Os cães pastores estão entre os mais inteligentes da espécie, por isso, seu adestramento é muito fácil. Além disso, são animais muito fiéis e que ficam felizes em atender aos seus tutores. Hoje, vamos ensinar como adestrar Pastor Alemão.
O Pastor Alemão é uma das raças queridinhas aqui no Brasil. Tudo começou com o cachorro da série “Rin Tin Tin”, um exemplar da raça que ficou famoso por suas aventuras no Oeste Americano.
Como adestrar cachorro filhote? Adestrar um filhote de Pastor Alemão é uma tarefa muito fácil, pois o filhote está no auge de sua socialização, e isso ajuda em seu adestramento, uma vez que ele ainda não possui nenhum desvio de comportamento.
Por falar em socialização, saber como educar Pastor Alemão vai ajudar o bebê nessa fase e é muito benéfico para sua saúde mental. Dessa forma, ele deve ser exposto ao maior número possível de estímulos novos, como pessoas, animais, objetos e sons.
As crianças têm um papel fundamental nessa socialização, pois esses pequenos podem ter gestos bruscos que fazem com que o cachorro que nunca teve contato com eles interprete como ameaça.
O Pastor Alemão é um pouco territorialista, por isso, apresente-o para outros cães, que podem ser de familiares ou amigos em que você confia, uma vez que esses animais precisam estar devidamente vacinados e vermifugados para que não transmitam doenças para o filhote.
Um dos treinos que o filhote precisa fazer é para acertar o local de seu banheiro. Escolha um lugar da casa que seja tranquilo e de fácil acesso para o bebê. Coloque nesse cantinho o tapete higiênico ou a grama sintética.
O próximo passo é levar o pequeno para esse lugar sempre que notar que ele está querendo fazer xixi ou cocô, e sempre após uma refeição. Não se esqueça de dizer alguma palavra que associe o banheiro às necessidades, como “faz pipi” ou algo assim.
Quando o peludinho acertar, faça muitos elogios e carinhos, ou até mesmo ofereça um petisco muito gostoso para ele. Assim, ele vai associar que quando faz xixi ou cocô no banheiro, ganha algo prazeroso. Rapidamente, ele vai aprender isso.
No mercado pet, existem muitos produtos que podem ajudar o tutor a ensinar o doguinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Esses produtos são seguros e facilmente encontrados nos pet shops, ajudando na prática de como adestrar Pastor Alemão.
Um desses produtos que é bastante utilizado é um líquido atrativo para colocar onde o filhote deve fazer suas necessidades e ajudar no processo de treino. Porém nada mais é que um “xix sintético”, mas pra quê usar um sintético se temos a própria urina??? Outro produto que deve fazer parte do arsenal de auxiliares para educar o filhote é o eliminador de odores. Passe-o nos locais que o animal errou, e não no banheirinho!
É fácil adestrar Pastor Alemão. Com um bom petisco em mãos, em um lugar sem distrações e com o pet descansado, comece a ensinar comandos básicos, como “senta”, “deita” e “fica”. Faça o exercício sempre nos mesmos horários para que o filhote saiba o que esperar.
Para ensinar o “senta” e o “deita”, o tutor vai precisar induzir a posição junto com o petisco. Quando fizer o comando, dê o petisco e elogie. Com essas dicas para adestrar Pastor Alemão, o sucesso é garantido!
O comando “fica” é um pouco mais difícil. Só inicie esse comando depois que ele já souber sentar e deitar, pois primeiro o pet vai ficar nessas posições. Só depois fale o “fica”, afastando-se de frente pra ele e retornando antes dele sair do FICA.
Como adestrar um cachorro? Mesmo que o cachorro já não seja mais filhote, é possível ensiná-lo sempre. Aquela história que diz que cachorro velho não aprende truques é mentira. Por isso, não desanime! Ele vai aprender se for ensinado com amor e carinho.
Para ensinar truques e comandos para um cachorro adulto, é só usar as mesmas dicas que as dadas para ensinar os filhotes: use e abuse de petiscos, carinhos e elogios. Faça dos treinos uma rotina e, em breve, o peludo obedecerá aos seus comandos.
Como adestrar Pastor Alemão filhote ou adulto a passear sem dar puxões no tutor é importante. Por isso, ensine-o a andar ao seu lado e, se ele quiser sair correndo na sua frente, pare de andar e chame-o, recompensando-o.
Caso o pet já seja adulto e tenha esse mau hábito, adquira uma coleira antipuxões para os passeios. Se mesmo assim ele continuar tentando dar trancos e puxões, tente a coleira-cabresto de correção.
Esse cabresto se assemelha ao do cavalo, e o tutor, ao puxar uma das pontas, obriga o cão a olhar para ele, desviando sua atenção daquilo que o estava atraindo aos puxões. É um produto muito usado na prática de como adestrar Pastor Alemão.
Mas devemos lembrar que o passeio para os cães é muito mais que pura obediência. Ele pode e deve intreragir com o ambiente como cheirar um poste, um matinho, conversar com cães e pessoas… não há problema algum em que ele saia do seu lado pra querer cheirar um poste, ok?!
Como adestrar Pastor Alemão ficou mais simples, não é mesmo? Para te ajudar nessa empreitada, conte com a Cão Cidadão e proporcione uma vida mais feliz para seu o pet.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…