Ganhou um bebê de língua azul com cara de ursinho de pelúcia? Então, confira as nossas dicas de como cuidar de Chow Chow filhote e conheça um pouco das características dessa raça.
O Chow Chow tem uma história muito interessante. É uma das raças mais antigas criadas pelo homem e pouco modificada por ele. Existem referências históricas do cão em estátuas de 4000 anos e manuscritos de 1100 a.C.
Muitos atribuem a origem à China, mas, na verdade, ele é da Mongólia, onde era criado por tribos para a guarda, a batalha e a caça. Quando Gengis Khan expandiu o império para a China e a Europa, levou junto dele o Chow Chow.
Então, os chineses começaram a chamá-lo de “cão de guerra” e o descrevê-lo como “de aparência leonina, robusto e poderoso”. Também atribuíam a escuridão da boca como uma proteção contra os maus espíritos.
Conhecer as características da raça ajuda a criar o Chow Chow filhote para transformá-lo em um adulto saudável e cheio de vitalidade. Acompanhe algumas informações importantes abaixo.
Talvez, a característica mais marcante do cãozinho seja a língua azulada e tão incomum, mas a aparência dele vai além! O rabo é dobrado para cima e fica descansando nas costas do animal, encontrado em diferentes cores, como chocolate, preto, avermelhado, canela, branco e creme.
Para ajudar ainda mais na comparação com um urso de pelúcia, as orelhas ficam em pé, no meio da intensa juba. Os olhos caídos levam muitos a ficarem com vontade de apertá-lo.
São de 21 a 30 kg de fofura em um corpo que pode chegar a 51 cm. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas. O corpo é quadrado, robusto e com dobras de pele.
Agora que você já conhece um pouco sobre a raça do seu companheiro peludo, vamos ajudá-lo a entender como cuidar de Chow Chow filhote considerando as características dele. Leia a seguir.
Os cuidados com Chow Chow começam por compreender a personalidade da raça. Independente e reservado, esse cachorrinho é discreto, sem se expressar com frequência, mesmo com a família.
Além disso, ele é um pouco desconfiado com desconhecidos, mas não se deixe levar pelos boatos: ele não é agressivo! Inclusive, ele pode se dar bem com outros animais se for acostumado com isso.
É uma raça muito inteligente, independente e um tanto teimosa. Por isso, treinar o animal pode ser um desafio. O adestrador deve ser firme e criativo para não entediá-lo, o que é uma dica importante de como cuidar de Chow Chow filhote.
Então, como cuidar do pelo do Chow Chow? A raça possui pelagem primitiva, ou seja, com pelo e subpelo. A pelagem deve ser cuidadosamente escovada diariamente com uma escova apropriada, nunca com a rasqueadeira, para evitar a alopecia (queda de pelo) induzida pela escovação errada.
Outra recomendação que não deve ser esquecida pelo tutor é que a tosa higiênica é necessária, mas nunca pode ser feita com a máquina, pois o pet pode ter a alopecia pós-tosa, causada pela lesão ao subpelo.
Os principais problemas de saúde do Chow Chow são: displasia de quadril e cotovelo, tireoidite autoimune, catarata e glaucoma. Porém, não é nada para se preocupar se ele tiver o acompanhamento de um veterinário, já que vive de 8 a 12 anos.
A vacinação também é muito importante, seja nos primeiros meses, seja durante toda a vida. A partir das oito semanas, o seu filhotinho deve tomar a primeira dose da polivalente (V10/V8), dividida em mais duas doses mensais.
Depois que a última dose for aplicada, a vacina antirrábica também precisa ser dada, assim como outras doses preventivas contra a giárdia e a tosse dos canis. Os vermífugos e os antipulgas também são essenciais. Depois, as vacinas recebem reforços anuais.
Nos primeiros dias, a alimentação é à base do leite materno, fortalecendo a saúde do animalzinho. Depois de quatro a cinco semanas, o desmame deve ocorrer com a papinha para filhotes, um alimento mais pastoso e específico para essa fase.
A ração seca deve ser introduzida gradualmente por volta das seis semanas de vida. Qualquer alteração da alimentação deve ser feita conforme a recomendação do fabricante. No geral, ela se dá em um período de sete a dez dias.
Se você não é fã de caminhadas, encontrou o parceiro ideal: o Chow Chow não precisa de tantos exercícios. Porém, ele deve “esticar as pernas” com pequenas brincadeiras e passeios com duração de cerca de 20 minutos.
Caminha, bebedouro, tapete higiênico, placa de identificação e muitos brinquedos para o cão gastar energia mesmo quando estiver em casa: tudo isso faz parte de como cuidar de Chow Chow filhote.
Agora que você já sabe como cuidar de Chow Chow filhote, que tal preparar a sua casa para a chegada do bichinho? Visite uma das lojas da Petz e confira nossos produtos especiais para esses amiguinhos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…