Muitos tutores se perguntam: “se castrar o cachorro, ele para de marcar território?”. Feita em momento oportuno, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde dos cães. Entre eles, alguns dos mais conhecidos são seus efeitos positivos no controle populacional e na prevenção de doenças ligadas aos hormônios sexuais, como alguns tipos de câncer.
Não bastasse isso, o procedimento também pode promover mudanças positivas no comportamento do pet. E é justamente sobre uma dessas possíveis mudanças que iremos falar agora. Afinal, se castrar o cachorro, ele para de marcar território? Confira a seguir se depois de castrado o cachorro continua marcando território ou não.
A relação de castrar o cachorro com o controle populacional e o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de útero em cadelas, é bastante evidente. Já quando o assunto são seus impactos no comportamento, a questão tende a despertar mais dúvidas.
A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo, fala sobre o assunto. Segundo ela, a explicação sobre o que fazer para o cachorro parar de marcar território é que a castração interfere diretamente na produção de alguns hormônios que estão atrelados ao comportamento.
No caso da testosterona, ela está bastante ligada aos impulsos sexuais e a comportamentos territorialistas, como quando o cão está marcando território. Por esse motivo, uma vez realizada a castração, ela pode inibir ou reduzir o problema da marcação de território que tanto incomoda alguns tutores.
Quando responder à pergunta “se castrar o cachorro, ele para de marcar território?”, é importante dizer que a castração pode ter efeitos no comportamento, e isso não quer dizer que ela resolva todos os problemas como num passe de mágica.
Mas por que castrar o cachorro pode ser bom? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que nem todos os comportamentos indesejados estão intimamente ligados aos hormônios sexuais.
Problemas como ansiedade por separação, vocalização excessiva e dificuldade de socialização com estranhos, por exemplo, não se alteram com o procedimento. Mesmo quando o comportamento tem a ver com os hormônios, porém, o impacto da cirurgia depende de fatores como quando ela foi realizada e a origem do comportamento.
“Como há redução do estímulo hormonal, a castração de cachorro pode eliminar alguns comportamentos. Porém, sabe-se que pacientes podem tê-los adquirido como algo natural também”, explica o Dr. Thiego Aguilar, também médico-veterinário da Petz.
Em relação à idade, em geral, os cães passam a levantar a perna a partir da maturidade sexual, justamente devido ao estímulo hormonal. Por isso, conversar com o veterinário sobre a realização da cirurgia com o pet ainda jovem ajuda a impedir que esse e outros hábitos se desenvolvam.
Ainda que possa minimizar o problema, se o seu cachorro já adquiriu o hábito de marcar território, é possível que a castração não elimine o comportamento por completo. Nos casos em que o cãozinho causa inconvenientes, urinando fora do local determinado, a saída é ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo por meio do reforço positivo.
Se tiver dificuldade no processo, vale a pena buscar a ajuda de um consultor comportamental. Por outro lado, se o seu cachorro costuma fazer as necessidades no lugar certo, apenas levantando a perna para urinar durante os passeios, não há motivo para inibir esse comportamento natural dos cães.
Na verdade, é positivo deixar que o pet explore o ambiente e que expresse seus comportamentos naturais durante a atividade. Só tome cuidado para evitar que o cachorro cheire locais muito sujos ou as fezes de outros animais, uma vez que estas podem ser foco de contaminação.
Se a questão “se castrar o cachorro, ele para de marcar território?” foi respondida e você quer saber mais sobre comportamento e cuidados com os animais de estimação, então continue acompanhando o blog da Petz. Aproveite também e acesse nosso site para encontrar produtos para seu amigo de quatro patas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…