Todo tutor gosta de ver seu amigo de quatro patas saudável, brincalhão e feliz. Por isso mesmo, ao se deparar com uma pata de cachorro inchada, é normal ficar preocupado.
Afinal, assim como nós dependemos de nossos braços e pernas para uma série de atividades, os cães também usam as patas para tudo: desde locomoção até auxílio na regulagem da temperatura corporal por meio dos coxins, passando pela apreensão de objetos, como os brinquedos.
A seguir, conversamos com um de nossos veterinários sobre qual é a principal causa da pata do cachorro inchada e o que fazer em caso de suspeita.
Por mais que a gente não saiba por que o cachorro com pata inchada estar assim, alguns sintomas são bons indicativos de que há algo de errado em nosso organismo ou com a saúde dos pets. É o caso, por exemplo, da febre ou de edemas. Mas você sabe por que ocorre o inchaço?
Sintoma típico de inchaço na pata do cachorro, o edema é resultado da reação do organismo a alguma alteração importante. Funciona assim: quando as patinhas são lesionadas ou invadidas por micro-organismos, o corpo dos cachorros emite um sinal interno de que algumas células estão sendo danificadas.
Como uma das estratégias de defesa, o organismo do pet se “reorganiza” para enviar glóbulos brancos, aumentando o fluxo sanguíneo e de plasma na região. Como resultado, a área lesionada incha e também pode ficar dolorida.
Resumindo, o inchaço na pata de cachorro faz parte de uma reação inflamatória provocada por alguma lesão ou infecção. Especialmente quando o edema vier acompanhado de outros sintomas, como dor e febre, procure um médico-veterinário!
Agora que você sabe que o inchaço é resultado de um processo inflamatório de combate a alguma lesão ou infecção, pode estar pensando: certo, mas quais são as principais causas do problema e quais são outros sintomas de que há algo de errado?
“As causas mais comuns na rotina veterinária são os traumas, como esforços ao caminhar no passeio, algumas torções e até mesmo traumas que podem causar fraturas”, diz o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz Piracicaba.
“Porém, não devemos esquecer de causas simples e rotineiras, como subir ou descer de camas e sofás, ou brincadeiras com o pet em que o fazemos correr e saltar. Lembrando que os pisos lisos são sempre mais propensos a causar essas alterações que deixam a almofada da pata do cachorro inchada”, completa o especialista.
Além do inchaço, outros sinais de trauma na patinha do cãozinho são:
Inflamações em qualquer lugar do corpo também podem provocar outros sintomas menos específicos, como febre, falta de apetite e prostração.
O tratamento do edema na patinha vai depender da causa do problema, que poderá ser diagnosticada somente por um veterinário por meio de avaliação clínica e alguns exames de imagem, principalmente nos casos de pata do cachorro inchada e com pus. “Devemos sempre levar em conta possíveis frouxidões, estiramentos e até rupturas de ligamentos”, diz Rafael.
Seja como for, o veterinário diz que, em caso de traumas, é recomendado restringir o espaço do pet, evitando que a situação se agrave. “O uso de compressas geladas é efetivo momentaneamente para diminuir o inchaço. Porém, é necessário levar o cachorro ao médico-veterinário para análise e escolha do melhor tratamento”, completa.
De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, os traumas decorrentes de atividades cotidianas são, sem dúvida, as causas mais comuns de cachorro com pata inchada e vermelha.
Isso é válido especialmente para cães que vivem em locais de piso liso, assim como para cachorros de pequeno porte com acesso a locais relativamente altos, como camas e sofás. No entanto, fique atento também a outras causas possíveis do edema, entre as quais podemos citar:
Em caso de suspeita de qualquer um desses problemas, não fique especulando. Procure um veterinário! Quanto antes você identificar a causa e der início ao tratamento, melhor será para o seu amigo de quatro patas. E para continuar informado sobre assuntos como este, acompanhe o blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…