Sabemos que todos os cães são adoráveis e têm uma aparência encantadora. Cada um do seu jeitinho, temperamento, tipo de pelo e cor é capaz de deixar qualquer um apaixonado. Se você está em busca de um cachorro de pelo claro, certamente, alguma raça de cachorro branco vai te conquistar!
Cada animal, mesmo os que compartilham a mesma cor de pelo, tende a ter um comportamento típico da raça. Então, antes de adotar um peludo de pelo branco por ser tão lindo, confira o tamanho, o temperamento e outras possíveis necessidades de cada raça de cachorro branco.
O cachorro Maltês é um pet muito popular, pois é um excelente cão de companhia e de pequeno porte. Para quem gosta de estar com o peludo no colo e também não tem muito espaço, essa raça é muito bem-vinda. Os pelos lisos e longos são uma das características mais marcantes desse pet.
Medindo aproximadamente 25 cm de altura e 4 kg, o Maltês pode ser levado para passear facilmente e até frequentar locais junto ao seu tutor. Por ser tão apegado, talvez seja difícil que esse peludo se adapte a ficar sozinho, podendo sofrer de crises de ansiedade (ansiedade de separação).
Esperto e brincalhão, de pelagem principalmente branca — embora existam variações, como marfim —, o pet tem nuances mais escuras em algumas partes do corpo. É um cãozinho que gosta de latir, e isso pode virar um incômodo, principalmente se o tutor morar em apartamento. No entanto, um bom adestramento pode evitar esse comportamento.
Uma raça de cachorro branco bem imponente é o Pastor Branco Suíço. De porte grande, podendo chegar até 59 cm de altura e 39 kg, essa raça vem do cruzamento entre pastores alemães de pelagem mais clara, devido a uma mutação genética.
A pelagem é longa e lisa, de cor branca. Possuem camada de subpelos, o que demanda escovações diárias. O Pastor Suiço é um animal cheio de energia e que adora brincar.
Mesmo sendo muito dócil, é um excelente cão de guarda, com toda a sua imponência. É muito leal a sua família e de fácil sociabilização. Por ser muito inteligente, é facilmente adestrado.
Também conhecida como Dog Argentino, essa raça de cachorro branco possui uma personalidade alegre e carismática. Além disso, o Dogo Argentino possui grande apego aos tutores.
Por conta de sua aparência física, é comumente confundido com o Pitbull. A pelagem curta e branca é a única reconhecida como padrão da raça. São animais extremamente fortes e ágeis. Apesar da cara de bravo, são dóceis.
Ao mesmo tempo que é um excelente cão de guarda, o Dogo é um muito amoroso, inteligente e protetor. Devido à sua força, esse cão de grande porte deve ser bem adestrado para evitar acidentes.
A raça de cachorro branco Samoieda está cada vez mais popular no Brasil. Sua pelagem branca e longa, associada ao porte médio e temperamento dócil, é um convite para adotar um.
Acredita-se que seja uma das raças de cachorro mais puras, diretamente relacionada aos lobos. O peso médio é de 20 kg, e a altura é de 53 cm. São repletos de doçura e carinho, ou seja, bons amigos para toda a família.
O Bichon Frisé é uma raça de pelo branco, longo, porém mais encaracolado. De porte pequeno e todo peludinho, lembra um filhote de urso. É um pet de companhia, dócil e extremamente sociável, e dificilmente late.
Seu peso pode chegar até 11 kg. Devido à cor e ao padrão da pelagem, é muito confundido com os cães da raça Poodle. Quando recebem tosa específica da raça, com o rosto bem redondo, é mais fácil diferenciá-los.
Alegre e brincalhão, o Spitz Japonês é outra raça de cachorro branco leal ao tutor. Por conta do tamanho pequeno, adapta-se facilmente a ambientes menores, como apartamentos.
A pelagem longa é marcante, assim como a energia que precisa gastar. Por isso, entre os animais de pequeno porte, o Spitz Japonês é um dos que mais precisa sair para passear. Muito inteligente, aprende truques com facilidade, e adora brincadeiras de interação com o seu tutor, como pegar a bolinha.
A pelagem branca é linda, mas precisa de alguns cuidados especiais. Primeiro, é possível que a raça de cachorro branco necessite tomar banho com mais frequência, pois a sujeira “aparece mais”.
A cor branca também pode amarelar ou manchar com o tempo. Para evitar esse problema, existem shampoos específicos para esse tom de pelos. Geralmente, regiões ao redor dos olhos, próximas ao bumbum e às patinhas tendem a ficar amarronzadas em contato com saliva e secreções. Existem rações que auxiliam no controle de lágrima ácida. Mas o ideal é sempre procurar a orientação do médico veterinário.
Ter um pet com a pelagem branca e exuberante pode exigir um pouco mais de trabalho do tutor, como na escolha do shampoo adequado e na frequência de banhos. Porém, nunca deixe de procurar orientação do médico-veterinário para tomar as decisões certas.
Já decidiu qual raça de cachorro branco mais agradou a você? Então, não deixe de acessar o site da Petz e conferir os produtos e tudo mais sobre o seu melhor amigo de quatro patas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…