Apesar de ser um processo natural da pelagem do pet, a queda de pelo em cachorro preocupa muitos tutores, especialmente quando ocorre em excesso. Nesses casos, vale investigar a causa, pois pode haver outros fatores envolvidos.
Quem tem animais de estimação em casa sabe que é inevitável ter roupas (e cama, sofá, tapetes) cobertas com os pelos deles. Confira nossas dicas para diminuir esse problema, com o conteúdo exclusivo que o Blog Petz preparou sobre o tema!
Quando a queda de pelo em cachorro está acontecendo, existem algumas causas naturais possíveis. Geralmente, a queda de pelo é, nada mais, nada menos, que a troca de pelos, assim como acontece com o cabelo dos humanos.
Essa queda diária é normal se for moderada, assim como a queda a cada estação do ano, chamada de troca sazonal de pelos. Quando o outono chega, por exemplo, os cachorros perdem o pelo curto do verão, e os pelos mais densos nascem para proteger o animal do frio.
Já quando o inverno acaba, esses pelos mais grossos caem, e os mais curtos e finos nascem para o cachorro não passar calor no verão. Assim, durante essas épocas do ano é normal o peludo perder muito pelo mesmo!
E quanto tempo dura a queda de pelos dos cachorros nesse caso? O problema pode perdurar por cerca de 2 meses e ocorre durante o período de março a maio e outubro a novembro.
Além do fator clima, a raça também é determinante quando o assunto é queda dos pelos. Algumas delas, como poodle, maltês e yorkshire, têm a tendência de soltar menos pelo, mesmo os cachorrinhos dessas raças sendo mais peludinhos.
No entanto, raças como labrador, pastor alemão, golden retriever e chow chow, são recordistas em deixar seus pelos por aí. Como eles têm o ciclo de vida do pelo mais curto, a queda é natural e não prejudica a pelagem deles.
E dependendo da raça, essa troca de pelos pode acontecer de uma a três vezes ao ano. Por isso, antes de ficar preocupado com a queda dos pelos, aprenda bastante sobre a raça do seu peludo.
Sobre as causas naturais de queda de pelo em cachorro, o tutor precisa entender que todas as raças passam por esse processo, e os cães sem raça definida também. No entanto, algumas quedas não são naturais e merecem atenção especial.
O responsável deve se preocupar quando a queda de pelo afetar só uma parte do corpo do cão, quando faz falhas visíveis ou vier acompanhada de machucados, inchaço, vermelhidão, coceira e secreções anormais, como pus ou sangue.
Se você desconfia que o cãozinho está perdendo mais pelo que o normal e a queda vem acompanhada de algum desses sintomas, então a perda pode ser um sinal de alguma alteração sistêmica. Alguns exemplos são:
Não se preocupe! Tem como diminuir a queda de pelo do cachorro. A primeira coisa que você deve fazer é levar o cãozinho ao veterinário, pois só ele vai poder dar o diagnóstico correto e tratar a doença por detrás da queda de pelo em cachorro. Veja nossas dicas:
Manter uma alimentação saudável é fundamental. Uma das causas da troca de pelo em excesso é a falta de nutrientes. Por isso, a ração do cachorro deve conter todos os nutrientes necessários para a saúde do bichinho nas diferentes fases da vida canina.
Manter o banho e a tosa em dia ajuda a remover o excesso de pelos, principalmente dos cachorros de pelo comprido ou de pelagem primitiva. Ainda, essa prática alivia o calor do pet e ajuda a combater doenças de pele formadas pelos nós e acúmulo de pelos.
Além disso, a higiene do animal é essencial para o seu bem-estar. Tomar banho frequentes com um shampoo de uso veterinário e específico para cada tipo de pelo auxilia a evitar acúmulo de microrganismos que, por sua vez, podem causar doenças de pele e queda dos pelos.
Além de ser gostoso para o pet, tem como evitar queda de pelo de cachorro com a escovação. Ela retira os pelos mortos, evita que os nós se formem, deixa a pele limpa e estimula o crescimento de novos fios. Então, escove na direção de crescimento dos pelos, os pets vão amar!
A atividade física é muito importante para manter a saúde do cão, principalmente se ela for realizada ao sol. Ele ajuda a evitar doenças de pele e combate os ácaros, um dos principais causadores de sarna e alergias em animais.
O tratamento de queda de pelo cachorro vai depender da causa. As doenças precisam de diagnóstico e tratamentos específicos. Nesse caso, só o veterinário pode ajudar.
E o que é bom para queda de pelo de cachorro na troca sazonal? Quando a queda é fisiológica, nossas dicas ajudam muito e podem ser complementadas com o uso de suplementos alimentares para queda de pelo.
Agora que você já sabe tudo sobre a queda de pelo em cachorro, venha para uma das lojas da Petz e agende um delicioso banho para o seu peludo. Nossos profissionais são experts no assunto e irão ajudar a melhorar o bem-estar do seu amiguinho!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…