Não importa se os fios são curtos, médios ou longos, cachorro soltando muito pelo pela casa é normal e faz parte da experiência de ter um pet. Isso é ainda mais comum no verão, quando a pelagem começa a ser renovada, preparando o pet para os dias frios do inverno.
Dessa forma, é sempre bom ter um aspirador de pó preparado para a faxina. Porém, como saber se a queda de pelo em cachorro é normal ou tem origem patológica? Como resolver esse problema? Respondemos a essas e outras perguntas sobre o tema abaixo. Continue conosco para conferir!
Conforme explica a Dra. Heidy Bispo Lima, médica-veterinária da Petz, os animais apresentam um ciclo folicular semelhante ao humano. Isso significa que a pelagem dos cãezinhos passa por três fases principais: crescimento (fase anágena), repouso (fase telógena) e queda.
“Todo cãozinho tem a queda de pelos fisiológica causada pelo envelhecimento do próprio pelo ou do folículo”, esclarece a especialista. Portanto, se o seu amigo apresenta queda de pelo controlada e não acompanhada de outros sintomas, fique tranquilo. O processo é esperado e faz parte da renovação constante da pelagem.
Mesmo que esteja em perfeitas condições de saúde, é normal o cachorro soltando muito pelo em algumas fases da vida e em determinadas épocas do ano.
Além do verão, em que ocorre a queda para os fios chegarem renovados no inverno, a Dra. Heidy cita outros momentos em que os pelos dos cães tendem a cair mais. Entre eles, ela destaca a velhice canina, o período de gestação e o cio das fêmeas.
Vale lembrar que pelo de cachorro caindo só pode ser considerado normal quando não for acompanhado de outros sintomas. Na dúvida, procure sempre um médico-veterinário.
Embora todos os cães tenham o mesmo ciclo folicular, a duração de cada um varia de raça para raça. Nesse sentido, a veterinária afirma que quanto mais curto é o pelo do pet, mais rápido é o ciclo folicular.
Logo, ao contrário do que muitos pensam, são os pets de pelo curto os grandes campeões em deixar pelos pela casa. Lembrando que isso também vale para os cães SRD (sem raça definida), que geralmente têm o pelo curto.
De acordo com a Dra. Heidy, estão entre as raças que costumam soltar bastante pelo: Pug, Chihuahua, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Beagle, Yorkshire e Pastor de Shetland.
Qualquer mudança muito brusca no padrão do cachorro com queda de pelo deve ser investigada. No entanto, fique especialmente atento ao observar os seguintes sintomas:
Esses sinais indicam que a queda de pelos em curso não é apenas fisiológica, mas patológica, ou seja, é provocada por algum problema de saúde. Sendo assim, a recomendação é procurar um médico-veterinário o quanto antes.
Diversos problemas de saúde podem estar por trás do cachorro soltando pelo em excesso. Daí a importância de procurar atendimento especializado para obter um diagnóstico preciso. Entre as causas mais comuns, a veterinária cita:
Uma vez que cachorro soltando muito pelo pode ter uma causa tanto fisiológica quanto patológica, o primeiro passo é procurar um médico-veterinário. A partir de uma avaliação cuidadosa, ele pode chegar a um diagnóstico, dando início ao tratamento mais indicado.
Dependendo da origem do problema, o tratamento para cachorro soltando pelo em excesso pode incluir desde mudanças na alimentação até uso de shampoo para queda de pelo de cachorro, como os antifúngicos. Aqui, vão outras dicas para ajudar a prevenir e/ou reduzir a queda de pelos em cães:
Por fim, não deixe de levar o seu amigo ao veterinário ao menos uma vez por ano para um check-up. Se precisar comprar um shampoo específico para conter o problema, acesse a loja on-line da Petz. Lá, você encontra diversos produtos para banho e limpeza dos amigos peludos. Confira o catálogo
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…