Eis que, por um descuido, seu filho de quatro patas se envolveu em uma briga e acabou mordido por outro cachorro. Ainda que aparente não ser grave, é preciso levar seu amigo ao veterinário, que poderá receitar um antibiótico para mordida de cachorro.
Isso, claro, depois de separar os pets com a ajuda de sons altos e de limpar bem a ferida. Enfim, vamos descobrir por que para a mordida de cachorro o antibiótico é o mais indicado?
De acordo com a Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, o tratamento com antibiótico é indicado em todos os casos quando houver suspeita de infecção da ferida. No entanto, ela diz que, em alguns casos específicos, o uso de antibiótico para mordida de cachorro pode ser iniciado também de forma preventiva.
Dentre as situações em que o uso de antibióticos costuma ser recomendado de forma preventiva, a especialista cita: feridas penetrantes, múltiplas mordidas pelo corpo do pet, quando há comprometimento de vasos sanguíneos e em mordidas que necessitam de sutura.
Por definição, os antibióticos para mordida de cachorro são medicamentos que servem para eliminar as bactérias. E é por isso que eles são tão usados no tratamento de infecções. “A flora bacteriana da boca dos cães tem mais de 60 tipos de bactérias”, diz a Dra. Valéria.
“Muitas delas são capazes de provocar infecções no próprio cão quando surgem em outros tecidos, como pele e musculatura”. Como explica a veterinária, o papel do antibiótico bom para mordida de cachorro é inibir o crescimento bacteriano, tratando ou prevenindo infecções.
Para tratar as feridas de um cachorro causadas pela mordida de outro pet, a Dra. Valéria diz que o remédio para mordida de cachorro mais usado é a amoxicilina com clavulanato.
Também usada no tratamento de infecções em seres humanos, a amoxicilina é muito utilizada por ser capaz de eliminar um número elevado de bactérias diferentes.
Já clavulanato potencializa seu efeito bactericida. De acordo com a veterinária, o uso da amoxicilina pode ser associado ao metronidazol, que também possui ação antiprotozoária.
Quem gosta de acompanhar notícias de saúde e ciências deve estar familiarizado com o termo superbactéria. Cada vez mais comuns em ambientes hospitalares, essas bactérias são assim chamadas por serem muito resistentes aos antibióticos.
E o curioso é que são justamente eles os responsáveis pelo fortalecimento desses micro-organismos. “O uso indiscriminado de antibióticos pode criar resistência bacteriana, que ocorre quando as bactérias passam por mutações e se tornam resistentes aos medicamentos usados para tratar as infecções”, explica a veterinária.
Ou seja, os tratamentos convencionais acabam se tornando ineficazes, além de tornarem as bactérias mais fortes. Vale destacar que alguns pets podem ter alergia a certos medicamentos ou apresentar efeitos colaterais.
Portanto, nunca medique seu filho de quatro patas sem a orientação de um veterinário. Em caso de mordida de cachorro vacinado ou de outros acidentes, procure uma clínica veterinária o quanto antes.
Curtiu saber tudo sobre antibiótico para mordida de cachorro? Aqui, no blog da Petz, você fica por dentro dessas e de outras informações sobre saúde animal. Acompanhe as publicações!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…