A humanização dos pets trouxe avanços recentes à medicina veterinária e ao desenvolvimento de produtos e serviços visando aumentar seu bem-estar. Por outro lado, ela também pode acarretar alguns problemas. Por exemplo, a tendência a querer aplicar nos cães procedimentos que não são adequados para eles, como a tatuagem em cachorro.
De acordo com a Dra. Mariana Uchôa Lyra, médica-veterinária especialista em dermatologia, a técnica já foi muito usada e continua sendo uma opção para fazer a identificação do pet. Pode ser realizada na parte interna da orelha com tinta indelével, trazendo o número de registro do animal.
Lembrando que, em geral, esse método de identificação não é reconhecido para fins de viagem ao exterior, sendo obrigatório o uso de microchip. Veja mais sobre tatuagem para cachorro e entenda a questão a seguir.
Diferentemente das tatuagens de identificação, a tatuagem em cachorro para fins puramente estéticos é proibida. Elas podem ser consideradas crimes de maus-tratos aos animais, passíveis de serem punidas com reclusão de dois a cinco anos. Também existe a possibilidade de multa e proibição da guarda do pet pelo infrator.
Conforme dispõe o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, é proibido “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” (1998).
Tattoo em cachorro se encaixa na definição, já que, de acordo com a Dra. Mariana, ela provoca dor local nos animais. Além do risco de levar ao surgimento de infecções que colocam em risco a saúde do pet.
Por isso, ao ver um cachorro com tatuagem no dia a dia ou nas redes sociais, não incentive a prática. Até o momento, nós nos referimos exclusivamente às feitas com tinta e agulha. Entretanto existem outros tipos temporários e menos agressivos, como a tatuagem em cachorro que é de henna, ou mesmo adesivos vendidos em cartelas.
Para a dermatologista, o risco de alergia causado pelo uso desse tipo de produto em cachorro é o mesmo que para nós, ou seja, não muito alto. “Mas, eventualmente, pode haver aquele indivíduo com maior sensibilidade aos ativos de uso”, alerta a especialista. Portanto, o ideal é sempre fazer um teste prévio numa região pequena e localizada do corpo.
Felizmente, ainda que vez ou outra a gente se depare com cachorros tatuados na internet, não se observa uma tendência forte nesse sentido. Entretanto, diversos outros procedimentos prejudiciais aos pets acabam ganhando fama e chamando a atenção de tutores.
Nesse sentido, é preciso estar atento, pois além da tatuagem no cachorro, alguns procedimentos seguros podem se tornar perigosos se feitos de maneira inadequada.
“Procedimentos de pintura de unhas e pelame não causam grande prejuízo se forem feitos com produtos confiáveis”, diz a Dra. Mariana. “Mas caso a procedência não seja boa, o animal pode até se intoxicar”, alerta a dermatologista.
Segundo a especialista, a retirada das garras, o corte de caudas e orelhas, a colocação de brincos, piercings e implantes também se enquadra em crime ambiental. Todos esses crimes estão sujeitos à pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Além de procedimentos estéticos, outras técnicas populares também são prejudiciais, como o uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas, cujos hormônios podem causar diversos efeitos colaterais, como o câncer de mama; e a cirurgia nas cordas vocais para impedir que o pet vocalize. Esta também se enquadra em crime ambiental e pode ser punida com detenção.
Antes de fazer qualquer procedimento diferente no seu pet, não deixe de conversar com um médico-veterinário para tirar as suas dúvidas, como no caso da tatuagem em cachorro. E para aqueles que gostam de caprichar no visual do cão, os Centros de Estética da Petz oferecem diversos serviços, como hidratação e tosas especiais, feitas em ambiente seguro por profissionais capacitados.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…