A alegria dos peludos é contagiante! Seja na hora de passear ou quando vão abocanhar seu petisco preferido, ver nosso pet animado é sempre um momento divertido do dia! Mas eles podem ser um tanto estabanados e sofrer acidentes. Se você está pensando “meu cachorro quebrou o dente, e agora?”, continue lendo!
Se você já quebrou um dente, sabe que esse é um assunto delicado. Pensando na dor do impacto, os procedimentos de restauro e os cuidados com a recuperação, esse é o tipo de situação que ninguém deseja passar!
Mas será que o dente de cachorro também pode quebrar? Especialistas explicam que sim, os cães também podem passar por essa situação! As principais causas são:
Também é importante lembrar que, assim como nós, os cães trocam de dente! Assim, é importante se perguntar: “O dente do meu cachorro filhote quebrou ou está em processo natural de desenvolvimento?”.
Não se engane, perceber que seu cachorro está com dente quebrado não é tão simples assim. Em muitos casos, o tutor pode encontrar o dente — ou parte dele — e perceber rapidamente o problema.
Quando isso ocorre, questões como “meu cachorro quebrou um dente de leite brincando, e agora?” ou “o dente do meu cachorro filhote caiu! O que fazer?” são muito comuns.
Porém, algumas vezes o peludo engole o dente, dificultando o diagnóstico. Especialistas ressaltam os seguintes sintomas, comum em um pet com um dente quebrado:
Se você perceber que seu amigo está com os sintomas acima, dê uma olhada em sua boca. Em muitos casos, é fácil perceber o dente quebrado. Porém, buscar a ajuda de um médico-veterinário é sempre a melhor escolha. O especialista poderá realizar um diagnóstico preciso, além de receitar o melhor tratamento.
Nessas horas, você vai pensar “meu cachorro quebrou o dente, o que fazer?”. Calma. Se você percebeu que seu pet de fato quebrou o dente, é fundamental que você busque ajuda de um veterinário rapidamente.
Quando o dente quebra, parte da raiz fica exposta, e isso causa muita dor para o peludo. Além disso, essa situação pode gerar complicações, como infecções, abscessos e até mesmo doenças sistêmicas.
Um dente quebrado pode virar uma porta aberta para bactérias que, caso atinjam a corrente sanguínea, podem contaminar órgãos como rins, fígado ou coração. Assim, o tratamento veterinário é imprescindível!
Por isso, fique longe dos famosos tratamentos caseiros se estiver pensando “o dente do meu cachorro quebrou”. Esse é um assunto sério que merece atenção profissional!
O especialista poderá dar uma boa olhada na boca do peludo e, assim, diagnosticar corretamente. Em alguns casos, exames como a radiografia podem ser necessários para analisar a gravidade do problema.
O tratamento vai variar de acordo com a situação do pet. Na maioria das vezes, é realizada a extração do dente, com aplicação de anestesia e medicamentos. Porém, em alguns casos, pode ser necessária uma restauração do dente ou até mesmo um tratamento de canal.
Independentemente do quadro do seu peludo, é necessário seguir cuidadosamente o tratamento indicado pelo veterinário. Só assim você poderá garantir a saúde e bem-estar do seu filho de quatro patas.
A recuperação para cachorro com dente quebrado não é complicada. Os cuidados vão depender de qual o tratamento utilizado. Mas há alguns cuidados gerais, que todos os tutores devem ficar atentos! Confira abaixo:
Viu só, não precisa ficar desesperado e pensando “meu cachorro quebrou o dente, e agora?” É só levá-lo ao veterinário, como nas clínicas da Petz, e seguir as orientações no pós-atendimento.
Seguindo as orientações acima, o pet logo se recuperará do seu dente quebrado! Em poucos dias, seu amigo estará brincando, e se alimentando normalmente! Aí, a dica é evitar futuros acidentes.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…