Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?
Publicado em 03 de maio de 2024Tempo de leitura: 4min
Cuidar adequadamente de um cão é uma tarefa que vai muito além de dar uma boa comida e carinho. É preciso mantê-lo saudável e livre de desconfortos e dor. Então, aprenda como saber se o cachorro está com dor de ouvido para evitar que ele sofra!
Um cachorro com dor de ouvido fica muito incomodado. Esse é um dos problemas de saúde que mais desestabiliza o peludo. Portanto, é fundamental que o tutor reconheça os sintomas dessa alteração.
Sintomas de dor de ouvido nos cães
A primeira lição sobre como saber se o cachorro está com dor de ouvido é reconhecer os sintomas. Apesar de os animais tentarem esconder qualquer sinal de doença, esse problema é fácil de identificar.
Tem como saber se o cachorro está com dor de ouvido, mas lembre-se: o tratamento desse problema só deve ser feito por um veterinário, que prescreve o medicamento mais indicado para cada caso.
Coceira e chacoalhar da cabeça
A coceira e o chacoalhar da cabeça (meneio cefálico) são os sintomas mais comuns de dor de ouvido em cachorro. O animal faz isso em uma tentativa de “remover” o que está incomodando.
Como ele não consegue tirar nada do ouvido, persiste nos movimentos. O meneio cefálico, somado ao ato de coçar a orelha com as patas, pode causar um hematoma auricular, também chamado de otohematoma.
Essa condição merece atendimento imediato, pois causa muita dor ao peludo. Além disso, o otohematoma causa ainda mais incômodo, fazendo o animal chacoalhar a cabeça cada vez mais em um ciclo de sofrimento.
Secreção no ouvido
Outro dos sintomas de cachorro com dor de ouvido é a secreção. Nesse caso, a inflamação do ouvido provavelmente está sendo causada por microrganismos indesejáveis, como bactérias e fungos.
Um cachorro com secreção no ouvido também pode estar sofrendo com tumores no órgão, o que pode levar a infecções recorrentes, agravamento da inflamação causada pelo cisto e danos no local. A dor e o desconforto são muito fortes nesse quadro.
As secreções do ouvido podem ser de diversas cores: avermelhadas (indicando a presença de sangue), amareladas, amarronzadas e até mesmo pretas. Não importa a cor: procure ajuda veterinária imediatamente, pois a infecção pode piorar rapidamente.
Alteração do apetite
Também tem como saber se o cachorro está com dor de ouvido observando outros sintomas além de coceira, secreção, dor e incômodo. A diminuição ou falta de apetite é um deles. Afinal, quem já enfrentou esse problema, sabe o quanto é doloroso mastigar!
Um cachorro com falta de apetite pode estar com otite. O animal para de comer para não sentir dor ao abrir a boca, mastigar ou engolir. Sendo assim, a alimentação se torna um tormento, e o pet faz de tudo para evitar mais sofrimento!
Odor forte
É muito comum os tutores procurarem o veterinário porque estão sentindo um cheiro ruim vindo do pet. Se esse é o problema do peludo, veja se os ouvidos dele estão inflamados ou infeccionados.
Também é comum que esse cheiro atraia moscas, pois elas costumam colocar ovos em matéria orgânica em decomposição. O odor forte da secreção é bem parecido com isso.
Caso uma mosca deposite ovos no ouvido do animal, ele pode ter uma infestação parasitária conhecida popularmente como bicheira, que é a presença das larvas do inseto no local. Essa é uma complicação grave das otites e também merece atendimento imediato!
Agitação e irritabilidade
A dor de ouvido também pode causar irritação e agitação. O peludo, sem conseguir se livrar da dor e do desconforto, fica bravo e inquieto, podendo se isolar para evitar contato físico.
É possível que ele tente morder caso alguém faça qualquer menção de mexer em suas orelhas. Portanto, as mudanças comportamentais repentinas podem ser indício de alguma doença e precisam ser investigadas.
Prevenção da dor de ouvido em cachorro
Prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo? Então, faça limpezas rotineiras nas orelhas do peludo. Não deixe para fazer isso somente no banho e na tosa. Além de manter a saúde do animal em dia, essa é uma forma de verificar dor de ouvido ou alterações no cerúmen.
A limpeza frequente possibilita a detecção precoce das otites, o que é ótimo para evitar que o cachorro sinta dor e sofra. É importante criar uma rotina de higienização do peludo para melhorar a qualidade de vida dele!
Outra forma de prevenir o problema é evitar que caia água dentro do ouvido do cão, especialmente se ele toma banho em casa. Nesse caso, é imprescindível colocar um chumaço de algodão hidrofóbico dentro das orelhas do pet antes de começar a lavagem.
Viu que tem como saber se o cachorro está com dor de ouvido? Então, visite as lojas da Petz e conheça toda a nossa linha de produtos para a rotina de higiene do peludo e mantenha ele saudável e protegido!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário