O Chihuahua é uma das raças caninas mais amadas do mundo. Sempre alerta e vivaz, é uma pequena bolinha de pelo que pode viver conosco por muito tempo. Quer saber mais sobre a expectativa de vida do Chihuahua e as curiosidades da raça? Continue lendo este artigo!
Existem algumas raças de cães que são reconhecidas por sua longevidade, outras pelo companheirismo, e ainda há aquelas que são famosas pela coragem e valentia. O Chihuahua reúne todas essas qualidades em alguns poucos quilos de pura fofura!
Para a raça de cachorros Chihuahua, tamanho não é documento! Ela é uma das menores da espécie e uma das mais corajosas que existem. Não importa o perigo, esse pequeno peludo está sempre disposto a defender seu território e seus familiares.
Embora a história da raça ainda não esteja bem definida, sua primeira aparição tal qual é hoje data do século XIX. Ela ocorreu em uma cidade do México que leva seu nome: Chihuahua. Mas isso não é tudo sobre Chihuahua!
As características do Chihuahua, no que diz respeito ao seu físico, são consideradas únicas devido ao seu porte. De acordo com o Guinness Book, o menor cachorro do mundo atualmente é um Chihuahua de nome Pearl, que mede apenas 9,14 centímetros de altura. Ela é menor do que uma régua de 10 cm!
As orelhas do Chihuahua são um charme à parte: sempre eretas e em formato de “V” invertido, mostram o quanto estes pequenos cachorros estão atentos a tudo o que acontece ao seu redor. Isso com certeza aumenta a expectativa de vida do Chihuahua!
O seu focinho é pontudo e levemente arredondado. Os dentes são bem distribuídos pela boca, e raramente essa raça possui dentes supranumerários (dentes a mais, principalmente os incisivos, muito comuns nas raças mini e pequenas).
As cores do Chihuahua são variadas. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todas as cores são aceitas na raça: branco, preto, marrom, bicolor, dourado e ruivo. No entanto, existe uma exceção: as cores merle, que são as diluídas em cinza, não são aceitas no padrão da raça Chihuahua.
O Chihuahua possui dois tipos de pelagem: o pelo curto e o pelo longo. Os de pelo curto são mais comuns do que os de pelo longo. Seja longo ou curto, os pelos do cachorrinho são sempre sedosos, finos e brilhantes.
Os Chihuahuas de pelos longos possuem franjas nas orelhas, atrás das patas, no rabo, pescoço, peito e barriga. Além disso, são aceitos os cães Chihuahua de pelagem longa, lisa ou ondulada.
Tanto o pelo longo quanto o pelo curto precisam de cuidados diários, a começar pela escovação. O benefício para os pelos curtos é que, com a escovação, a tendência é que a queda dos pelos mortos seja menor.
Com isso, uma reclamação frequente dos tutores de pelos curtos — a queda acentuada de pelos — pode ser amenizada. Já nos pelos longos, a escovação diária evita o surgimento de nós.
Finalmente, vamos chegar ao tema tão esperado: a expectativa de vida do Chihuahua! Apesar de seu tamanho diminuto passar uma impressão de fragilidade, essa raça é muito robusta e forte, por isso, vive bastante tempo.
Claro que a expectativa de vida do Chihuahua também é influenciada por diversos fatores, como a genética do cão e os cuidados oferecidos pelo tutor, como vacinação, escovação dos dentes e pelos, alimentos de boa qualidade, visitas regulares ao veterinário, passeios e brincadeiras frequentes.
Mas afinal, quanto tempo vive um Chihuahua? Bem, segundo alguns estudos, sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos. No entanto, não é muito difícil ver por aí um Chihuahua de 18 ou 20 anos.
De acordo com o Guinness World Records, o cão Chihuahua mais velho da atualidade tem 21 anos. Seu nome é TobyKeith e ele mora em Greenacres, na Flórida, Estados Unidos. Ele comemorou seu 21º aniversário no dia 9 de janeiro de 2022.
Apesar de serem bastante fortes e saudáveis, os Chihuahuas podem ter doenças que são comuns à raça. É bom que o tutor saiba que elas existem para poder ficar atento aos sinais que podem desencadear nos peludos, além de preveni-las com exames específicos.
O Chihuahua tem tendência a desenvolver problemas cardíacos. No entanto, essas doenças são de fácil controle por meio de medicamentos de uso contínuo, quando detectadas precocemente.
Outra enfermidade comum na raça é a obesidade, que pode ou não vir acompanhada da diabetes. Sendo assim, cuidar do peso do peludo é uma forma indireta de evitar essas doenças.
Por fim, mas não menos importante, o Chihuahua pode ter um problema nos joelhos, conhecido como luxação de patela, que é um deslocamento lateral do ossinho mais saliente do joelho. Essa doença pode afetar cães de qualquer idade, mas é mais comum entre os jovens adultos.
A expectativa de vida do Chihuahua é longa, por isso, ele precisa de uma atenção especial. Procure um dos veterinários das lojas da Petz para ajudar você a cuidar do peludo com muito carinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…