Principalmente durante a troca de olhar com os tutores, os olhinhos brilhantes são atributos muito especiais dos cachorros. Por isso mesmo, não é de se estranhar que fiquemos tão assustados quando surge uma mancha branca no olho do cachorro!
Nessas horas, a catarata em cachorro — frequente também entre nós, seres humanos — é o primeiro problema de visão que vem à mente. Mas saiba que ela não é a única causa por trás do esbranquiçamento dos olhos. Descubra abaixo o que pode ser!
A doença conhecida como catarata ocorre quando o cristalino, uma lente natural cuja função é ajustar o foco do olhar em diferentes distâncias, se torna opaco, em geral devido ao envelhecimento.
Isso ajuda a explicar por que essa é uma das doenças mais lembradas quando o assunto é esbranquiçamento do olho do pet. No entanto, a mancha branca pode ser sintomas também de outras condições, sendo que nem todas levam à cegueira em cachorro.
A seguir, a Dra. Beatriz Helena Bauman Viana, médica-veterinária da Petz Ipiranga, destaca as principais causas de mancha branca inflamação no olho:
Além da catarata, outras doenças oculares podem gerar sintomas semelhantes à mancha branca no olho do cachorro. Dessa forma, a doença ocular que mais se confunde com essa condição é a esclerose do cristalino.
Além de ambas afetarem a mesma estrutura — a lente natural dos nossos olhos —, existe outro motivo para a confusão: diferentemente da uveíte, por exemplo, tanto catarata quanto esclerose do cristalino costumam surgir conforme o pet fica mais velho.
A grande diferença é que a catarata em cães pode comprometer seriamente a visão canina, já a esclerose do cristalino, não. Aliás, você sabia que a esclerose do cristalino também afeta seres humanos?
Pois é! Com o passar dos anos, as fibras da nossa lente natural também aumentam de espessura e de diâmetro, perdendo sua flexibilidade. Com isso, a mancha branca no olho do cachorro surge e o cristalino perde parte de sua capacidade de “ajustar o foco” de perto. É por isso que tanta gente precisa de óculos quando envelhece!
Mas se essa doença deixa nossa vista cansada e exige que usemos óculos, por que ela não interfere na visão canina? É o que você pode estar se perguntando agora.
A explicação para isso é que, de acordo com estudos, os cães já não possuem uma visão de perto tão precisa quanto a dos humanos. Sendo assim, essa perda de flexibilidade acaba não interferindo tanto na visão deles, de modo que os cães mantêm sua qualidade de vida mesmo com a condição, que não tem cura.
Seu cachorro começou a ficar com os olhos esbranquiçados? Mesmo conhecendo as principais doenças oculares que podem estar por trás do sintoma, só há um jeito de saber o que pode ser: levar seu amigo ao veterinário, de preferência em um especialista em oftalmologia.
“O exame de fundo de olho é o primeiro a ser feito, mas muitas vezes não é possível devido à opacificação da lente (cristalino)”, explica a Dra. Beatriz. “Por isso, é costume solicitar os exames de ultrassonografia oftálmica e eletrorretinografia”, completa. Feito o diagnóstico, o tratamento vai depender da origem do sintoma.
No caso da uveíte, por exemplo, é fundamental descobrir a causa da doença, que pode ser desde doença do carrapato até neoplasia (câncer). Quanto às origens mais frequentes, a veterinária explica que, em geral, ela pode ser revertida com cirurgia de catarata em cachorro, chamada facoemulsificação.
No entanto, ela alerta ser fundamental a realização de uma triagem antes do procedimento, visto que, em alguns casos, a chance de o pet voltar a enxergar após a cirurgia é mínimo.
Já a atrofia progressiva de retina não tem cura. “Porém, um diagnóstico precoce ajuda para que a visão se prolongue por mais tempo com tratamento medicamentoso com uso de antioxidantes”.
Não espere os sintomas e leve seu melhor amigo para um check-up no veterinário ao menos uma vez por ano!
Agora que você sabe o que pode ser mancha branca no olho do cachorro, fique por dentro de assuntos sobre saúde e bem-estar pet no blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…