A castração é um ato de amor e responsabilidade. Logo que chega um filhote em casa, esse assunto vem à tona. No entanto, ao pegarmos um na rua, como saber se o cachorro é castrado?
Os médicos-veterinários concordam de forma unânime que os cães e gatos devem ser castrados, pois o procedimento previne muitas doenças e diminui o abandono de animais. Quer entender como saber se o cachorro é castrado? Acompanhe!
A castração é o procedimento cirúrgico que realiza a retirada dos órgãos reprodutivos dos animais. No caso do cachorro castrado, os testículos são removidos. Já nas fêmeas, são retirados o útero, as trompas uterinas e os ovários.
Como esses aparelhos reprodutivos são retirados, os hormônios reprodutivos não são fabricados em quantidades suficientes para estimular os instintos sexuais dos animais. Além disso, a castração evita doenças características desses órgãos.
Como dissemos, a castração remove os testículos dos cães. Por isso, quando apalpamos a bolsa escrotal do cachorro macho castrado, não iremos sentir as “bolinhas” dele.
Caso a cirurgia tenha sido feita recentemente, é possível ver os fios dos pontos na região à frente da bolsa escrotal, bem em cima do final do pênis. A região fica edemaciada, inchada, por causa da cirurgia.
Sabe um caso em que não tem como saber se o cachorro é castrado? O dos animais criptorquídicos. O criptorquidismo é a condição na qual um cachorro (ou gato) macho apresenta somente um, ou nenhum, dos testículos na bolsa escrotal. Leigamente, se diz que as “bolinhas não desceram”.
Se nenhum dos testículos estiver na bolsa escrotal, não é possível vê-los ou senti-los, por isso, não tem como saber se o cachorro é castrado. Nesse caso, só o exame ultrassonográfico pode ajudar a identificar.
Quando o animal não tem nenhum dos testículos, ele é chamado de anorquida. O que tem somente um, é chamado de monorquida. O cachorro monorquídico pode cruzar e ter filhotes normalmente, mas pode passar essa condição à cria. Por isso, não é indicado que ele se reproduza.
Já quando uma ou as duas gônadas estão em outro lugar, que não a bolsa escrotal, diz-se que o animal tem testículo(s) ectópico(s), que podem evoluir para um tumor maligno com o avanço da idade do animal. Por isso, é muito recomendado retirá-los.
Para saber exatamente o que fazer com o cachorro castrado antes e depois da cirurgia, vamos descrever um passo a passo para o tutor. Lembre-se de que o ideal é levar o animal para uma consulta com o veterinário antes, para tirar todas as dúvidas.
Tudo começa com os exames, que determinam a condição de saúde do animal para poder passar pela anestesia e pela cirurgia com os menores riscos possíveis. Animais mais jovens realizam apenas o exame de sangue e o eletrocardiograma.
Já os cachorros mais velhos fazem esses exames e também o ecodopplercardiograma. É claro que cada animal é único, e pode ser que o veterinário peça mais avaliações além das que citamos. Se os resultados forem normais, o dia da cirurgia é agendado.
Nesse dia, o animal deve estar em jejum alimentar e hídrico. Após a cirurgia, ele fica na recuperação anestésica até acordar completamente, e só depois é liberado.
Como o cachorro fica depois de castrado? No dia da cirurgia, ele pode se sentir nauseado e com tontura, por isso, é comum não querer comer e apresentar alguns poucos episódios de vômito. Por causa da vertigem, é aconselhado que ele não suba ou desça dos móveis, pois pode cair e se machucar além de ter complicações no pós-cirúrgico.
O cachorro deve usar algum método de proteção da ferida da cirurgia, caso contrário, muito provavelmente irá lambê-la ou até mesmo retirar os pontos. Assim, é preciso que o tutor providencie o colar elizabetano ou a roupa cirúrgica.
Nos dois ou três primeiros dias o tutor deve evitar brincadeiras mais bruscas com o cão, como correr e pular. Além disso, as caminhadas leves são liberadas, mas somente por pouco tempo. A retirada dos pontos, quando necessária, ocorre de 7 a 10 dias após a cirurgia. Depois, é vida que segue!
Um grande mito da castração é que o cachorro castrado muda comportamento. A castração não muda a personalidade dos animais.
É conhecimento comum que é importante para controle populacional. Porém na parte comportamental, ela é indicada em casos onde a parte hormonal está relacionada a problemas comportamentais.
É o caso que esses animais precisam ser impedidos de se reproduzirem tendo o componente genético como fator, como nos casos de compulsão e agressividade. Também é indicado em situações de marcação urinária.
Além disso, muitos tutores se preocupam com a masculinidade do macho, fator social ligado ao ser humano, por isso não faz sentido algum.
Agora você tem como saber se o cachorro é castrado! Se ainda restarem dúvidas, agende uma consulta com os veterinários das lojas da Petz. Tem uma unidade pertinho de você, venha nos visitar!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…