Basta você deixar o pet sozinho um minuto para o caos se instalar em sua casa? O peludo estranha crianças ou outros animais? Você fala “não pula”, e ele faz exatamente o contrário? Aprenda a lidar com essas situações com nossos truques de treinamento para cachorro!
Além disso, passar mais tempo com o peludo fazendo atividades saudáveis e divertidas é o desejo de muitos tutores. Isso é altamente recomendado pelos médicos-veterinários devido aos benefícios físicos e psicológicos que proporciona. É tudo de bom fazer o treinamento para cachorro!
Qualquer adestramento de cachorro começa com os ensinamentos básicos. Um cão que não obedece a um mínimo de comandos não conseguirá aprender truques mais sofisticados, como saltar e pegar objetos específicos.
Claro que esse não é o objetivo de muitos tutores, que ficariam contentes se o peludo somente obedecesse ao “fica”, “larga” e “não pula”. Porém, não se preocupe: hoje ensinaremos diversos comandos de treinamento para cachorro, desde o básico até o avançado.
Saber como adestrar seu cachorro para comandos básicos é muito fácil, e você provavelmente já fez isso, mesmo sem saber. Nessa categoria, estão os comandos “senta”, “deita” e “fica”.
Esses comandos são uma forma de você criar uma melhor comunicação com ele. Sendo assim, é o começo de tudo.
Não somente para essa etapa, mas para todas que veremos a seguir, o tutor vai precisar de um local tranquilo, sem perturbações ou interrupções, além de uma boa porção de petiscos. E como adestrar um filhote? Filhote ou adulto, o processo é o mesmo!
Chame a atenção do peludo para o petisco. Deixe que ele veja que o receberá caso faça o que lhe foi mandado. Mova o petisco do focinho para a cabeça, pois esse movimento o fará sentar. Quando ele fizer isso, dê o petisco.
Se ele ainda não entendeu o que fazer, faça o mesmo movimento até que ele sente sem você forçar, e dê o petisco. Logo ele compreenderá o que deve fazer. Aos poucos ele vai aprendendo com seu gesto e tudo fica mais fácil.
O comando “deita” é ensinado da mesma forma que o “senta”. Para que ele entenda o que precisa fazer, pegue o petisco, o coloque no SENTA, abaixe o petisco até o chão mirando entre as patas da frente até deitar.
Como treinar meu cachorro o comando fica? Ensinar o peludo a ficar parado até que se permita que ele saia ou venha até você é o objetivo desse truque. Fica mais fácil se ele já souber sentar.
Peça que o cachorro sente e diga “fica” com a mão aberta, com a palma virada para ele (o sinal universal de “pare”). Afaste-se um passo para trás mantendo contato visual. Dê um passo para trás e volte rapidamente. Ao longo do tempo, vá aumentando o tempo e a distância enquanto ele fica confortável naquele local. Sempre retorne recompensando por esse tempo de separação entre você e ele.
Após o peludo aprender os comandos básicos, o treinamento para cachorro fica bem mais fácil. Agora, ele já entendeu que o tutor está ensinando coisas novas para ele e que muitos petiscos estão envolvidos nesse processo!
É isso mesmo: o adestramento de animais realizado com o reforço positivo é muito mais rápido e prazeroso para eles. Só tome cuidado para ele não ganhar alguns quilos a mais!
Por mais que esse comando seja considerado avançado, ele não é difícil para aquele pet que já passou pelo ensinamento básico. O tutor vai usar o comando “vem” nesse ensinamento.
Coloque um cabo de vassoura no chão e chame o cachorro. Quando ele passar pelo cabo, diga “pula”. Vá aumentando o tamanho do obstáculo conforme ele vai entendendo o que fazer.
Para aqueles cães que pulam nas pessoas quando elas se aproximam, o ideal é ignorar o pulo como parar a brincadeira, dar as costas, não manter contato visual até se acalmar e ganhar atenção quando estiver ou sentado ou em estação
Lembre-se que de nada adianta punir o peludo por fazer coisas erradas, pois ele não compreende e pode ficar com medo de você. Quando ele pular em você, ignore-o. Outra tática boa é se antecipar a ele. Ao vê-lo correndo em sua direção, mande-o sentar ou parar.
O Dr Pet Separou 3 truques fáceis, confira no vídeo:
Agora que o pet já está bem adestrado, é possível ensiná-lo muitos nomes de objetos. Provavelmente, ele já sabe o que é bolinha, sabe o nome de seus bichinhos de pelúcia e das pessoas da casa.
Contudo, ele é capaz de aprender muito mais. Ele pode pegar seus chinelos, por exemplo, ou até mesmo guardar seus próprios brinquedos no lugar. É simples: basta pegar o objeto e nomeá-lo várias vezes, oferecendo o petisco.
Agora que você já sabe tudo sobre treinamento para cachorro, chegou a hora de colocar seu aprendizado em prática. Para isso, conte com a loja da Petz para ajudá-lo. Aqui você encontra os petiscos mais saborosos para ele, venha conferir!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…