Fruta típica dos meses mais frios, o morango estimula quase todos os órgãos dos sentidos: é bonito, cheiroso, dono de uma textura curiosa e — o mais importante — é uma delícia. Com tantos aspectos a seu favor, não é surpresa que os cães também se interessem pela fruta. Mas será que cachorro pode comer morango?
O morango, cachorro pode comer. Isso, claro, desde que o consumo seja feito com moderação. Rico em fibras e nutrientes importantes, como vitaminas e minerais, o morango é uma boa opção de petisco para ser oferecida de vez em quando.
Já em excesso, o açúcar presente na fruta pode contribuir para o desenvolvimento ou a piora de problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Portanto, antes de oferecer a fruta ao seu amigo, converse com um veterinário.
Para cães cuja alimentação baseia-se na ração comercial de qualidade, em geral, não é necessário qualquer tipo de suplementação de vitaminas e minerais. Da mesma maneira, cães que seguem uma dieta caseira prescrita por veterinário especialista não costumam depender do consumo adicional de frutas para uma alimentação equilibrada.
Seja como for, o fato é que os cães adoram comer petiscos diferentes. Nesse sentido, frutas como o morango são uma ótima opção. Afinal, possuem níveis bem mais baixos de sódio e gordura que a maior parte dos petiscos comerciais. Para saber mais, confira alguns benefícios do morango para os cachorros.
Em geral, é recomendado remover a semente das frutas antes de servi-las ao cachorro. Enquanto algumas sementes podem provocar obstrução intestinal, outras, como as sementes de maçã, ainda possuem substâncias tóxicas ao organismo do pet.
Já no caso do morango, a boa notícia é que não é necessário remover as “sementinhas” que envolvem a fruta. Inofensivas para a saúde do pet, cachorro pode comer morango com sementes, pois, elas são ricas em fibras insolúveis, que ajudam a prevenir quadros de constipação.
O jeito mais simples de servir o morango para cachorro é oferecer a fruta pura, cortada em pedaços. Ainda mais depois de gastar energia, os cães adoram comer o fruto geladinho. Aliás, outra dica bacana é congelar o morango e oferecê-lo assim, como se fosse um picolé.
Ainda que de maneira não tão frequente, cães podem comer morango e ter hipersensibilidade à fruta. Pensando nisso, após oferecer um pedacinho ao cachorro, vale a pena observar qual é a reação do seu amigo. Em caso de vômitos, diarreias ou mesmo de coceiras pelo corpo, suspenda o alimento e procure um veterinário.
Assim como é verdade para boa parte das frutas, o consumo em excesso de morango pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a alta quantidade de fibras insolúveis presentes nas sementinhas do morango pode levar a quadros de diarreia. Por isso, cachorro come morango, mas sempre com moderação.
Agora que sabe se cachorro pode comer morango, confira o blog da Petz para ter acesso a outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…