verruga em cao
Os tutores sempre ficam preocupados quando surge algo de diferente no corpinho ou nos hábitos do seu bichinho de estimação. No caso de aparecimento de uma nova verruga em cachorro, por exemplo, a apreensão faz todo o sentido.
Há algumas verruguinhas bastante inofensivas que incomodam mais os tutores do que os próprios pets. O ideal é levar o cão para uma consulta, para que o médico-veterinário avalie as formações de pele. Afinal, existem tumores benignos e malignos que podem ser bem parecidos e, muitas vezes, é preciso pegar uma amostra deles com uma agulha para ver, ao microscópio, que tipo de célula está se proliferando ali.
Conheça a seguir alguns tipos de problemas de pele muito comuns nos cachorros, e como tratá-los!
Quem gosta de acompanhar notícias médicas já deve estar familiarizado com o termo. Afinal, o papilomavírus humano, também conhecido como HPV, tem sido associado a uma série de doenças. Nesse sentido, o papilomavírus canino é bem menos perigoso.
Com aspecto de couve-flor, é possível encontrar essa verruga em cachorro filhote e também nos adultos, ela se instala principalmente em áreas de mucosas (nariz, pálpebras e lábios) e podem ser tão numerosas que, conforme a localização, impedem o animal de comer ou de enxergar direito.
Entre os cães, a doença é altamente contagiosa, mas as formações só surgem quando o sistema imune está debilitado. Por isso, embora possa afetar animais de qualquer idade, elas são mais frequentes em filhotes, idosos ou animais doentes.
Ah, e não se preocupe: a doença não é transmissível para humanos.
Os adenomas sebáceos são as típicas verrugas dos cães mais velhos.
Eles se formam devido a alterações nas glândulas sebáceas, são quase sempre benignos e é muito comum aparecer essa verruga no cotovelo do cachorro, assim como nas patas e no abdômen.
O maior prejuízo é quando surgem perto dos olhos e acabam raspando na córnea do animal, exigindo a retirada cirúrgica.
A pergunta só pode ser respondida com outra pergunta: que tipo de formação é a verruga do seu pet? Para isso, o animal precisa ser levado ao médico-veterinário, que vai avaliar a formação e, dependendo do resultado, pode receitar um remédio para tirar verruga de cachorro.
Lembre-se que tumores malignos devem ser retirados. Tumores benignos podem ter indicação cirúrgica se estiverem atrapalhando a visão, a alimentação, sangrando ou inflamando. Papilomas podem ser tratados com medicamentos orais. Enfim, tudo depende do tipo de verruga.
Portanto, encontrou uma verruguinha no seu animal? Investigue. Procure a clínica Petz mais próxima a você e agende já uma consulta!
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…
Além do comportamento e da sociabilidade, a anatomia dos felinos gera curiosidade entre os responsáveis,…
Ainda que muitos cachorros apreciem o trajeto de carro, pode acontecer do pet não conseguir…
Não há dúvidas de que sentimos muita falta dos pets, principalmente quando saímos para trabalhar…