A expressão “ter um cachorro é como ter um filho” é muito repetida entre os tutores e pode, sim, fazer total sentido. Além do afeto e da responsabilidade de cuidar, os custos podem ser muito parecidos, sobretudo quando o assunto é saúde. Diante dos fatos, será que fazer um convênio para cachorro é uma boa opção?
Pensando em te ajudar a controlar as finanças em casa, o blog da Petz levantou os prós e contras de se fazer um convênio para cachorro. Continue a leitura e, a partir das informações, tire as suas próprias conclusões. Adiantamos que a resposta para essa pergunta está diretamente ligada ao seu contexto pessoal.
O sistema de saúde particular voltado para cachorros não é muito diferente do nosso. Existe a cobrança da mensalidade, e o acesso aos serviços está de acordo com o que foi contratado.
O convênio pet pode ser oferecido por operadoras ou clínicas. Ao adquiri-lo, consultas, cirurgias e emergências poderão estar cobertas ou não, dependendo da sua escolha. A castração, por exemplo, é um procedimento que contribui para a saúde do animal, em especial as fêmeas, e pode ser coberto pelo plano de saúde animal.
Antes de tudo, é importante ressaltar que todo o dinheiro despendido na saúde do seu pet é um ótimo investimento. Você estará possibilitando que ele tenha uma vida longa e saudável, e isso não tem preço.
Mas como estamos falando sobre poupar dinheiro, é importante colocar na ponta do lápis o que se gasta a cada ida ao veterinário quando não se tem convênio para cachorro. A partir desse controle, decisões mais assertivas podem ser tomadas.
Vamos começar pelo check-up, muito necessário para a prevenção de doenças. Após todos os exames, registre quanto foi desembolsado. Os valores de cada exame podem variar de lugar para lugar.
As vacinas também estão previstas nos cuidados com os cães e gatos e devem ser aplicadas de acordo com o planejamento vacinal feito pelo veterinário. Em média, cada uma pode custar até R$ 100. Se o animal for adulto, o ideal é receber quatro vacinas por ano, o que equivale a R$ 400.
O valor restante deverá ser suficiente para cobrir as consultas e possíveis emergências. Além do tratamento contra pulga e carrapato, os banhos higiênicos e tosas que também são muito importantes para a saúde do cãozinho.
Embora parte desses custos possa ser coberta por um convênio particular, muitos tutores ainda se questionam se ele vale a pena. Por isso, destacamos a seguir as vantagens e desvantagens de bancar um plano exclusivo para os amigos de quatro patas. Confira.
Em primeiro lugar, existem poucas cidades no país que oferecem serviços gratuitos aos pets. Então, ter como fazer convênio já é um ponto positivo e garante que o seu pet será bem atendido a um valor mais baixo.
Mesmo em locais que oferecem atendimento gratuito, tendo plano de saúde, seu animal não precisará ficar aguardando na fila da consulta, internação ou da realização de exames. Isso poderia ser muito ruim, em casos de emergência.
Outra vantagem é poder fazer um planejamento de custos, já que o valor da mensalidade é fixo. Sem o plano, gastos que não estavam previstos podem acontecer e atrapalhar a sua organização financeira.
Por fim, alguns planos oferecem abrangência nacional. Isso significa que, em casos de viagem para outros estados, seu animal continuará tendo acesso aos serviços de saúde contratados.
Sabemos que existe convênio para cachorro, mas quando optar por um pode ser uma grande furada? Talvez a resposta para essa pergunta seja o que mais interessa a você nesse momento, não é mesmo?
A desvantagem pode aparecer quando se tem um número elevado de animais de estimação na família. O correto, nesses casos, é poupar o valor que seria gasto na mensalidade de cada convênio para cachorro e deixá-lo guardado para emergências.
Muitas vezes, ter um fundo de emergência pode evitar dores de cabeça. Portanto, fica a dica quando se é tutor de muitos bichinhos: tenha uma reserva exclusiva para atender os imprevistos com a saúde deles.
Como vimos, a saúde particular pode ser uma mão na roda para muitos tutores, como também pode não ser uma opção viável. O que determina a sua contratação é a realidade de cada tutor, e não o plano de saúde em si. Ou seja, não é o caso de existir o melhor convênio para cachorro ou o pior.
Esperamos ter ajudado na sua decisão de investir ou não em um convênio para cachorro. Sabemos quanto é importante para você fazer a melhor escolha quando o assunto é a saúde do seu animal de estimação, então conte sempre com a Petz para garantir o bem-estar do seu bichinho.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…