A alimentação natural para cães é uma maneira interessante de promover enriquecimento alimentar, além de ser recomendada no tratamento de alguns problemas de saúde. Entretanto, ela costumava apresentar desafios, como a necessidade de dispor de tempo livre para preparar as refeições e de espaço na geladeira para armazená-las. Isso até a chegada da nova linha de produtos Zee.Dog Kitchen, uma linha de refeições completas e balanceadas para a substituição total ou parcial da ração. Conheça mais detalhes a partir de agora!
Segundo explica a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrição canina, alimentação natural para cães é a expressão usada para designar as dietas feitas à base dos mesmos ingredientes de origem animal e vegetal usados no preparo das nossas refeições.
Mas atenção! Isso não significa oferecer ao pet sobras de comida da panela. Ao contrário, esse tipo de dieta requer um processo rigoroso na escolha dos ingredientes e no cálculo de sua quantidade.
“Para escolher a dieta caseira, é importante conhecer as necessidades nutricionais com base na espécie e na faixa etária do pet”, diz a veterinária. A respeito da suplementação, Porsani destaca que ela sempre é necessária na alimentação natural a fim de evitar a deficiência de aminoácidos essenciais e vitaminas.
Quanto aos alimentos utilizados em sua elaboração, a especialista diz que qualquer ingrediente que não tenha potencial tóxico, que seja palatável e que tenha o perfil nutricional adequado pode entrar para o cardápio. Alguns exemplos são arroz, chuchu, carne, frango, batata-doce, entre outros.
Uma vez que pode ser preparada com ingredientes nutritivos e palatáveis, a alimentação de cachorro natural é uma das melhores maneiras de promover o enriquecimento alimentar, permitindo que o cachorro aprecie diferentes sabores e texturas.
Essa possibilidade é especialmente importante no caso de cães que têm o paladar mais seletivo, chegando a pular algumas refeições devido ao pouco interesse pela ração.
Ainda segundo a especialista, a alimentação natural é altamente recomendada para cães que possuem mais de um problema de saúde, não havendo ração medicamentosa adequada. Como exemplo, ela cita cães obesos com alergia alimentar e pacientes com doença renal e hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue).
Embora tenha como vantagens a alta palatabilidade e a possibilidade de individualização da dieta, a alimentação natural tradicional também implica numa série de desafios. Além de depender da elaboração de um cardápio por um veterinário especializado, demanda tempo de preparo. As refeições, se feitas de uma única vez, também acabam ocupando muito espaço na geladeira ou no freezer.
Por fim, o porcionamento das refeições muitas vezes requer embalagens que impactam negativamente o meio ambiente. Conforme explica Rafael Nicolau, analista de Customer Experience da Zee.Dog, a nova linha Zee.Dog Kitchen surgiu da vontade de revolucionar o campo da alimentação saudável para cachorros, superando esses obstáculos a partir de três pilares:
Todas as refeições são formuladas e aprovadas por veterinários de acordo com as necessidades dos cachorros conforme faixa etária e quadro de saúde. Além das refeições para adultos e filhotes nos sabores carne e frango, a linha conta com opções funcionais para cães com necessidades especiais.
Todas as refeições são suplementadas com os aminoácidos essenciais triptofano, taurina e metionina, bem como com extratos vegetais que garantem o aporte recomendado de vitaminas. Assim, elas já vêm prontas, sem a necessidade de suplementos adicionais.
Nada de embalagens plásticas que dificultam a reutilização e levam centenas de anos para se decompor. A sustentabilidade da ração para cachorro da Zee.Dog Kitchen começa com a produção dos alimentos utilizados no preparo em fazendas pequenas e selecionadas.
Nelas, o material orgânico é aproveitado para cultivo de proteínas de insetos. Já as embalagens de vidro podem ser reutilizadas na armazenagem ou encaminhadas para a reciclagem.
A tecnologia e a capacidade de inovação estão por trás de um dos principais diferenciais da Zee.Dog Kitchen: o fato de as refeições não necessitarem de congelamento. Isso é possível graças a uma tecnologia importada da França que permite o cozimento dos alimentos dentro do pote já lacrado, dispensando seu contato com o oxigênio.
Isso cria um ecossistema rico e estável no interior dos potes de vidro, possibilitando que o alimento seja armazenado por até 12 meses na prateleira das lojas ou de casa. Assim, não é preciso se lembrar de descongelar a comida do pet no dia anterior.
Basta abrir a embalagem e servir a refeição ao seu amigo. Lembrando que, após aberta, a comida para cachorro deve ser mantida em geladeira e consumida em até cinco dias.
De acordo com a Dra. Mariana Porsani, se o cachorro passou por um check-up recentemente e está com a saúde em dia, a transição para uma alimentação natural formulada por empresa idônea, como a Zee.Dog, pode ser feita sem problemas. Contudo, é importante que ela ocorra de maneira gradual para evitar problemas gastrointestinais.
O processo de transição seguro recomendado pelas Zee.Vets pode ser feito ao longo de sete dias, conforme o esquema abaixo:
Além da substituição total da ração, você também pode optar pela substituição parcial, já que as 9 opções de Zee.Dog Kitchen podem ser utilizadas como como um complemento da ração.
Se seu cachorro sofre com algum problema de saúde ou tem apresentado alterações na aparência ou no comportamento, consulte um veterinário antes de fazer a mudança. Para dúvidas mais gerais, que não dependam de um check-up, a Zee.Dog conta com as Zee.Vets.
Formada por uma equipe de veterinários, a iniciativa tem como missão tirar as dúvidas dos clientes em relação ao uso dos produtos da marca. O contato pode ser feito por e-mail, WhatsApp, Instagram ou agendando uma ligação. Confira outros conteúdos como este, sobre a Zee.Dog Kitchen, aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…