Escolher a melhor vitamina para queda de pelo cachorro nem sempre é uma tarefa fácil. Com a variedade de produtos disponíveis nos pets shops com essa finalidade, fica difícil escolher qual é o ideal para o bichinho.
Quem tem um cachorro soltando muito pelo em casa certamente já pensou em várias soluções para amenizar esse problema. Embora a queda de pelagem seja um processo normal de todo animal, o excesso acaba sendo incômodo para a família.
Escolher a melhor vitamina para queda de pelo de cachorro também pode ajudar a melhorar a aparência dos pelos, deixando-os mais brilhantes e macios. Assim, o pet fica ainda mais bonito e saudável! Confira mais no texto a seguir.
Antes de mais nada, é importante saber que a queda de pelos em cachorro é um processo fisiológico e, portanto, normal. Ela pode estar associada a mudanças climáticas e renovação da pelagem.
Fatores como tipo de pelo (curto, longo ou com subpelo) e raça também estão associados à queda. Por isso, alguns cachorros soltam mais do que outros. Geralmente, o processo está associado à troca da pelagem, assim como acontece com os cabelos dos seres humanos.
Quando o inverno chega, o pet perde os pelos curtos, que dão espaço aos mais espessos, que protegem mais o corpo do frio. Já no verão, a pelagem mais curta e fina volta. É fácil perceber toda essa troca ao varrer o chão, quando o pet sobe no sofá ou quando a roupa do humano fica cheia de fios de cabelo do cachorro depois de um abraço.
Antes de escolher a melhor vitamina para queda de pelo de cachorro, é preciso saber o que está causando o processo. Se a perda de pelagem não for apenas um processo natural, conforme a estação do ano, algumas vitaminas podem ajudar a fortalecer o organismo do animal.
Portanto, sempre que você notar queda de pelo em cachorro, consulte o médico-veterinário. Falhas na pelagem, descamação, coceira e feridas são indícios de doenças. Por isso, necessitam de diagnóstico e tratamento.
Como dito anteriormente, não é fácil definir a melhor vitamina para queda de pelo em cachorro. Quando o animal é saudável e não apresenta nenhuma doença de pele ou desnutrição, as vitaminas para a pelagem devem conter alguns nutrientes essenciais.
Às vezes, mesmo que o pet tenha uma boa alimentação, os pelos e as unhas podem ficar quebradiços e opacos. Sendo assim, o médico-veterinário pode prescrever um bom suplemento para cachorro. Veja, a seguir, alguns componentes que ele deverá conter.
Essas substâncias são muito importantes para o metabolismo da pele e dos pelos. Os componentes mais conhecidos são o retinol e o ácido retinóico (vitamina A), além da biotina (vitamina B7).
Todas essas vitaminas para cachorro estão envolvidas na resposta inflamatória da pele, com a correta queratinização. Elas agem contra os radicais livres e auxiliam no metabolismo dos aminoácidos para a produção das proteínas.
O zinco é muito importante em tecidos com alta taxa de regeneração como a pele. Os animais com deficiência desse mineral apresentam crostas, descamação e queda de pelo na região da face, principalmente ao redor dos olhos e da boca.
Esse mineral precisa estar na versão quelatada para poder ser absorvido e ajudar na resposta imunológica da pele. Caso contrário, o zinco não será útil para combater a queda de pelos.
Os lipídios ou gorduras são os ingredientes que contêm os famosos ácidos graxos essenciais, como os ômegas 3 e 6. Eles são os responsáveis por fornecer o apoio necessário para as membranas das células que produzem os pelos.
Os aminoácidos são nutrientes formadores de estruturas proteicas. Portanto, são essenciais para que todo o organismo funcione bem, contribuindo também para a saúde da pele. Estima-se que cerca de 95% do pelo é constituído de proteína — a cisteína e a metionina estão em maior quantidade nessa composição.
Para manter os pelos brilhantes e fortes, garantindo a proteção da pele, a dieta do pet deve conter pelo menos 30% de aminoácidos. No organismo, eles são convertidos em proteínas dos pelos e das unhas.
A melhor vitamina para queda de pelo em cachorro deve conter os nutrientes essenciais para a qualidade e o fortalecimento dos pelos. Somente o médico-veterinário poderá prescrever a mais indicada para cada animal, conforme as condições de saúde específicas de cada pet.
Na avaliação conduzida pelo veterinário, ele analisa a idade do pet, a raça e a época do ano. Também verifica se o animal está passando por algum momento de estresse, como cio ou mudanças na rotina, além de eliminar possíveis doenças.
Diminuir a queda de pelo em cachorro pode ser desafiador. Além das vitaminas para a perda de pelagem, uma dieta balanceada e de qualidade é fundamental para a saúde geral do organismo do pet. Escovar os fios diariamente também ajuda a remover as estruturas mortas que cairiam e forrariam o chão ao longo do dia.
Sempre converse com o médico-veterinário para escolher qual a melhor vitamina para queda de pelo em cachorro, conforme a necessidade do pet. Continue no blog da Petz para encontrar outras dicas para deixar o pelame do animal ainda mais sedoso!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…