Não saber se Yorkshire é bravo é comum, afinal, essa raça é conhecida por suas personalidades distintas e características de temperamento variadas. Ansiosa para qualquer aventura, é considerada uma raça energética, corajosa, leal e inteligente.
Não é à toa que essa é uma das raças de cachorros pequenos mais desejadas, não é mesmo? Além disso, é um cãozinho que não possui noção do seu próprio tamanho, o que pode ocasionar um comportamento diferenciado. Então, continue lendo este artigo e conheça muitas curiosidades a respeito dele.
O cachorro Yorkshire é um cão muito alerta e esperto e caçador. Ele tende a estar sempre ciente do que está acontecendo ao seu redor e pode ser um bom cão de alarme, alertando a presença de estranhos. Embora seja um cão pequeno, é muito carinhoso e gosta de estar próximo ao seu tutor.
Ele geralmente é um cão afetuoso e desfruta de interações sociais. É energético, tem uma boa quantidade de energia para cães de pequeno porte, gosta de brincar e correr. Esta pode ser uma característica divertida para interações ativas com seu tutor e, principalmente, com crianças.
Às vezes, esse excesso de energia do cãozinho pode levá-lo a latir demais, dependendo dos estímulos a que está exposto. Essa agitação sonora pode ser confundida com o temperamento feroz, levando as pessoas a acreditarem que o Yorkshire é bravo.
A teimosia também está entre as características dessa raça, e alguns cães podem ser teimosos e determinados, o que torna o treinamento um desafio. A consistência e a paciência no treinamento são essenciais para obter bons resultados.
Apesar de seu tamanho pequeno, a raça de cachorro Yorkshire tem uma atitude corajosa e destemida, podendo enfrentar situações desafiadoras com confiança. É sociável com outros animais quando socializado, e o melhor resultado nessa socialização vem quando ela se inicia desde filhote e é realizada da maneira correta.
Por ser um cão de companhia, ele tende a se apegar muito ao seu tutor e pode ficar ansioso quando deixado sozinho por longos períodos. É importante proporcionar a ele companhia e estímulo mental para prevenir possíveis problemas e alterações de comportamento.
O Yorkshire é frequentemente considerado cão de colo, adorando ser acariciado e carregado por seu tutor. Além disso, é muito brincalhão e pode se dar bem com pessoas de todas as idades.
Ele tem uma melhor relação com crianças mais velhas que já foram ensinadas a respeitá-lo, do que com bebês e crianças pequenas. Por não obedecerem os limites do cãozinho e deixá-lo mau-humorado, esses indivíduos podem desencadear uma reação negativa por parte dele.
O Yorkshire é um cachorro leal e que adora estar com seu tutor, mas essa raça traz diversos desafios pois os tutores tendem a humanizá-los por terem se tornado cães de colo.
A falta de socialização, de estímulos das necessidades da raça pode contribuir para o yorkshire manifestar comportamentos e atitudes indesejáveis, tornando a reversão desses hábitos mais dificultosa do que a melhor adaptação no decorrer do seu treinamento. Por isso, é muito importante o tutor dispor de atenção e cuidado no momento de educar o cão, principalmente no período inicial.
Por ser um cachorro inteligente, ele aprenderá mais rápido, gerará menos situações indesejadas e menos reflexos no desvio de comportamento, o que pode confundir seu comportamento e fazer com que as pessoas pensem que o Yorkshire é bravo.
Para tornar esse processo educacional algo mais agradável e seguro tanto para o tutor quanto para o cão, existem diversos meios e produtos que auxiliam na jornada. Existem profissionais especializados no adestramento de cães, brinquedos que ajudam no enriquecimento ambiental e muitas opções.
Agora que você já sabe se o Yorkshire é bravo e aprendeu sobre as principais características da raça, temos certeza de que, ao escolher esse animalzinho para se juntar à família, a decisão será mais consciente e segura. Acesse o site da Petz para encontrar petiscos e outras utilidades para os cães dessa raça.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…