está feliz em ver o tutor ou até se espreguiçando, sendo mais um dos hábitos normais da ave.
Não é incomum uma calopsita filhote regurgitar na época que está trocando a papinha pela ração. Isso também pode acontecer com a calopsita adulta, mas com pouca frequência, sendo um sinal de que ela comeu demais. Entretanto, se acontecer diversas vezes, e ela vomitar, um veterinário deve ser consultado.
O som de uma calopsita tossindo também pode ser confundido com a ave engasgada. Algumas vezes, a calopsita pode tossir e, se não for algo que aconteça com frequência, não há motivo para entrar em pânico.
Esses comportamentos fazem parte da ave e não são sinais de calopsita engasgada. No entanto, se forem frequentes, um especialista deve ser consultado.
O que fazer com uma calopsita engasgada? Um motivo de preocupação é que, caso ela esteja solta, você pode não ter percebido que ela colocou um pequeno objeto no bico.
Quando isso acontece, o objeto pode obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração da ave. Nesse caso, o mais indicado é levá-la imediatamente ao veterinário.
A ave não é como os humanos, portanto, nada de tentar fazer alguma manobra para desengasgá-la. Na maioria das vezes, ela consegue sair desse apuro sozinha, porém se você notar que ela está realizando movimentos estranhos e incomuns daqueles que está acostumado, não perca tempo.
O mais importante é sempre ficar atento à calopsita, afinal, quanto mais você convive e brinca com o seu pet, mais sabe sobre o comportamento dele. Agora, para te ajudar ainda mais, vamos falar o que calopsita não pode comer. Veja em seguida!
Primeiro, ao adotar essa ave, é importante entender o que a calopsita come no habitat. Na natureza, ela busca os alimentos preferidos, que atendem às suas necessidades.
Em cativeiro, ela precisa de mais atenção. Se você der qualquer tipo de alimento à calopsita em cativeiro, ela pode ganhar peso, uma vez que não se exercita tanto quanto no habitat. Portanto, o alimento ideal para ela é a ração, que contém tudo que é necessário para um desenvolvimento saudável.
Aliás, esses alimentos não são bem processados pelo organismo da calopsita, fazendo-a vomitar. Portanto, caso queira oferecer um agrado a ela com o aval do veterinário, algumas frutas estão moderadamente liberadas.
Agora que você já sabe mais sobre calopsita engasgada e os movimentos que podem ser confundidos com o problema, veja as frutas que ela pode comer de vez em quando:
Todas essas frutas estão liberadas, entretanto, nunca dê sementes para as calopsitas ou outros tipos de pets. Algumas delas possuem toxinas que fazem mal aos bichinhos. Outra dica é comprar frutas orgânicas. Assim, até a casca pode ser liberada.
Gostou de saber os cuidados com uma calopsita engasgada e evitar que isso aconteça? Então, não deixe de acompanhar outras dicas de bem-estar para sua ave de estimação aqui, no blog da Petz!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…