Cachorros

Remédio humano para otite canina: cuidados e recomendações

Publicado em 12 de junho de 2024

Tempo de leitura: 5min

A inflamação no ouvido dos cães é sempre incômoda e dolorosa. Diante desse sofrimento, o tutor pode querer sanar o problema rapidamente usando um remédio humano para otite canina. Será essa a melhor opção para o peludo?

Cachorro deitado com o rosto apoiado na pata.

O tratamento com remédio humano para otite canina pode ser uma alternativa viável em alguns momentos, no entanto, somente o veterinário consegue determinar quando e qual medicamento pode ser usado em casa caso.

Afinal, remédio humano para otite canina faz mal?

Diversos medicamentos humanos podem ser usados nos cães, pois o princípio ativo será o mesmo de um fármaco de uso veterinário. No entanto, os veterinários costumam dar preferência aos remédios específicos para cães devido à dosagem e aos princípios ativos.

A quantidade de ativo presente nos medicamentos para humanos pode ser superior ao que é recomendado para a espécie canina, considerando raça e peso. Uma dosagem inadequada pode piorar o problema, aumentando a resistência de microrganismos ou até mesmo levando a quadros de intoxicação.

No caso dos princípios ativos, o problema é que existem diferenças nas infecções de ouvido humanas e caninas. Nos humanos, a otite bacteriana é muito mais comum; já nos cães, a fúngica é mais comum. Assim, usar o remédio de pessoas para otite dos cachorrinhos, nesse caso, seria ineficaz.

A audição do peludo pode estar em risco

Lembrando que, na otite canina, no caso de ausência de tratamento ou procedimentos inadequados, o que está em jogo é a audição do cachorro. Esse é um dos principais sentidos do seu amigo de patas. Por isso, é importante verificar com o especialista a medicação correta para a doença no cão.

Em alguns casos, o veterinário poderá recomendar o uso de remédio humano para otite canina, sim, mas isso dependerá das particularidades de cada caso. Tanto medicamentos para pessoas quanto aqueles específicos para cães devem ser administrados somente com prescrição veterinária.

Cachorro com pelos castanhos com o rosto apoiado na mesa.

Os melhores medicamentos para tratamento da otite em cachorro são os de uso veterinário!

Porém, qual remédio para otite canina é mais indicado? Segundo a Dra. Juliana Sanz, o tratamento envolve principalmente os medicamentos de uso local, chamados de otológicos.

Os medicamentos de uso veterinário mais indicados para tratar a otite canina são os fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para colocar diretamente no ouvido do pet.

Eles servem respectivamente para diminuir a população de fungos (leveduras), ácaros e bactérias. Em pequena quantidade, esses microrganismos são normais no ouvido do cão. Porém, o excesso pode caracterizar doença.

Muitos dos medicamentos para tratamento da otite canina já reúnem esses três tipos de ação: antiparasitária, antifúngica e antibiótica, além da ação anti-inflamatória para alívio da dor. Somente um veterinário, após avaliação do quadro, poderá determinar qual é o fármaco mais indicado.

Como aplicar o remédio no ouvido do cachorro

Quanto à aplicação da medicação para otite canina, é preciso seguir cuidadosamente as orientações referentes à dosagem e à frequência. No caso das soluções otológicas, deve-se pingar a quantidade indicada de gotas dentro do ouvido do cachorro.

Em seguida, faça uma massagem agradável na orelha do pet para ajudar na penetração do antibiótico para ouvido de cachorro no canal auditivo, que é bastante longo. Porém, não é só isso.

Caso o canal auditivo esteja com muita cera, é preciso primeiro tirar esse conteúdo para somente depois colocar o remédio. De nada adianta ele ficar em contato com o cerúmen. Para o efeito completo, o produto precisa penetrar também na pele do ouvido.

Nunca utilize medicamentos sem prescrição

Nunca medique seu amigo com remédio humano sem antes passar por um veterinário. Além do risco de superdosagem, é preciso pensar também que a metabolização de certas substâncias pelo organismo dos cachorros é muito diferente da nossa.

Alguns remédios de uso humano muito comuns no nosso dia a dia, como ibuprofeno e paracetamol, são tóxicos para cães e gatos. Eles podem, inclusive, causar a morte do pet.

Além disso, mesmo ao administrar medicamentos de uso veterinário, é preciso ter cuidado. Ela destaca que um dos maiores riscos de usar remédios de ouvido sem prescrição veterinária e de maneira inadequada é criar uma “resistência” ao produto.

Aquela dor de ouvido que talvez tivesse um tratamento bem-sucedido com o medicamento prescrito adequado pode se tornar um problema complicado, completa. Ou seja, só um médico-veterinário pode indicar o melhor remédio humano para otite canina ou qualquer outro problema.

Como prevenir a otite canina

Prevenir ainda é a melhor solução para todos. Então, antes de verificar qual remédio para otite de cachorro você usará no seu peludo, fique atento e procure seguir algumas dicas:

  • faça uma higienização periódica adequada no ouvido do cachorro, seguindo as orientações do médico-veterinário;
  • durante o banho, utilize um chumaço de algodão para evitar a entrada de água no conduto auditivo ou verifique se o local em que o pet toma banho tem essa cautela;
  • seque bem a região das orelhas após o banho. No caso de cães com orelhas pendulares, observe se elas ficam molhadas também após o uso do bebedouro;
  • não peça para remover os pelos das orelhas durante a tosa. Eles são importantes para proteger o conduto auditivo.

Cachorro deitado no carpete da sala de jantar.

Após conferir tudo sobre remédio humano para otite canina, você aprendeu que os medicamentos veterinários são a melhor opção para o peludo! Visite as lojas da Petz e confira nossos produtos de higiene para os ouvidos dos cães!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog