O título de menor cachorro do mundo não é exagero. Esses pequenos cães não chegam a pesar 3 kg e têm apenas 1 palmo de altura! Como eles são muito pequenos, os cuidados com Chihuahua são essenciais.
Apesar de muito pequeno, o Chihuahua é bastante longevo, podendo chegar facilmente aos 17 ou 18 anos. Essa é uma raça muito querida, pois se adapta muito bem a espaços menores.
A personalidade do Chihuahua é tão fofa quanto a aparência. De índole forte e muito corajoso, ele defende a casa e a família como ninguém, provando que tamanho não é documento!
Aliás, parece que ele não tem noção do próprio tamanho, pois, se for preciso, encara uma briga até com o maior dos cães. Por isso, um dos cuidados com Chihuahua é em relação a outros animais e pessoas.
Como essa raça é destemida, o tutor deve ter muito cuidado com o pet, principalmente nos passeios, para que ele não entre em brigas. Se o peludinho achar que alguém vai fazer mal para o humano, irá defendê-lo com unhas e dentes!
Quer ter um Chihuahua amigável? Socialize-o desde pequeno com pessoas, objetos e outros animais! Assim ficará muito mais fácil o convívio com o ambiente que vive!
E esse pequeno cãozinho tem energia para dar e vender! O tutor precisa de muita disposição para acompanhá-lo. Para ele gastar tudo isso, as atividades físicas devem ser diárias!
A alimentação do Chihuahua deve levar em consideração o tamanho da boquinha. O melhor é alimentá-lo com rações Super Premium, que têm grãos bem pequenos.
As porções devem ser servidas conforme a prescrição do fabricante. Para não oferecer nem mais, nem menos do que seu cachorro precisa, tenha uma balança de cozinha e pese as quantidades recomendadas antes de servir.
Um dos cuidados com Chihuahua mais importantes é a alimentação. É comum os tutores darem o “jantar” para o animal de noite, e a primeira refeição do dia apenas na manhã seguinte.
Se o peludinho ficar cerca de 10 a 12 horas sem se alimentar nesse período, durante a noite, isso pode provocar vômitos amarelados pela manhã, mal-estar e falta de apetite, e hipoglicemia, o que piora o quadro.
Sendo assim, é recomendado pelos veterinários que o Chihuahua coma ao menos uma pequena “ceia” antes de os tutores irem dormir. Também é importante que, tão logo alguém acorde, já o alimente.
Quanto vive o Chihuahua? Como dissemos, ele costuma atingir facilmente os 18 anos. É claro que, para que isso ocorra, o tutor precisa manter todos os cuidados com a saúde dessa raça com o passar dos anos.
Começando pelo filhote: a vacinação é imprescindível para a prevenção contra doenças infecciosas. Assim, logo que ele chegar à casa do tutor, deve ser levado para uma consulta com um médico-veterinário para a definição do protocolo vacinal.
Já no cão adulto, algumas enfermidades costumam acompanhar a raça, como a luxação da patela, epilepsia, colapso de traqueia e grande tendência à obesidade. Por isso, a importância das consultas rotineiras com o médico-veterinário.
O Chihuahua idoso pode sofrer de problemas nas válvulas cardíacas e ter glaucoma e alterações nos rins, causando insuficiência renal. Mais uma vez, o acompanhamento com o veterinário é muito importante.
A pelagem do Chihuahua pode ser curta ou comprida. Como os pelos curtos caem mais que os compridos, é importante escovar o cachorrinho diariamente para deixar a pele limpa.
Já o Chihuahua de pelagem comprida pode ser escovado de três a quatro vezes na semana, para evitar os nós dos pelos finos. Ao escová-lo, sempre verifique feridas na pele ou parasitas como pulgas e carrapatos.
Como o tutor já deve ter notado, os olhos desse peludinho são um pouco grandes em relação ao crânio. Por isso, eles ficam mais expostos e lacrimejam mais, ficando mais frequentemente com a região do rosto mais úmida.
Então, outra dica de cuidados com Chihuahua é limpar diariamente os olhos com loções próprias para isso, higienizar as orelhas uma vez na semana.
Como essa é uma raça muito pequena, a boca do Chihuahua costuma ter dentes mais próximos uns dos outros. Além disso, esses cães tem propensão a ter dentição de leite junto à permanente.
Esses dentes de leite precisam ser extraídos para evitar o acúmulo de sujidades e tártaro. Inclusive, a escovação deve ser diária, por isso, acostume o filhote a permitir a manipulação bucal para conseguir fazer a higienização corretamente.
Procure uma escova própria para a raça, com cabeça de tamanho apropriado para chegar até os dentes do fundo. Use pastas recomendadas para animais e abuse dos brinquedos que ajudam a manter os dentes limpos e sem odor.
Os cuidados com Chihuahua não são difíceis, viu só? E aumentam muito a qualidade de vida dessa raça! Para facilitar essa rotina, visite uma das lojas da Petz e se surpreenda com a quantidade de produtos para esses peludinhos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…