Para o ser humano, o bocejo indica sono ou tédio. Porém, se o tutor fizer a mesma interpretação para os cães, estará errado! O que acha de aprender por que cachorro boceja tanto?
Apesar de muitos anos de convivência entre o ser humano e o cachorro, a linguagem corporal dos cães ainda pode ser um mistério para algumas pessoas. Porém, entender essa forma de comunicação ajuda no relacionamento entre os dois.
Em 1997, a treinadora canina norueguesa Turid Rugaas escreveu o livro On Talking Terms with Dogs: Calming Signals. Nele, ela compilou mais de 30 sinais que os cães enviam para demonstrar que não querem conflitos.
Alguns cães têm dificuldade em interpretar esses sinais porque não socializaram tempo suficiente com os irmãos e os pais ou porque foram abandonados muito cedo. Pessoas que pouco ou nunca conviveram com cães também não os entendem.
Um desses sinais é o cachorro bocejando. Enquanto pessoas desconfortáveis em alguma situação tendem a chacoalhar os pés, evitar contato visual ou roer as unhas, os cães bocejam.
Quando um cachorro faz isso para outro, é um sinal de “não quero brigar”. Se ele fizer isso para um ser humano, quer dizer que o que a pessoa está fazendo não o agrada.
Dessa forma, se estiver se aproximando de um cão que boceja, pare e deixe ele se aproximar, se for o desejo dele. Ele também pode bocejar e virar a cabeça para o lado, olhando para o nada, como se dissesse “não quero conversa”. Respeite-o.
Outra explicação para “por que cachorro boceja tanto?” é a ansiedade e o entusiasmo. Já reparou que ele boceja quando você pega a guia de passeio, por exemplo? Ele até pode soltar um gritinho, que a treinadora Turid Rugaas chama de “yelling yawn”, que significa “vamos logo!”
Se a ideia é ajudar um cachorro ansioso a ficar mais calmo, aguarde um pouco para sair. Caso contrário, vai estimular o pet a ficar cada vez mais ansioso com os passeios.
O estresse também explica por que cachorro boceja tanto. Situações estressantes, como uma aula de adestramento, pessoas gritando ou outros cães brigando, fazem o cão bocejar para mostrar insatisfação.
Por fim, bocejar pode ser um sinal de empatia. Quando um cachorro boceja, outro boceja de volta. É uma forma de dizer que ambos estão tranquilos com a situação em que se encontram.
Já percebeu que, quando alguém boceja na sua frente, você boceja também? Um estudo da Universidade de Tóquio provou que isso acontece com os cães: eles bocejam quando os tutores bocejam.
Ainda não há explicação para essa ação nos humanos. No caso dos cães, parece que o pet faz o que faria para outro cão que boceja para ele, em sinal de empatia. Nada foi provado, são só especulações, mas isso é bem fofo, não é?
A linguagem corporal dos cães é muito rica. Eles usam o rabo, as orelhas, os olhos, a língua e as ações com o corpo, como o bocejar, deitar, levantar a pata e muito mais. Tudo isso explica por que cachorro boceja tanto.
Uma grande forma de apaziguamento dos cães é dar as costas para alguém ou para uma situação estressante. Quando você dá uma bronca, e ele vira de costas, não está te desconsiderando, só pedindo para você se acalmar.
Eles também fazem isso para “abaixar” a energia em uma brincadeira que começa a ficar muito agressiva ou quando algo está saindo do controle, como quando outro cão chega de forma violenta perto dele.
É como se eles estivessem “disfarçando” e dizendo para outro cachorro “estou aqui, mas não vou até aí te incomodar”. Eles podem cheirar o chão rapidamente ou demorar até que o outro cão se acalme.
Pode ou não vir acompanhado do bocejo. A lambida pode ser rápida ou até nem ocorrer, mas a ponta da língua fica para fora da boca. Significa que o cachorro quer espaço porque está extremamente desconfortável com a situação.
Virar a cabeça para o lado, fechar um pouco os olhos ou levantar uma patinha da frente significa que o cachorro está se aproximando de forma amistosa, sem estar em alerta. É como dizer para o outro “pode vir, pois estou querendo isso agora”.
Um cachorro estressado pode não entender esses sinais. Nesse caso, o tutor deve agir e ajudar o animal. Se ocorrerem rosnados ou latidos, afaste os pets para que não briguem.
Um cachorro cansado pode bocejar indicando que vai dormir em breve. Nesse caso, respeite o pet e deixe que ele vá para a caminha descansar.
A resposta para “por que cachorro boceja tanto?” é bem complexa. Você adotou seu primeiro cãozinho? Então, visite uma das lojas da Petz e fique por dentro do fascinante mundo canino!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…