Saiba como deixar Pitbull forte de maneira saudável!
Publicado em 31 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Uma das principais características da raça Pitbull é ter a musculatura bem desenvolvida e uma aparência robusta. Ter um pet saudável e musculoso é o desejo dos apaixonados por essa raça, por isso, hoje você verá algumas dicas de como deixar Pitbull forte.
O Pitbull é um cachorro doce, carinhoso e extremamente fiel ao seu tutor. Somente pela aparência, ele já impõe bastante respeito, realizando um excelente papel de cão de guarda também.
Para que as características físicas do pet fiquem bem mais evidentes, o tutor pode encontrar algumas alternativas de como deixar o Pitbull musculoso. No entanto, ele sempre deve estar atento para que nenhuma intervenção prejudique a saúde do fortão. Confira!
Por que os Pitbulls são tão fortes?
Para entender por que os Pitbulls são tão fortes, precisamos voltar às suas origens. Essa raça é fruto do cruzamento do Bulldog, um cachorro bastante forte e resistente, e o Terrier, um cachorro ágil.
Com o passar dos anos, a seleção de cães para cruzamento foi sendo aperfeiçoada até que se originou o American Pit Bull Terrier, o Pitbull. Inicialmente — e infelizmente —, ele era usado em apostas de rinhas (briga de cachorro), devido à sua resistência e força.
As rinhas logo foram proibidas, embora ainda existam ilegalmente, e o Pitbull passou a exercer a função de cão de guarda, pastoreio e caça. Logo, ele se mostrou um grande parceiro afetuoso, sendo usado cada vez mais como um cão de companhia.
Como deixar o Pitbull forte?
Antes de saber como deixar Pitbull forte, tenha em mente que essa raça já tem essa característica por natureza. Os diversos cruzamentos foram realizados com a finalidade de cada vez mais ter animais resistentes e capazes de superar situações desconfortáveis.
Não é porque um animal é um pouco menor ou mais magro do que outros que ele não seja suficientemente forte para correr, puxar peso e até morder! Porém, se o intuito é saber como deixar o cachorro musculoso e evidenciar sua beleza física, temos algumas dicas.
Alimentação equilibrada
Uma alimentação saudável para cachorro é o primeiro passo para que o pet seja forte, tanto no aspecto físico quanto imunológico. Todo o organismo precisa estar bem-nutrido para, então, os nutrientes serem revertidos em massa muscular.
Uma dieta balanceada é aquela que tem níveis adequados de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Tudo isso é encontrado nas rações, principalmente as Super Premium.
A ração Super Premium tem proteínas de mais qualidade e melhor absorção, e são elas os principais nutrientes para construção e fortalecimento dos músculos dos animais. Alguns alimentos podem ser acrescentados na dieta para Pitbull, mas precisam ser elaborados por um médico-veterinário de forma individualizada, de acordo com o peso e o gasto energético de cada animal.
Suplementos
O suplemento alimentar para Pitbull também é uma boa opção para fortalecer a musculatura e o desempenho do peludo, mas não substitui uma boa alimentação. Além disso, deve ser oferecido de acordo com a orientação do médico-veterinário.
Os suplementos oferecidos não podem ser os mesmos usados pelas pessoas, mas destinados à espécie canina. Existem vários tipos — desde suplemento em pó, cápsulas, comprimidos com diversas finalidades —, alguns pensados para desempenho na corrida, outros para ganho muscular ou, ainda, para fortalecimento do sistema imunológico.
Exercícios físicos
Não podemos explicar como deixar Pitbull forte sem falar dos exercícios físicos. Assim como as pessoas seguem uma rotina de treinos, esse cão precisa ter dias e horários estabelecidos para fazer atividade física.
O exercício pode ser uma corrida que ajuda a perder gordura e a aumentar a massa magra. Inicie com 30 minutos, de duas a três vezes por semana, e aumente gradualmente o tempo de treino.
Outra opção é levar o Pitbull a parques para pets, com plataformas de treinamento. Lá, além de correr, o Pitbull sobe e desce de rampas, pula obstáculos, etc. Dessa forma, ele usa mais grupos musculares e fortalece a musculatura.
Musculação para Pitbull
Sabia que é possível fazer um treino mais pesado para Pitbull? Sempre com a orientação de um profissional, o cão vai desenvolver ainda mais massa muscular se fizer musculação. Para isso, é necessário investir em alguns equipamentos e treiná-lo.
Peitoral para cães
Esse peitoral não é a coleira peitoral comum usada para passeios. Ele possui duas argolas na lateral para serem fixadas por cordas em um peso ou local fixo. Quando amarrado, o pet precisa fazer força para frente para se locomover ou arrastar o peso, estimulando a musculatura.
Coletes com peso
Esse colete é colocado no corpo do Pitbull como se fosse uma coleira peitoral, mas possui compartimentos com peso. O tutor pode retirar ou adicionar peso, de acordo com o condicionamento do animal, e realizar uma atividade física.
Pneus
Uma prática bem conhecida entre os criadores de Pitbulls é o exercício com pneus. O pneu é pendurado em um local seguro, que aguente o peso do pet, e o cachorro se pendura pela mordida, fortalecendo a mandíbula e os músculos do pescoço.
Essas são as principais maneiras como deixar Pitbull forte, mas nunca deixe de consultar um médico-veterinário para avaliar a saúde do pet antes de começar qualquer treinamento físico. No site da Petz, você encontra ainda mais informações sobre como cuidar do seu melhor amigo.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário