Uma das melhores partes de ter um amigo de quatro patas é poder passear com ele e vê-lo se divertir. É natural que, no meio da diversão, ele tenha vontade de fazer suas necessidades ao ar livre. Dessa forma, é importante que os tutores estejam atentos para recolher fezes do cachorro assim que necessário.
Recolher fezes do cachorro é um hábito que todo tutor deve ter. Além de ser um gesto de respeito ao próximo, também evita algumas doenças, como o bicho geográfico. Saiba mais sobre o tema a seguir e entenda melhor como recolher e descartar as fezes do seu pet!
É normal que cachorros prefiram fazer suas necessidades fora de casa, mas isso não é uma regra. Quando vamos passear com o cachorro e ele decide que está na hora de ir ao banheiro, muitas vezes é porque ele já se acostumou àquele local.
Geralmente, cães domésticos só têm contato com outros pets por meio das “mensagens” que eles deixam em seus xixis e cocôs. Você já viu seu peludo cheirando fezes ou urina deixados na rua? É uma forma que eles têm de entender diversos fatores sobre outros cães. E eles querem deixar sua marca também!
Outro motivo que pode fazer seu pet preferir utilizar uma área externa como banheiro é o fato de que, muitas vezes, fazer as necessidades dentro de casa gera um estímulo negativo. Sabe quando ele deixa um “presente” no meio da sala e é preciso ensiná-lo que é errado? Ele entende e, a não ser que haja um motivo de força maior, procura não repetir o ato.
No entanto, há muitos cães que, pelo contrário, não conseguem urinar e defecar em locais públicos. Isso pode acontecer por uma série de motivos: costume, ansiedade e até qualidade da comida.
Por isso, caso o tutor queira que o peludo faça suas necessidades em locais externos, é preciso treiná-lo o mais cedo possível. Além disso, oferecer rações de qualidade super premium também é um ponto positivo, pois elas ajudam nos movimentos gastrointestinais do pet.
Levar um saquinho higiênico para todos os locais que levamos o cachorro para passear é fundamental, mesmo que seja só para dar uma voltinha curta. Existem diversos tipos de saquinhos que podem ser utilizados, desde reutilizar as sacolas plásticas de supermercado até produtos biodegradáveis desenvolvidos para esse fim.
Os produtos cata-caca são ideais para retirar as fezes do seu cão de lugares públicos. Existem sacolinhas, luvas, tesouras e outros diversos acessórios que ajudam a carregar as fezes até o seu local de descarte correto.
Falando nisso, não basta saber como recolher fezes de cachorro! É importante, também, descartar os dejetos da maneira correta. Se for possível, o jeito ideal para fazer o descarte é do mesmo jeito que fazemos com as fezes humanas: descarga abaixo.
Quando descartamos as fezes de cachorro pela descarga, a água passa pelo tratamento adequado. Se essa opção não for viável, opte pelo descarte em lixeiras para lixo orgânico. Em locais como praças de cachorro, normalmente há um local devidamente sinalizado para o descarte dos dejetos.
Um ponto importante é só deixar seu peludo fazer as necessidades em locais que são permitidos. Jamais leve seu pet em um local que não permita a permanência de bichinhos e não tenha um local confortável para eles fazerem suas necessidades.
Além disso, é importante ressaltar que não recolher fezes do cachorro é passível de multa em diversos municípios. É preciso estar sempre preparado para retirar e descartar os dejetos caso o pet precise fazer cocô.
Viu só como é importante recolher fezes do cachorro? Aqui, no blog da Petz, postamos diversas dicas para o bem-estar do seu amigo de quatro patas e de todos que convivem com ele! Aproveite a visita e confira!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…