Apesar do tamanho ameaçador e da cara de poucos amigos, o Rottweiler é um animal companheiro, carinhoso e fiel à sua família. Mas você sabia que existem vários tipos de Rottweiler?
Pois é! Poucas pessoas sabem, mas há mais de um tipo de Rottweiler. As diferenças entre eles não são muito grandes, ficando em torno da altura, peso e formato da cabeça. Ficou curioso? Então, continue nos acompanhando!
Talvez você já tenha feito alguma pesquisa na internet e lido sobre muitos tipos de Rottweiler diferentes. A verdade, porém, é que somente duas variedades da raça são aceitas internacionalmente como Rottweillers puros: Rottweiler Alemão e Americano.
Embora o Alemão e o Americano sejam bastante parecidos em relação ao comportamento e à cor, eles possuem definições próprias dentro da categoria de cães de guarda do Kennel Club e demais associações de criadores de cães. A seguir, você conhecerá um pouco sobre eles.
O Rottweiler Alemão é considerado o original da espécie, ou seja, é dele que o Americano se originou. Nascido na região da Alemanha, que dá nome à raça, foi criado para o pastoreio e foi ganhando funções de guarda a partir do século 20, o que o tornou altamente popular no restante do mundo.
De acordo com o Clube Alemão de Rottweiler, a altura de um cão legítimo da raça varia entre 61 e 68 cm, e o peso é de cerca de 40 kg para as fêmeas e 50 kg para os machos. O corpo é sempre musculoso e robusto.
O padrão da raça de cachorro Rottweiler Americano nasceu anos após o Alemão. Criadores dos Estados Unidos decidiram adaptar o original criando uma variante própria. Com poucas diferenças entre si, alguns estudiosos chegam a definir o americano como uma simples cópia do europeu.
No entanto, isso não é verdade. Entre as características físicas desse exemplar está o porte maior, chegando a pesar exagerados 80 kg. Apesar de ser um Rottweiler musculoso, ele tem menos força física do que o europeu, predominando a velocidade em detrimento do primeiro.
Amantes de cães por todo o Brasil adoram saber mais sobre todos os tipos de raça, seja para comprar, seja para treinar ou simplesmente exercitar a curiosidade. Você sabia que um dos tipos de Rottweiler é o cabeça de touro?
A designação não representa um dos tipos de raças de Rottweiler propriamente ditos. Segundo seus criadores, não há Rottweiler com essa denominação técnica. O termo é uma referência ao cão proveniente da Alemanha, com a seleção de filhotes oriundos de pais com a cabeça maior.
O Rottweiler “cabeça de touro” recebeu esse apelido apenas por ter o rosto um pouco maior do que as variantes alemã e americana. Fora isso, essa raça possui as mesmas características de seus antecessores: pelagem curta, coloração preta, detalhes em marrom e porte grande.
Assim, é correto dizer que não há muitos tipos de Rottweiler, mas sim algumas derivações da linhagem alemã que se diferenciam em relação à altura e ao peso do animal. No caso do cabeça de touro, nota-se um crânio mais robusto.
Basicamente, a única característica que diferencia os tipos de Rottweiler “cabeça de touro” dos outros é que a cabeça dele é mais robusta. Essa característica só é possível de reconhecer nos animais adultos, por isso, observe se os pais possuem o crânio assim.
A forma trapezoidal da cabeça desse tipo de cachorro Rottweiler se assemelha muito à do bovino e é um pouco maior em comparação à de outros cães. Mesmo assim, ela tem somente caráter estético, não interferindo na mordida do animal, por exemplo.
O Rottweiler, seja Alemão ou Americano, é bastante amável e pacífico, principalmente se for adotado bem cedo. Ele pode ser muito apegado à família e até às crianças. É claro que não é uma regra, então, é sempre necessário ter a supervisão de um adulto na hora das brincadeiras.
Como a origem dele tem relação com o pastoreio, é um cão naturalmente trabalhador, ou seja, muito ativo. Assim, o cão exige sempre muita atenção e espaço para atividades físicas. Inclusive, outra característica marcante desse animal é a tendência à obesidade, por isso, fique de olho na balança!
Estimular a prática de exercícios e ter uma alimentação balanceada é a chave para o crescimento saudável do cão. Viu como o Rottweiler pode ser amigável e não tão sério quanto parece? Ter um companheiro desses no dia a dia pode trazer muitos momentos de alegria para a família toda!
Uma curiosidade sobre a raça é que as cores de Rottweiler possíveis são preto com marcações laranja ou marrom, não sendo admitida nenhuma mancha branca, nem mesmo no peito. Claro que, se o peludo possui uma charmosa manchinha branca, não significa que não seja puro.
Depois de saber mais sobre os tipos de Rottweiler, que tal passar na Petz para adquirir os brinquedos ideais e manter esse grande companheiro entretido? Aqui você encontra diversos produtos e informações úteis para cuidar do seu cãozinho.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…