Muitos tutores adoram pegar no pé (literalmente) de seus cães para sentir seu cheiro. Essa também é uma forma de verificar está tudo bem, se precisam cortar as unhas do pet ou se ele não se feriu durante o passeio. Mas você já notou quantos dedos tem o cachorro?
De forma geral, seres humanos possuem cinco dedos em cada mão e cada pé. Porém, no caso dos cães, essa conta não é tão certinha. Por isso, aprender quantos dedos tem o cachorro ajuda na hora de cortar as unhas para ver se você não se esqueceu de nenhuma, além de evitar acidentes. Confira!
Parece que saber quantos dedos tem o cachorro é algo banal, simples e sem muita importância. No entanto, isso pode fazer toda a diferença para a saúde e o bem-estar do pet.
A regra de quantos dedos tem o cão é a seguinte: nas patas da frente — ou, como os veterinários chamam, nos membros torácicos — o pet possui cinco dedos em cada pata. E quantos dedos o cachorro tem na pata traseira? Nesta, são quatro dedos.
Porém, como toda regra tem sua exceção, nem todo cachorro tem esse número de dedos. É possível que alguns cães nasçam com cinco dedos nas patas de trás. Esse dedo a mais é chamado de quinto dedo, ergô ou “dedo do lobo”.
Isso pode acontecer em qualquer cachorro, mas é mais comum em raças como São Bernardo e Mastim. Elas andam em terrenos acidentados, e o quinto dedo proporciona mais aderência ao chão.
Agora que você já sabe quantos dedos tem o cachorro, vale saber mais sobre o quinto dedo. Apesar de ser considerado um dedo comum nos cães e normal em algumas raças, ele possui algumas particularidades interessantes. A primeira é que, geralmente, ele não possui ossos.
Estranho, não é mesmo? Mas é verdade! O “dedo do lobo” costuma ser ligado ao corpo do pet somente por pele e músculos. Isso é muito diferente do quinto dedo da pata da frente do cão, que tem ossos e funciona como o polegar dos humanos, ajudando o pet a segurar seus petiscos para poder roê-los.
Dessa forma, o cachorro não consegue mover o ergô. Este, portanto, não tem funcionalidade alguma para ele. Na verdade, o dedo até atrapalha, pois a sua unha não é gasta, uma vez que não encosta no chão. Isso faz com que cresça e enrole até entrar na pele deste dedo, machucando o cão.
Sendo assim, esse é um dedo que acaba preocupando muito os tutores e também os profissionais de banho e tosa. Esquecer de cortar essa unha pode acabar em dor e sofrimento para o animal.
A resposta para quantos dedos o cachorro tem pode mudar se ele tiver polidactilia. Esse nome é bem diferente, mas é dado para algo bem comum nos cães: ter seis ou mais dedos em uma, ou algumas das patas. Adivinha em qual pata isso é mais comum na espécie? Isso mesmo, na traseira!
Assim como o “dedo do lobo” aparece esporadicamente na pata de trás em alguns cachorros. Os dedos a mais que caracterizam a polidactilia nos cães comumente surgem também nos membros pélvicos. Não é impossível que apareçam na pata da frente, só é mais raro.
Assim como acontece com o quinto dedo, na polidactilia, os dedos a mais não possuem ossos. Por isso, ficam pendurados no membro, o que, como já foi dito, pode ser perigoso para o animal. Esses dedos, no geral, são retirados pelo médico-veterinário quando o pet é ainda um bebê.
Se você perceber que as patas de cachorro tem dedos a mais e ele nasceu em sua casa, o ideal é levar o filhote para o veterinário verificar se já é possível fazer a sua retirada. Como o dedo não tem ossos, a cirurgia é simples e pouco dolorosa.
Porém, caso o cachorro já tenha mais de seis meses, a cirurgia pode ser um pouco mais complicada. O veterinário vai decidir com o tutor o momento de sua retirada, que geralmente ocorre junto da castração.
Se o tutor não quiser realizar a cirurgia para retirar os dedos do cachorro e optar por mantê-los, deve sempre estar atento ao tamanho de suas unhas. Além disso, como é um dedo que o pet não consegue mexer, é comum que enrosque em cobertores — outro ponto a ser observado com frequência pelo tutor.
Já que a unha do cachorro com cinco dedos ou mais na pata traseira deve ser mantida curta, o tutor pode levar o pet para um profissional realizar o corte a cada 20 ou 30 dias. No entanto, é possível fazer o procedimento em casa, com alguns cuidados.
Para isso, o tutor precisa comprar um cortador de unhas próprio para a espécie. Encaixe a unha a ser cortada no aparelho e corte a ponta. Não precisa cortar muito, pois a unha do cachorro possui uma veia dentro que pode sangrar se for cortada.
Entendeu a importância de saber quantos dedos tem o cachorro? Se notar que as unhas do pet precisam ser cortadas, agende um horário com os profissionais do banho e tosa na loja da Petz mais perto de você!
Ouvir o canto dos pássaros após uma longa noite de descanso é saber que o…
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…