A conjuntivite canina é uma condição comum, que pode trazer muito incômodo para nossos filhos de quatro patas. Apesar de não ser considerado um problema grave, é necessário estar atento para evitar complicações.
O primeiro passo para ajudar seu pet é conhecer a doença, saber suas características e quando buscar ajuda de um profissional. Para aprender como proteger seu amigo, continue lendo. Preparamos um guia com tudo sobre conjuntivite canina, tratamento e sintomas.
Algumas doenças, mesmo que muito conhecidas, ainda despertam dúvidas. É o caso da conjuntivite canina. A Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, explica que se trata de uma inflamação nos olhos, mais especificamente na conjuntiva.
Esse tecido está localizado na parte interna da pálpebra, recobrindo a área branca dos olhos. Ou seja, a conjuntivite em cães é um quadro de inflamação. Assim, o problema pode aparecer de diferentes formas: o olho inflamado pode tanto ser um problema localizado como um sintoma de outra doença.
A conjuntivite canina indica apenas que os olhos do pet estão inflamados. Dessa forma, há muitas causas para essa condição. A Dra. Heloísa relatou quais as origens mais comuns. Para a conjuntivite localizada, a especialista destaca os seguintes motivos:
Como a conjuntivite canina é um sintoma para muitas doenças, somente um veterinário poderá analisar o quadro do seu peludo e receitar um tratamento correto.
A conjuntivite canina tem sintomas bem claros. Porém, o tutor deve ficar atento, já que a condição do peludo também pode variar em intensidade. Por isso, fique de olho nos seguintes sintomas:
O primeiro passo para diagnosticar a causa da conjuntivite é o chamado exame clínico. Nele, o veterinário irá analisar fatores como histórico do pet e sintomas apresentados, além de dar uma boa olhada no olho do peludo.
Caso desconfie de uma causa mais grave, o especialista pode solicitar exames de sangue ou, ainda, analisar a secreção do olho. Como a conjuntivite canina pode ser sintoma de diversas doenças, o tratamento também pode variar.
“Tudo depende da causa do problema”, explica a Dra. Heloísa. Em alguns casos, o veterinário pode receitar higienizar o local com soro, gaze e remédios específicos, como antibiótico para conjuntivite canina.
Ao buscar sobre conjuntivite canina, muitas vezes há a recomendação de se utilizar técnicas caseiras para aliviar o desconforto do cãozinho. Entretanto, não é recomendado aplicar colírio humano para cachorro.
Além de ser um produto que não é fabricado para pets, você estará mascarando os sintomas sem descobrir o que há de errado com a saúde do seu amigo. Consulte um especialista para saber, no caso de conjuntivite em cães, qual colírio para conjuntivite canina usar.
Com o tratamento correto, a conjuntivite canina não costuma ser um grande problema. Porém, lembre-se de consultar um veterinário sempre que perceber uma alteração em seu filho de quatro patas! Lembre-se que seu filho de quatro patas merece um tratamento especial!
Dessa forma, você estará oferecendo um tratamento adequado, receitado por um especialista em saúde animal. Nas clínicas na Petz você encontra uma equipe profissional dedicada, que ficará feliz em ajudar seu melhor amigo. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…