O Poodle é uma das raças mais populares no Brasil. De diversos portes e cores, é um dos cães mais inteligentes dentre as raças caninas conhecidas. Veja como adestrar Poodle é fácil com nossas dicas!
De acordo com Stanley Coren, psicólogo estudioso do comportamento canino que escreveu o livro “A inteligência dos cães”, em 1994, o Poodle ocupa o segundo lugar no ranking de inteligência canina, perdendo apenas para o Border Collie.
A interessante pelagem encaracolada desse pet também lhe confere outra fama: a de que não perde pelos. Isso é verdade, pois o Poodle é uma das poucas raças de cães que não solta pelos na casa toda!
O seu temperamento sociável, alegria, lealdade, bela aparência, grande capacidade de adaptação e porte elegante fazem desse animal um companheiro ideal para crianças, adultos e idosos. Ele vive bem tanto em casas quanto em apartamentos, gosta de outros cães e aceita muito bem os gatos quando bem socializados.
Além disso, o Poodle é um animal longevo, alcançando facilmente os 18 anos. Pode ter porte anão, pequeno, médio ou grande. Já escolheu o seu porte ideal? Se sim, aprenda agora como adestrar Poodle!
Conhecer a origem da raça é importante para saber como adestrar Poodle, considerando seus pontos fortes e fracos. O Poodle originalmente era utilizado como apanhador de caças abatidas que caíam na água. Para realizar esse trabalho, os caçadores selecionavam os animais com mais facilidade de manejo, habilidade em terrenos variados, boa resistência física e fácil adaptação ao ambiente aquático.
Pensando nisso, os Poodles precisam ter algumas necessidades atendidas. O grau de energia do pet é grande, e ele não se cansa com facilidade. Embora seja muito inteligente, se não gastar essa energia, o Poodle pode se tornar um cão ansioso e estressado, como qualquer outro cão.
Como adestrar Poodle adulto não difere muito do treino de um filhote. A vantagem é que o adulto é mais focado e consegue ficar mais tempo em treinamento. Quando pensamos em como adestrar um cachorro, os comandos “senta” e “deita” são os mais fáceis. Basta colocar o pet na posição que quer ensinar e oferecer petiscos e carinhos para ele associar a palavra ao comando e ao petisco.
Adestrar um Poodle filhote requer dedicação e tempo livre para se trabalhar com pequenos treinos diários. Como o cachorro é muito inteligente, aprende com facilidade os truques e comandos com poucas repetições. Viu como adestrar cachorros filhotes é fácil?
Uma dica de como adestrar cachorro Poodle: você vai precisar de um estoque a mais de petiscos, uma vez que trabalhar com o reforço positivo dá resultados muito mais rápidos. Jamais puna ou brigue com o animal. Ele não entenderá, e isso só o deixará com medo de você.
A socialização nada mais é do que apresentar ao cachorro o maior número possível de coisas diferentes. É o repertório dessa socialização que fará com que ele seja um adulto sem medos. É interessante ensinar o filhote a usar o banheiro, por exemplo.
A raça Poodle é muito sociável naturalmente e aceita de bom grado novos estímulos, mas não é por isso que você deve deixar a socialização de lado. Realmente, ela é a etapa mais importante da vida do filhote.
É com a socialização que o pet aprende as regras de convivência com pessoas e outros animais. Além disso, a partir dela, ele se acostuma com barulhos, cheiros, estímulos visuais, toques de diversas pessoas e com o manejo que sofrerá ao longo de sua vida, no banho e tosa, e também no veterinário.
Se a sua dúvida é como adestrar filhote de Poodle para ele não morder, saiba que os cães usam a boca para fazer várias atividades, e caçar e morder faz parte das brincadeiras. Porém, a diversão se torna desagradável quando eles caçam nossos pés e mãos, pois acabam nos machucando, não é mesmo?
Quando o filhote começar a morder, devemos parar a brincadeira imediatamente e oferecer um brinquedo que seja apropriado para isso. Rapidamente, ele vai entender que você se afasta quando ele morde e vai parar.
Primeiro, escolha um comando. o comando gestual acaba sendo mais fácil para ele, sendo assim, você até pode falar “dá a pata”, mas o que ele vai entender mesmo é seu gesto.
Seu cão deve estar sentado. Procure virar sua mão ao lado da cabecinha dele até o momento em que ele vá em busca do petisco com a pata. Daí é só oferecer o petisco e repetir várias vezes.
Como adestrar Poodle é fácil e divertido para o tutor e para o peludo. Serão horas muito agradáveis que reforçarão esse vínculo. Caso precise de ajuda nesse processo, confie na equipe de adestradores experientes da Cão Cidadão.
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…
Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…
Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…
Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…
Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…
A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…