As manchas vermelhas na pele do cachorro podem indicar tanto doenças cutâneas quanto enfermidades sistêmicas que afetam a coagulação do sangue. Por isso, merecem atenção especial por parte dos tutores e dos médicos-veterinários.
Identificar a causa das manchas vermelhas na pele do cachorro é crucial para o tratamento correto. Caso você note alguma no peludo, leve-o imediatamente para o médico-veterinário! Conheça as principais causas dessas marquinhas a seguir.
Uma das principais causas de manchas vermelhas na pele do cachorro são as alergias. Os cães, assim como os humanos, podem ser alérgicos a uma grande variedade de substâncias, como ingredientes alimentícios, picadas de insetos, produtos de limpeza, fumaça de cigarro e de incenso, perfumes etc.
Porém, diferentemente do ser humano, a maioria das alergias nos cães se manifesta na pele. Sintomas como manchas vermelhas, coceira, descamação da pele e queda de pelos podem estar presentes nos quadros alérgicos.
O processo para descobrir a quais substâncias o peludo é alérgico não é tão simples. Muitos tutores ficam frustrados ao ver o animal sofrendo durante a demora no diagnóstico, mas não esmoreça! Depois da descoberta, o tratamento de alergia em cachorro fica mais fácil, e ele tem uma vida longa e feliz!
As sarnas são outra causa de manchas vermelhas na pele do cachorro. As mais comuns são a sarcóptica e a demodécica. Essas doenças de pele são causadas por ácaros, que cavam túneis na derme e se alimentam dela.
Isso provoca reações inflamatórias intensas que resultam em vermelhidão da pele, descamação, queda de pelo e coceira. Embora a sarna demodécica inicie sem esse último sintoma, pode evoluir para isso devido a infecções secundárias.
E cuidado! A sarna sarcóptica é uma zoonose, ou seja, o humano que tem contato com um animal com essa enfermidade pode contraí-la. Por isso, sempre use luvas para manusear um cachorro com essa condição.
A dermatite de contato é causada pelo contato da pele do animal com substâncias agressivas. Elas causam manchas vermelhas, irritação da pele, dor no local afetado e, dependendo do produto, necrose da região.
Os produtos mais comuns que causam esse quadro são água sanitária (cândida), Lysoform e plantas irritantes, como a famosa comigo-ninguém-pode. Apesar de ser muito parecida com a alergia, a dermatite de contato não ocorre somente no animal alérgico às substâncias.
A dermatite úmida aguda é uma das doenças de pele do cachorro que acontece de uma hora para outra, literalmente. Em geral, é ocasionada pela picada de insetos e é mais frequente na primavera e no verão. A ferida é bem vermelha e, na maioria das vezes, arredondada.
O animal sente grande desconforto e dor no local afetado. A pele libera muito líquido inflamatório, por isso, a lesão fica bastante molhada — daí o nome “dermatite úmida”. A ferida pode se agravar com a lambedura do pet.
Qualquer lesão na pele do cachorro é chamada de dermatite canina. As manchas vermelhas são um sintoma clássico desse quadro. Além das que já citamos acima, existem as condições desencadeadas por fungos (dermatofitoses) e bactérias.
No caso da dermatite em cachorro causada por esses microrganismos, além das manchas vermelhas, o peludo pode ter coceira intensa, descamação, crostas na pele, lesões circulares alopécicas (sem pelo) e, muitas vezes, mau cheiro.
As doenças autoimunes são um grupo de condições em que o próprio sistema imunológico ataca células, tecidos e órgãos do animal. Quando se manifestam na pele, podem causar manchas vermelhas no cachorro.
As mais comuns são o pênfigo e o lúpus. Ambas as doenças também podem causar sintomas sistêmicos, como prostração, perda de apetite, dificuldade em andar e dor. Além disso, bolhas na pele e descoloração da junção entre ela e as mucosas são sintomas comuns.
O câncer de pele pode se manifestar de diversas formas, não só como manchas vermelhas. Nesse quadro, também é possível observar nódulos ou placas duras abaixo delas.
Essa doença pode causar muita dor, e nesse caso, o cachorro irá lamber bastante a região afetada. Por isso, podem ocorrer infecções secundárias, levando ao surgimento de pus e mau cheiro.
“Doença do carrapato” é o nome popular dado à hemoparasitose, ou seja, condição causada por parasitas das células sanguíneas. O aracnídeo é somente um transmissor.
Trata-se de uma doença muito debilitante que pode causar manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações, perda de apetite, sangramentos diversos (no nariz, pela urina e na pele), inchaços diversos, dificuldade respiratória, entre outros sintomas.
Como é possível notar, as doenças citadas têm muitas características comuns, o que dificulta muito o diagnóstico. Por isso, é muito perigoso o tutor administrar medicamentos por conta própria no animal.
Isso mascara os sintomas e retarda o tratamento correto. Por isso, jamais faça a “automedicação” dos animais de estimação. Muitas intoxicações ocorrem por uso indevido de fármacos de uso humano. Então, não arrisque: leve seu amigo para o veterinário e não acredite em fórmulas milagrosas!
As manchas vermelhas na pele do cachorro são um sinal importante que não deve ser ignorado. Para o peludo ter um cuidado especializado, leve-o para uma consulta veterinária nas lojas da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…